Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26644 |
Resumo: | Constituir uma cidade que educa e educar os sujeitos na, com e a cidade é uma tarefa complexa, porém com diversas experiências já realizadas no Brasil e no mundo. Nesse sentido, buscando apresentar cientificamente como se dá essa relação, esta dissertação se coloca como objetivo apresentar os caminhos possíveis para a constituição de uma cidade que educa e é educada a partir de análise, por meio de pesquisa-ação, do itinerário formativo urbano constituído no bairro de Heliópolis - São Paulo. Ao longo da evolução das cidades e do urbanismo enquanto campo de conhecimento e de práticas, a cidade é apresentada como o espaço das relações, da convivência e da civilidade, mostrando que as infraestruturas, a vizinhança, a densidade e os serviços públicos colaboram para a educação dos sujeitos que nela vivem. No campo da Pedagogia, é na relação entre os sujeitos e o território que se dá a Educação Integral, contextualizada, pertinente e capaz de desenvolver os sujeitos nas suas múltiplas dimensões: intelectual, cultural, emocional, física e social. O binômio - Cidade e Educação - norteia esta pesquisa, motivada por quatro anos de atuação profissional em territórios como gestora de projetos no programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz, organização social precursora da metodologia do Bairro-Escola, que atua na promoção do desenvolvimento integral dos sujeitos, a partir de questões do território. |
id |
UPM_a5c3886a7b5a277b1b996da95f92dae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/26644 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/3552510477284234Silva, Dayana AraújoCastro, Luiz Guilherme Rivera dehttp://lattes.cnpq.br/05674682916879332020-10-29T13:13:06Z2020-12-07T15:10:21Z2020-12-07T15:10:21Z2019-10-16Constituir uma cidade que educa e educar os sujeitos na, com e a cidade é uma tarefa complexa, porém com diversas experiências já realizadas no Brasil e no mundo. Nesse sentido, buscando apresentar cientificamente como se dá essa relação, esta dissertação se coloca como objetivo apresentar os caminhos possíveis para a constituição de uma cidade que educa e é educada a partir de análise, por meio de pesquisa-ação, do itinerário formativo urbano constituído no bairro de Heliópolis - São Paulo. Ao longo da evolução das cidades e do urbanismo enquanto campo de conhecimento e de práticas, a cidade é apresentada como o espaço das relações, da convivência e da civilidade, mostrando que as infraestruturas, a vizinhança, a densidade e os serviços públicos colaboram para a educação dos sujeitos que nela vivem. No campo da Pedagogia, é na relação entre os sujeitos e o território que se dá a Educação Integral, contextualizada, pertinente e capaz de desenvolver os sujeitos nas suas múltiplas dimensões: intelectual, cultural, emocional, física e social. O binômio - Cidade e Educação - norteia esta pesquisa, motivada por quatro anos de atuação profissional em territórios como gestora de projetos no programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz, organização social precursora da metodologia do Bairro-Escola, que atua na promoção do desenvolvimento integral dos sujeitos, a partir de questões do território.To constitute a city that educates and to educate the subjects in, with and the city itself, is a complex task, nevertheless with several experiences already performed in Brazil and around the world. Seeking to present scientifically how this relationship occurs, this essay aims to present the possible ways for the constitution of a city that educates and is educated out of the analysis, through action research, of the urban formative route constituted in Heliópolis neighborhood - São Paulo. Throughout the evolution of the cities and of the urbanism as a field of knowledge and practices, the city is presented as the space of relationships, coexistence and civility, showing that the infrastructure, the neighborhood, the density and the public services contribute to the education of the subjects who live there. In the field of pedagogy, it is in the relationship between the subjects and the territory that Integral Education happens, contextualized, pertinent and capable of developing the subjects in their multiple dimensions: intellectual, cultural, emotional, physical and social. The binomial - City and Education - guides this research, motivated by 4 years of professional practice in territories, as project manager, in the Educating Cities Program of the Cidade Escola Aprendiz Association, a pioneer social organization of the Bairro-Escola methodology, that promotes integral development of the subjects, starting from questions of the territory.application/pdfSILVA, Dayana Araújo. Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo. 2019. 