A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gozzi, Marcelo Pupim
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24909
Resumo: Esse trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção de um projeto coletivo realizado por um grupo de participantes do curso de Governo Eletrônico desenvolvido pela Fundap, na modalidade a distância, mediado por computador e Internet. O grupo foi constituído na comunidade de aprendizagem do curso e desenvolveu seu trabalho num espaço dessa comunidade destinado a projetos práticos, denominado comunidade de prática. São apresentadas as fases de construção desse projeto, desde a constituição do grupo até a sua conclusão, com as respectivas ações que caracterizam cada uma dessas fases. Para análise do processo, foram consideradas as características da mediação pedagógica presentes nas ações dos participantes do grupo e as características da interface virtual da comunidade em que foi desenvolvido. Posteriormente, o processo de construção do projeto é comparado a um modelo de formação de uma comunidade presencial de professores, no sentido de complementar a identificação das características importantes da constituição da comunidade de prática pesquisada no âmbito virtual. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa. Tem como fonte de dados todos os registros da comunidade de aprendizagem e de prática relativos às mensagens relevantes para descrever e analisar o processo de construção do projeto coletivo, postadas pelos participantes do grupo que desenvolveu esse projeto.
id UPM_a79841d094893414851f93827acdf960
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24909
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Gozzi, Marcelo PupimMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/74724475554140982016-04-18T21:31:33Z2020-05-28T18:11:14Z2008-06-062020-05-28T18:11:14Z2007-02-12Esse trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção de um projeto coletivo realizado por um grupo de participantes do curso de Governo Eletrônico desenvolvido pela Fundap, na modalidade a distância, mediado por computador e Internet. O grupo foi constituído na comunidade de aprendizagem do curso e desenvolveu seu trabalho num espaço dessa comunidade destinado a projetos práticos, denominado comunidade de prática. São apresentadas as fases de construção desse projeto, desde a constituição do grupo até a sua conclusão, com as respectivas ações que caracterizam cada uma dessas fases. Para análise do processo, foram consideradas as características da mediação pedagógica presentes nas ações dos participantes do grupo e as características da interface virtual da comunidade em que foi desenvolvido. Posteriormente, o processo de construção do projeto é comparado a um modelo de formação de uma comunidade presencial de professores, no sentido de complementar a identificação das características importantes da constituição da comunidade de prática pesquisada no âmbito virtual. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa. Tem como fonte de dados todos os registros da comunidade de aprendizagem e de prática relativos às mensagens relevantes para descrever e analisar o processo de construção do projeto coletivo, postadas pelos participantes do grupo que desenvolveu esse projeto.This paper aims to describe and analyze the process withstanding the construction of a collective project undertaken by a group of participants from the e-learning Electronic Government course, which is managed through computers online and attended at Fundap. The group was formed within the course s learning community and developed its work within it at a space reserved for practical projects, which is called the practice community . All stages involved in developing this project are presented here, starting with the group s constitution and leading to its conclusions, including its respective characteristic actions. In order to analyze this process, we took under consideration the characteristics presented by both pedagogic mediation involving participant actions and the virtually interfaced community where it was developed. Further on, the process of constructing this project is compared to a model of forming an in-class teacher s community, which intends to complement the identification of the important features in constituting the practical community researched virtually. This is a descriptive-analytic study of qualitative nature. Its database consists of all the practical and learning community s register logs referent to relevant messages posted by the participants of this group, in order to describe and analyze the process of building this collective project.application/pdfGOZZI, Marcelo Pupim. A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24909porUniversidade Presbiteriana Mackenziecomunidade virtualprocessointerface virtualmediação pedagógicaeducação a distânciavirtual communityprocessvirtual interfacepedagogic mediatione-learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/9987/Marcelo%20Pupim%20Gozzi1.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/9988/Marcelo%20Pupim%20Gozzi2.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/9989/Marcelo%20Pupim%20Gozzi3.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/9990/Marcelo%20Pupim%20Gozzi4.pdf.jpgA construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMasetto, Marcos Tarcisohttp://lattes.cnpq.br/0857037856114032Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/3250195451890332BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALMarcelo Pupim Gozzi3.pdfMarcelo Pupim Gozzi3.pdfapplication/pdf822229https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/59a37696-7b4e-4619-bc55-ef382ebdfd9e/downloadc62c840c2f8d849c097cee9b3f89b799MD51Marcelo Pupim Gozzi2.pdfMarcelo Pupim Gozzi2.pdfapplication/pdf628730https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/222820d4-14b7-4b7b-bfa0-6ae828944bd3/downloadbdd3e61cc9ddf83d73940c10830db970MD52Marcelo Pupim Gozzi4.pdfMarcelo Pupim Gozzi4.pdfapplication/pdf960364https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cf1b392a-556f-4193-919e-3302ce222196/download9ab7c58fa5fb6a89b307a2e96405ddb8MD53Marcelo Pupim Gozzi1.pdfMarcelo Pupim Gozzi1.pdfapplication/pdf543967https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8bd299f5-6ce1-4c1a-adaf-540fa83db7df/download9cd08d8bb6c2dd67ad91498b4e97fe2dMD54TEXTMarcelo Pupim Gozzi3.pdf.txtMarcelo Pupim Gozzi3.pdf.txtExtracted