A negação do Brasil: o déficit de leitura das literaturas afro-brasileiras em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31017 |
Resumo: | Essa monografia investiga o vazio de leituras de literatura afro-brasileira nas salas de aula do país, reflexo direto do racismo estrutural ao qual o Brasil está submetido cotidianamente, e que segue sem disfarce nas manchetes dos jornais. Geração após geração, pessoas leitoras continuam a citar autores e autoras brancas na lista de seus favoritos, desconhecendo completamente as vozes e as obras de gente de pele preta como Ruth Guimarães, autora de Água Funda, escritora de rara competência e que só recentemente vem sendo redescoberta. A ideia é trazer à tona o debate do porquê essas leituras não chegam até as salas de aula do país, pensando nas listas de livros dos vestibulares, nas especificidades do mercado editorial e nas lutas do movimento negro que, nos últimos anos, foram responsáveis até mesmo por garantir que um autor de raro quilate como Machado de Assis tivesse direito à sua negritude depois de ser retratado de forma embranquecida por séculos a fio. Dar conhecimento da literatura afro-brasileira ao povo do Brasil é, também, abrir espaço para que uma voz ancestral seja enfim ouvida, apesar do racismo diário |
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A ideia é trazer à tona o debate do porquê essas leituras não chegam até as salas de aula do país, pensando nas listas de livros dos vestibulares, nas especificidades do mercado editorial e nas lutas do movimento negro que, nos últimos anos, foram responsáveis até mesmo por garantir que um autor de raro quilate como Machado de Assis tivesse direito à sua negritude depois de ser retratado de forma embranquecida por séculos a fio. Dar conhecimento da literatura afro-brasileira ao povo do Brasil é, também, abrir espaço para que uma voz ancestral seja enfim ouvida, apesar do racismo diáriohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31017Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessliteraturaleiturasala de aulaliteratura afro-brasileiraliteraturereadingclassroomafro-brazilian literatureA negação do Brasil: o déficit de leitura das literaturas afro-brasileiras em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALMariana Paiva Marinho....pdfMariana Paiva Marinho....pdfMariana Paiva Marinhoapplication/pdf177771https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3574903c-fdb2-4053-b8b2-6d86874e1b2b/download551396297b7529509a91b028019eea66MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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