91 f. Dissertação ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26644city and educationeducational territoryintegral educationporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesscidades educadorasterritório educativoeducação integralCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIERubio, Viviane Manzionehttp://lattes.cnpq.br/5094356544302983Mota, José Carlos Batista daBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)UPMArquitetura e UrbanismoORIGINALDAYANA ARAUJO....pdfDAYANA ARAUJO....pdfapplication/pdf2055238https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ddb0d4b4-fa12-44f9-8725-01f2044dd9a4/downloadd9671c4ce657caecc204cc5b7adb7a53MD51TEXTDAYANA ARAUJO....pdf.txtDAYANA ARAUJO....pdf.txtExtracted texttext/plain176352https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/454dc72f-eefd-40b6-8b94-6b0c9ea103cf/downloadb7cdd021a2fad6f4bc8fd74d973cfdf9MD52THUMBNAILDAYANA ARAUJO....pdf.jpgDAYANA ARAUJO....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1f5e38b8-ee83-4b0b-8036-4af8b4260bbc/downloada1d42309ff3edf8df1da96dd1a97d95aMD5310899/266442023-11-17 13:04:51.912http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/26644https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-17T13:04:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo |
title |
Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo |
spellingShingle |
Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo Silva, Dayana Araújo cidades educadoras território educativo educação integral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo |
title_full |
Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo |
title_fullStr |
Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo |
title_full_unstemmed |
Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo |
title_sort |
Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo |
author |
Silva, Dayana Araújo |
author_facet |
Silva, Dayana Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3552510477284234 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dayana Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Luiz Guilherme Rivera de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0567468291687933 |
contributor_str_mv |
Castro, Luiz Guilherme Rivera de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cidades educadoras território educativo educação integral |
topic |
cidades educadoras território educativo educação integral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Constituir uma cidade que educa e educar os sujeitos na, com e a cidade é uma tarefa complexa, porém com diversas experiências já realizadas no Brasil e no mundo. Nesse sentido, buscando apresentar cientificamente como se dá essa relação, esta dissertação se coloca como objetivo apresentar os caminhos possíveis para a constituição de uma cidade que educa e é educada a partir de análise, por meio de pesquisa-ação, do itinerário formativo urbano constituído no bairro de Heliópolis - São Paulo. Ao longo da evolução das cidades e do urbanismo enquanto campo de conhecimento e de práticas, a cidade é apresentada como o espaço das relações, da convivência e da civilidade, mostrando que as infraestruturas, a vizinhança, a densidade e os serviços públicos colaboram para a educação dos sujeitos que nela vivem. No campo da Pedagogia, é na relação entre os sujeitos e o território que se dá a Educação Integral, contextualizada, pertinente e capaz de desenvolver os sujeitos nas suas múltiplas dimensões: intelectual, cultural, emocional, física e social. O binômio - Cidade e Educação - norteia esta pesquisa, motivada por quatro anos de atuação profissional em territórios como gestora de projetos no programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz, organização social precursora da metodologia do Bairro-Escola, que atua na promoção do desenvolvimento integral dos sujeitos, a partir de questões do território. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-29T13:13:06Z 2020-12-07T15:10:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-07T15:10:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Dayana Araújo. Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo. 2019. 91 f. Dissertação ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo . |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26644 |
identifier_str_mv |
SILVA, Dayana Araújo. Cidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São Paulo. 2019. 91 f. Dissertação ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo . |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ddb0d4b4-fa12-44f9-8725-01f2044dd9a4/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/454dc72f-eefd-40b6-8b94-6b0c9ea103cf/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1f5e38b8-ee83-4b0b-8036-4af8b4260bbc/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9671c4ce657caecc204cc5b7adb7a53 b7cdd021a2fad6f4bc8fd74d973cfdf9 a1d42309ff3edf8df1da96dd1a97d95a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820027572322304 |