texttext/plain195511https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65073d93-78a8-464d-8981-aa6ae97a9fc2/downloade7fe385bd63e8faeb53c870942bf60ffMD55Marcelo Pupim Gozzi2.pdf.txtMarcelo Pupim Gozzi2.pdf.txtExtracted texttext/plain78341https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bcf01028-734a-4ca8-95f2-c9f2579bbf5c/downloadbe7919c06a11e1e47979180ee1296ff5MD57Marcelo Pupim Gozzi4.pdf.txtMarcelo Pupim Gozzi4.pdf.txtExtracted texttext/plain148732https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d097fc86-de4e-4b67-836d-95eecd7f0b2b/downloadde8439b939057c647a7f10b84b1f9897MD59Marcelo Pupim Gozzi1.pdf.txtMarcelo Pupim Gozzi1.pdf.txtExtracted texttext/plain106787https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc93187c-560f-4d2b-be46-917fe8ef93ca/downloadebd66f0619b5fa7c29997e115c276d55MD511THUMBNAILMarcelo Pupim Gozzi3.pdf.jpgMarcelo Pupim Gozzi3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/83112292-9d3f-4186-bdb7-5a807851dc3f/download7ab0bbda835f28063b837810c7a29bc0MD56Marcelo Pupim Gozzi2.pdf.jpgMarcelo Pupim Gozzi2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/538399e3-74d1-43f4-986e-3cb2a6acc58e/downloadbb32a3b3abd6f2c8902457a0f9fa0672MD58Marcelo Pupim Gozzi4.pdf.jpgMarcelo Pupim Gozzi4.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6e834b36-2c43-4cef-adae-c1d92cea1fa8/downloadf9580d06fdbc31cf0c265b8b3d1cc149MD510Marcelo Pupim Gozzi1.pdf.jpgMarcelo Pupim Gozzi1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c3ea2d1-7716-4c67-9344-5e10b6178e22/download33230c9f109126060541f752c845e0b4MD51210899/249092022-03-14 17:26:16.998oai:dspace.mackenzie.br:10899/24909https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:26:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
title A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
spellingShingle A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
Gozzi, Marcelo Pupim
comunidade virtual
processo
interface virtual
mediação pedagógica
educação a distância
virtual community
process
virtual interface
pedagogic mediation
e-learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
title_full A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
title_fullStr A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
title_full_unstemmed A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
title_sort A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
author Gozzi, Marcelo Pupim
author_facet Gozzi, Marcelo Pupim
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.author.fl_str_mv Gozzi, Marcelo Pupim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7472447555414098
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.subject.por.fl_str_mv comunidade virtual
processo
interface virtual
mediação pedagógica
educação a distância
topic comunidade virtual
processo
interface virtual
mediação pedagógica
educação a distância
virtual community
process
virtual interface
pedagogic mediation
e-learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv virtual community
process
virtual interface
pedagogic mediation
e-learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção de um projeto coletivo realizado por um grupo de participantes do curso de Governo Eletrônico desenvolvido pela Fundap, na modalidade a distância, mediado por computador e Internet. O grupo foi constituído na comunidade de aprendizagem do curso e desenvolveu seu trabalho num espaço dessa comunidade destinado a projetos práticos, denominado comunidade de prática. São apresentadas as fases de construção desse projeto, desde a constituição do grupo até a sua conclusão, com as respectivas ações que caracterizam cada uma dessas fases. Para análise do processo, foram consideradas as características da mediação pedagógica presentes nas ações dos participantes do grupo e as características da interface virtual da comunidade em que foi desenvolvido. Posteriormente, o processo de construção do projeto é comparado a um modelo de formação de uma comunidade presencial de professores, no sentido de complementar a identificação das características importantes da constituição da comunidade de prática pesquisada no âmbito virtual. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa. Tem como fonte de dados todos os registros da comunidade de aprendizagem e de prática relativos às mensagens relevantes para descrever e analisar o processo de construção do projeto coletivo, postadas pelos participantes do grupo que desenvolveu esse projeto.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-12
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-06
2020-05-28T18:11:14Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:31:33Z
2020-05-28T18:11:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOZZI, Marcelo Pupim. A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24909
identifier_str_mv GOZZI, Marcelo Pupim. A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/59a37696-7b4e-4619-bc55-ef382ebdfd9e/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/222820d4-14b7-4b7b-bfa0-6ae828944bd3/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cf1b392a-556f-4193-919e-3302ce222196/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8bd299f5-6ce1-4c1a-adaf-540fa83db7df/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65073d93-78a8-464d-8981-aa6ae97a9fc2/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bcf01028-734a-4ca8-95f2-c9f2579bbf5c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d097fc86-de4e-4b67-836d-95eecd7f0b2b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc93187c-560f-4d2b-be46-917fe8ef93ca/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/83112292-9d3f-4186-bdb7-5a807851dc3f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/538399e3-74d1-43f4-986e-3cb2a6acc58e/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6e834b36-2c43-4cef-adae-c1d92cea1fa8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8c3ea2d1-7716-4c67-9344-5e10b6178e22/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c62c840c2f8d849c097cee9b3f89b799
bdd3e61cc9ddf83d73940c10830db970
9ab7c58fa5fb6a89b307a2e96405ddb8
9cd08d8bb6c2dd67ad91498b4e97fe2d
e7fe385bd63e8faeb53c870942bf60ff
be7919c06a11e1e47979180ee1296ff5
de8439b939057c647a7f10b84b1f9897
ebd66f0619b5fa7c29997e115c276d55
7ab0bbda835f28063b837810c7a29bc0
bb32a3b3abd6f2c8902457a0f9fa0672
f9580d06fdbc31cf0c265b8b3d1cc149
33230c9f109126060541f752c845e0b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820042364583936