Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22591 |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso, realizado em uma escola pública de 5ª a 8ª série da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem como objetivo identificar e analisar as práticas pedagógicas existentes em salas de aulas regulares de ensino (classe comum), assim como, verificar a maneira como é desenvolvido o currículo escolar em relação aos alunos com deficiências. Toma como base a educação especial; a legislação educacional; o currículo; a adaptação curricular e a formação do professor. Adotou como procedimento metodológico a observação em sala de aula e a verificação dos documentos escolares, seguida de descrição e análise dos dados coletados. Pode-se constatar que os professores em sua maioria não utilizam práticas diferentes ou modificam suas práticas, em sala de aula, em função de possibilitar ao aluno com deficiência o desenvolvimento de sua aprendizagem e o acesso ao currículo. Constatou-se também, que o currículo desenvolvido é o mesmo para todos os alunos e que não há, na maioria das vezes, flexibilização de seus diferentes elementos, para atender as especificidades dos alunos com deficiência. Considera-se que a escola procura caminhos para se estruturar e atender os alunos com deficiência apesar das dificuldades apresentadas. E que o processo seria mais rápido se as legislações fossem, efetivamente, cumpridas; houvesse orientações pedagógicas constantes e recursos financeiros suficientes. |
id |
UPM_a506fce2428a5ee02ec6084e2473c4f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/22591 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1645252855599015Ferraz, Rosana BastosCarvalho, Sueli Galego dehttp://lattes.cnpq.br/74561824019575282016-03-15T19:40:26Z2020-03-19T15:20:11Z2007-11-092020-03-19T15:20:11Z2007-09-24A presente pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso, realizado em uma escola pública de 5ª a 8ª série da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem como objetivo identificar e analisar as práticas pedagógicas existentes em salas de aulas regulares de ensino (classe comum), assim como, verificar a maneira como é desenvolvido o currículo escolar em relação aos alunos com deficiências. Toma como base a educação especial; a legislação educacional; o currículo; a adaptação curricular e a formação do professor. Adotou como procedimento metodológico a observação em sala de aula e a verificação dos documentos escolares, seguida de descrição e análise dos dados coletados. Pode-se constatar que os professores em sua maioria não utilizam práticas diferentes ou modificam suas práticas, em sala de aula, em função de possibilitar ao aluno com deficiência o desenvolvimento de sua aprendizagem e o acesso ao currículo. Constatou-se também, que o currículo desenvolvido é o mesmo para todos os alunos e que não há, na maioria das vezes, flexibilização de seus diferentes elementos, para atender as especificidades dos alunos com deficiência. Considera-se que a escola procura caminhos para se estruturar e atender os alunos com deficiência apesar das dificuldades apresentadas. E que o processo seria mais rápido se as legislações fossem, efetivamente, cumpridas; houvesse orientações pedagógicas constantes e recursos financeiros suficientes.The present research, of qualitative nature, is a study of case, carried through in a public school 5ª until 8ª grades of the Secretary the Education of São Paulo. It has as objective to identify and to analyze the practical pedagogical the existing ones in regular classrooms of education (common classroom), as well as, to understand the way as they are developed the pertaining to school resume in relation to the pupils with deficiencies. The special education takes as base; the educational legislation; the resume; the curricular adaptation and the formation of the professor. It adopted as metodologycs procedure the comment in classroom and the verification of pertaining to school documents, followed of description and analysis of the collected datas. It can be evidenced that the professors in its practical majority do not use practical different or modify its, in classroom, function to make possible to the pupil with deficiency the development of its learning and the access to the resume. It also evidenced the developed resume is the same for all the pupils and that does not have, most of the time, flexibility of its different elements, to take care of the especificies of the pupils with deficiency. It consider that school looks ways to structuralize and to take care of the pupils with deficiency although the presented difficulties. And the process would be faster if the legislations was, effectively, fulfilled; they had constant pedagogical orientations and enough financial resources.application/pdfFERRAZ, Rosana Bastos. Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22591porUniversidade Presbiteriana Mackenziecurrículoprática pedagógicadeficiênciacoursepractical pedagogicaldeficiencyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3926/Rosana%20Bastos%20Ferraz.pdf.jpgEscola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMazzotta, Marcos José da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113Prieto, Rosângela Gaviolihttp://lattes.cnpq.br/9335359966061935BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/octet-stream13048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3844a307-8d48-4f98-8768-88432ae3b546/download9a6ff26a98ac6aab06e306d3e57db087MD5-110899/225912022-03-14 10:06:56.005oai:dspace.mackenzie.br:10899/22591https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T10:06:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência |
title |
Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência |
spellingShingle |
Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência Ferraz, Rosana Bastos currículo prática pedagógica deficiência course practical pedagogical deficiency CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência |
title_full |
Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência |
title_fullStr |
Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência |
title_full_unstemmed |
Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência |
title_sort |
Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência |
author |
Ferraz, Rosana Bastos |
author_facet |
Ferraz, Rosana Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1645252855599015 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Rosana Bastos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Sueli Galego de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7456182401957528 |
contributor_str_mv |
Carvalho, Sueli Galego de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo prática pedagógica deficiência |
topic |
currículo prática pedagógica deficiência course practical pedagogical deficiency CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
course practical pedagogical deficiency |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso, realizado em uma escola pública de 5ª a 8ª série da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem como objetivo identificar e analisar as práticas pedagógicas existentes em salas de aulas regulares de ensino (classe comum), assim como, verificar a maneira como é desenvolvido o currículo escolar em relação aos alunos com deficiências. Toma como base a educação especial; a legislação educacional; o currículo; a adaptação curricular e a formação do professor. Adotou como procedimento metodológico a observação em sala de aula e a verificação dos documentos escolares, seguida de descrição e análise dos dados coletados. Pode-se constatar que os professores em sua maioria não utilizam práticas diferentes ou modificam suas práticas, em sala de aula, em função de possibilitar ao aluno com deficiência o desenvolvimento de sua aprendizagem e o acesso ao currículo. Constatou-se também, que o currículo desenvolvido é o mesmo para todos os alunos e que não há, na maioria das vezes, flexibilização de seus diferentes elementos, para atender as especificidades dos alunos com deficiência. Considera-se que a escola procura caminhos para se estruturar e atender os alunos com deficiência apesar das dificuldades apresentadas. E que o processo seria mais rápido se as legislações fossem, efetivamente, cumpridas; houvesse orientações pedagógicas constantes e recursos financeiros suficientes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-11-09 2020-03-19T15:20:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:40:26Z 2020-03-19T15:20:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERRAZ, Rosana Bastos. Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22591 |
identifier_str_mv |
FERRAZ, Rosana Bastos. Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3844a307-8d48-4f98-8768-88432ae3b546/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a6ff26a98ac6aab06e306d3e57db087 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820020743995392 |