A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24909 |
Resumo: | Esse trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção de um projeto coletivo realizado por um grupo de participantes do curso de Governo Eletrônico desenvolvido pela Fundap, na modalidade a distância, mediado por computador e Internet. O grupo foi constituído na comunidade de aprendizagem do curso e desenvolveu seu trabalho num espaço dessa comunidade destinado a projetos práticos, denominado comunidade de prática. São apresentadas as fases de construção desse projeto, desde a constituição do grupo até a sua conclusão, com as respectivas ações que caracterizam cada uma dessas fases. Para análise do processo, foram consideradas as características da mediação pedagógica presentes nas ações dos participantes do grupo e as características da interface virtual da comunidade em que foi desenvolvido. Posteriormente, o processo de construção do projeto é comparado a um modelo de formação de uma comunidade presencial de professores, no sentido de complementar a identificação das características importantes da constituição da comunidade de prática pesquisada no âmbito virtual. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa. Tem como fonte de dados todos os registros da comunidade de aprendizagem e de prática relativos às mensagens relevantes para descrever e analisar o processo de construção do projeto coletivo, postadas pelos participantes do grupo que desenvolveu esse projeto. |
id |
UPM_a79841d094893414851f93827acdf960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24909 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Gozzi, Marcelo PupimMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/74724475554140982016-04-18T21:31:33Z2020-05-28T18:11:14Z2008-06-062020-05-28T18:11:14Z2007-02-12Esse trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção de um projeto coletivo realizado por um grupo de participantes do curso de Governo Eletrônico desenvolvido pela Fundap, na modalidade a distância, mediado por computador e Internet. O grupo foi constituído na comunidade de aprendizagem do curso e desenvolveu seu trabalho num espaço dessa comunidade destinado a projetos práticos, denominado comunidade de prática. São apresentadas as fases de construção desse projeto, desde a constituição do grupo até a sua conclusão, com as respectivas ações que caracterizam cada uma dessas fases. Para análise do processo, foram consideradas as características da mediação pedagógica presentes nas ações dos participantes do grupo e as características da interface virtual da comunidade em que foi desenvolvido. Posteriormente, o processo de construção do projeto é comparado a um modelo de formação de uma comunidade presencial de professores, no sentido de complementar a identificação das características importantes da constituição da comunidade de prática pesquisada no âmbito virtual. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa. Tem como fonte de dados todos os registros da comunidade de aprendizagem e de prática relativos às mensagens relevantes para descrever e analisar o processo de construção do projeto coletivo, postadas pelos participantes do grupo que desenvolveu esse projeto.This paper aims to describe and analyze the process withstanding the construction of a collective project undertaken by a group of participants from the e-learning Electronic Government course, which is managed through computers online and attended at Fundap. The group was formed within the course s learning community and developed its work within it at a space reserved for practical projects, which is called the practice community . All stages involved in developing this project are presented here, starting with the group s constitution and leading to its conclusions, including its respective characteristic actions. In order to analyze this process, we took under consideration the characteristics presented by both pedagogic mediation involving participant actions and the virtually interfaced community where it was developed. Further on, the process of constructing this project is compared to a model of forming an in-class teacher s community, which intends to complement the identification of the important features in constituting the practical community researched virtually. This is a descriptive-analytic study of qualitative nature. Its database consists of all the practical and learning community s register logs referent to relevant messages posted by the participants of this group, in order to describe and analyze the process of building this collective project.application/pdfGOZZI, Marcelo Pupim. A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24909porUniversidade Presbiteriana Mackenziecomunidade virtualprocessointerface virtualmediação pedagógicaeducação a distânciavirtual communityprocessvirtual interfacepedagogic mediatione-learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/9987/Marcelo%20Pupim%20Gozzi1.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/9988/Marcelo%20Pupim%20Gozzi2.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/9989/Marcelo%20Pupim%20Gozzi3.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/9990/Marcelo%20Pupim%20Gozzi4.pdf.jpgA construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMasetto, Marcos Tarcisohttp://lattes.cnpq.br/0857037856114032Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/3250195451890332BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALMarcelo Pupim Gozzi3.pdfMarcelo Pupim Gozzi3.pdfapplication/pdf822229https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/59a37696-7b4e-4619-bc55-ef382ebdfd9e/downloadc62c840c2f8d849c097cee9b3f89b799MD51Marcelo Pupim Gozzi2.pdfMarcelo Pupim Gozzi2.pdfapplication/pdf628730https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/222820d4-14b7-4b7b-bfa0-6ae828944bd3/downloadbdd3e61cc9ddf83d73940c10830db970MD52Marcelo Pupim Gozzi4.pdfMarcelo Pupim Gozzi4.pdfapplication/pdf960364https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cf1b392a-556f-4193-919e-3302ce222196/download9ab7c58fa5fb6a89b307a2e96405ddb8MD53Marcelo Pupim Gozzi1.pdfMarcelo Pupim Gozzi1.pdfapplication/pdf543967https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8bd299f5-6ce1-4c1a-adaf-540fa83db7df/download9cd08d8bb6c2dd67ad91498b4e97fe2dMD54TEXTMarcelo Pupim Gozzi3.pdf.txtMarcelo Pupim Gozzi3.pdf.txtExtracted texttext/plain195511https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65073d93-78a8-464d-8981-aa6ae97a9fc2/downloade7fe385bd63e8faeb53c870942bf60ffMD55Marcelo