Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Letícia Freitas de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20104
Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar como os advogados e escritórios de advocacia podem utilizar as ferramentas de publicidade tradicional e digital – neste caso com auxílio do marketing jurídico - dentro dos limites da ética de modo que não haja configuração de mercantilização da profissão. O Marketing Jurídico sempre existiu, mas hoje se discute como os profissionais da área de Direito podem divulgar seus trabalhos em diferentes espaços sem que isso impacte a natureza da profissão. Tratar-se-ão aqui de maneira breve os conceitos gerais de publicidade, marketing jurídico e sua aplicação dentro do Direito. Além disso, será apresentado como a tecnologia digital pode ser uma aliada dos profissionais da área, pois a partir desta nova era de inovação, os advogados passam a poder compartilhar conteúdo relevante através da internet e principalmente pelas redes sociais. Tal possibilidade auxilia na prospecção e conquista de novos clientes. Nesse trabalho, por meio da pesquisa bibliográfica serão documentas e analisadas se tais práticas ferem as normas éticas e procedimentais do Estatuto da Advocacia, Código de Ética e Disciplina da OAB e Código de Ética e do Provimento nº 94/2000 do Conselho Federal da OAB, que são os termos normativos que formam a base de conteúdo necessária. Conclui-se que esses instrumentos empresariais permitem aos profissionais ampliar seu escopo de trabalho para através de estratégias legais, aumentarem suas carteiras de clientes ou seu reconhecimento no meio forense.
id UPM_9e39cc44287e7f308dc673a55f3ab6fa
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/20104
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Mendonça, Letícia Freitas deMarinho, Maria Edelvacy PintoBertolin, Patrícia Tuma MartinsSilva, Solange Teles da2019-09-13T18:23:30Z2019-09-13T18:23:30Z2019-06-05O objetivo do presente artigo é analisar como os advogados e escritórios de advocacia podem utilizar as ferramentas de publicidade tradicional e digital – neste caso com auxílio do marketing jurídico - dentro dos limites da ética de modo que não haja configuração de mercantilização da profissão. O Marketing Jurídico sempre existiu, mas hoje se discute como os profissionais da área de Direito podem divulgar seus trabalhos em diferentes espaços sem que isso impacte a natureza da profissão. Tratar-se-ão aqui de maneira breve os conceitos gerais de publicidade, marketing jurídico e sua aplicação dentro do Direito. Além disso, será apresentado como a tecnologia digital pode ser uma aliada dos profissionais da área, pois a partir desta nova era de inovação, os advogados passam a poder compartilhar conteúdo relevante através da internet e principalmente pelas redes sociais. Tal possibilidade auxilia na prospecção e conquista de novos clientes. Nesse trabalho, por meio da pesquisa bibliográfica serão documentas e analisadas se tais práticas ferem as normas éticas e procedimentais do Estatuto da Advocacia, Código de Ética e Disciplina da OAB e Código de Ética e do Provimento nº 94/2000 do Conselho Federal da OAB, que são os termos normativos que formam a base de conteúdo necessária. Conclui-se que esses instrumentos empresariais permitem aos profissionais ampliar seu escopo de trabalho para através de estratégias legais, aumentarem suas carteiras de clientes ou seu reconhecimento no meio forense.Textohttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20104Universidade Presbiteriana Mackenziepublicidademarketing jurídicomercantilizaçãoéticadireitoPublicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasilFaculdade de Direito (FD)UPMTHUMBNAILLETÍCIA FREITAS DE MENDONÇA.pdf.jpgLETÍCIA FREITAS DE MENDONÇA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1572https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f6d11b59-c89c-4120-b79f-4eccb73515df/downloadde01d556f346ddcea9009cfaa059b38dMD55TEXTLETÍCIA FREITAS DE MENDONÇA.pdf.txtLETÍCIA FREITAS DE MENDONÇA.pdf.txtExtracted texttext/plain47816https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5eb2d46b-4d58-4158-b381-a43e54e5bd3d/downloadd0294881f5e9295a1e1d954cb54f412cMD54ORIGINALLETÍCIA FREITAS DE MENDONÇA.pdfLETÍCIA FREITAS DE MENDONÇA.pdfapplication/pdf76161https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc41a8ff-9779-4904-a11f-ed70f2a6488d/downloadcae8483c7d3130914757f3114c7f80ccMD5110899/201042022-03-14 15:21:48.926oai:dspace.mackenzie.br:10899/20104https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:21:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
title Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
spellingShingle Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
Mendonça, Letícia Freitas de
publicidade
marketing jurídico
mercantilização
ética
direito
title_short Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
title_full Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
title_fullStr Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
title_full_unstemmed Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
title_sort Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
author Mendonça, Letícia Freitas de
author_facet Mendonça, Letícia Freitas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Letícia Freitas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marinho, Maria Edelvacy Pinto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bertolin, Patrícia Tuma Martins
Silva, Solange Teles da
contributor_str_mv Marinho, Maria Edelvacy Pinto
Bertolin, Patrícia Tuma Martins
Silva, Solange Teles da
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade
marketing jurídico
mercantilização
ética
direito
topic publicidade
marketing jurídico
mercantilização
ética
direito
description O objetivo do presente artigo é analisar como os advogados e escritórios de advocacia podem utilizar as ferramentas de publicidade tradicional e digital – neste caso com auxílio do marketing jurídico - dentro dos limites da ética de modo que não haja configuração de mercantilização da profissão. O Marketing Jurídico sempre existiu, mas hoje se discute como os profissionais da área de Direito podem divulgar seus trabalhos em diferentes espaços sem que isso impacte a natureza da profissão. Tratar-se-ão aqui de maneira breve os conceitos gerais de publicidade, marketing jurídico e sua aplicação dentro do Direito. Além disso, será apresentado como a tecnologia digital pode ser uma aliada dos profissionais da área, pois a partir desta nova era de inovação, os advogados passam a poder compartilhar conteúdo relevante através da internet e principalmente pelas redes sociais. Tal possibilidade auxilia na prospecção e conquista de novos clientes. Nesse trabalho, por meio da pesquisa bibliográfica serão documentas e analisadas se tais práticas ferem as normas éticas e procedimentais do Estatuto da Advocacia, Código de Ética e Disciplina da OAB e Código de Ética e do Provimento nº 94/2000 do Conselho Federal da OAB, que são os termos normativos que formam a base de conteúdo necessária. Conclui-se que esses instrumentos empresariais permitem aos profissionais ampliar seu escopo de trabalho para através de estratégias legais, aumentarem suas carteiras de clientes ou seu reconhecimento no meio forense.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T18:23:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-13T18:23:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20104
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f6d11b59-c89c-4120-b79f-4eccb73515df/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5eb2d46b-4d58-4158-b381-a43e54e5bd3d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc41a8ff-9779-4904-a11f-ed70f2a6488d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv de01d556f346ddcea9009cfaa059b38d
d0294881f5e9295a1e1d954cb54f412c
cae8483c7d3130914757f3114c7f80cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820006335512576