Pupim Gozzi2.pdf.txtMarcelo Pupim Gozzi2.pdf.txtExtracted texttext/plain78341https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bcf01028-734a-4ca8-95f2-c9f2579bbf5c/downloadbe7919c06a11e1e47979180ee1296ff5MD57Marcelo Pupim Gozzi4.pdf.txtMarcelo Pupim Gozzi4.pdf.txtExtracted texttext/plain148732https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d097fc86-de4e-4b67-836d-95eecd7f0b2b/downloadde8439b939057c647a7f10b84b1f9897MD59Marcelo Pupim Gozzi1.pdf.txtMarcelo Pupim Gozzi1.pdf.txtExtracted texttext/plain106787https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc93187c-560f-4d2b-be46-917fe8ef93ca/downloadebd66f0619b5fa7c29997e115c276d55MD511THUMBNAILMarcelo Pupim Gozzi3.pdf.jpgMarcelo Pupim Gozzi3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/83112292-9d3f-4186-bdb7-5a807851dc3f/download7ab0bbda835f28063b837810c7a29bc0MD56Marcelo Pupim Gozzi2.pdf.jpgMarcelo Pupim Gozzi2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/538399e3-74d1-43f4-986e-3cb2a6acc58e/downloadbb32a3b3abd6f2c8902457a0f9fa0672MD58Marcelo Pupim Gozzi4.pdf.jpgMarcelo Pupim Gozzi4.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6e834b36-2c43-4cef-adae-c1d92cea1fa8/downloadf9580d06fdbc31cf0c265b8b3d1cc149MD510Marcelo Pupim Gozzi1.pdf.jpgMarcelo Pupim Gozzi1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c3ea2d1-7716-4c67-9344-5e10b6178e22/download33230c9f109126060541f752c845e0b4MD51210899/249092022-03-14 17:26:16.998oai:dspace.mackenzie.br:10899/24909https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:26:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática |
title |
A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática |
spellingShingle |
A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática Gozzi, Marcelo Pupim comunidade virtual processo interface virtual mediação pedagógica educação a distância virtual community process virtual interface pedagogic mediation e-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática |
title_full |
A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática |
title_fullStr |
A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática |
title_full_unstemmed |
A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática |
title_sort |
A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática |
author |
Gozzi, Marcelo Pupim |
author_facet |
Gozzi, Marcelo Pupim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gozzi, Marcelo Pupim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7472447555414098 |
contributor_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunidade virtual processo interface virtual mediação pedagógica educação a distância |
topic |
comunidade virtual processo interface virtual mediação pedagógica educação a distância virtual community process virtual interface pedagogic mediation e-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
virtual community process virtual interface pedagogic mediation e-learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esse trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção de um projeto coletivo realizado por um grupo de participantes do curso de Governo Eletrônico desenvolvido pela Fundap, na modalidade a distância, mediado por computador e Internet. O grupo foi constituído na comunidade de aprendizagem do curso e desenvolveu seu trabalho num espaço dessa comunidade destinado a projetos práticos, denominado comunidade de prática. São apresentadas as fases de construção desse projeto, desde a constituição do grupo até a sua conclusão, com as respectivas ações que caracterizam cada uma dessas fases. Para análise do processo, foram consideradas as características da mediação pedagógica presentes nas ações dos participantes do grupo e as características da interface virtual da comunidade em que foi desenvolvido. Posteriormente, o processo de construção do projeto é comparado a um modelo de formação de uma comunidade presencial de professores, no sentido de complementar a identificação das características importantes da constituição da comunidade de prática pesquisada no âmbito virtual. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa. Tem como fonte de dados todos os registros da comunidade de aprendizagem e de prática relativos às mensagens relevantes para descrever e analisar o processo de construção do projeto coletivo, postadas pelos participantes do grupo que desenvolveu esse projeto. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-02-12 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-06 2020-05-28T18:11:14Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-18T21:31:33Z 2020-05-28T18:11:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOZZI, Marcelo Pupim. A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24909 |
identifier_str_mv |
GOZZI, Marcelo Pupim. A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/59a37696-7b4e-4619-bc55-ef382ebdfd9e/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/222820d4-14b7-4b7b-bfa0-6ae828944bd3/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cf1b392a-556f-4193-919e-3302ce222196/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8bd299f5-6ce1-4c1a-adaf-540fa83db7df/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65073d93-78a8-464d-8981-aa6ae97a9fc2/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bcf01028-734a-4ca8-95f2-c9f2579bbf5c/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d097fc86-de4e-4b67-836d-95eecd7f0b2b/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc93187c-560f-4d2b-be46-917fe8ef93ca/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/83112292-9d3f-4186-bdb7-5a807851dc3f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/538399e3-74d1-43f4-986e-3cb2a6acc58e/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6e834b36-2c43-4cef-adae-c1d92cea1fa8/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c3ea2d1-7716-4c67-9344-5e10b6178e22/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c62c840c2f8d849c097cee9b3f89b799 bdd3e61cc9ddf83d73940c10830db970 9ab7c58fa5fb6a89b307a2e96405ddb8 9cd08d8bb6c2dd67ad91498b4e97fe2d e7fe385bd63e8faeb53c870942bf60ff be7919c06a11e1e47979180ee1296ff5 de8439b939057c647a7f10b84b1f9897 ebd66f0619b5fa7c29997e115c276d55 7ab0bbda835f28063b837810c7a29bc0 bb32a3b3abd6f2c8902457a0f9fa0672 f9580d06fdbc31cf0c265b8b3d1cc149 33230c9f109126060541f752c845e0b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820042364583936 |