Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenzetto, Arlete
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24844
Resumo: A docência no Brasil passou por vários e distintos momentos históricos, às vezes com peculiaridades próprias do período, que neste trabalho foram descritas com a finalidade de investigar como se constroem os saberes docentes. Este trabalho objetiva investigar como alunos ingressantes no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior explicitam sua escolha pelo magistério dos anos iniciais. Para tanto é apresentado, inicialmente, um panorama histórico. Como metodologia foi aplicado um questionário para conhecer as expectativas e o processo formativo dos sujeitos, de onde se obtiveram dados que foram analisados à luz da literatura vigente, procurando identificar os tipos de variáveis que os participantes dizem ter influenciado sua escolha profissional. A pesquisa foi desenvolvida em um instituto de educação superior, com a participação de 65 sujeitos, do primeiro ano do curso de Pedagogia, em duas etapas. A formação profissional e os saberes da docência, a metodologia e os resultados são as partes que compõem este estudo analítico-descritivo. Como considerações finais, o trabalho revelou que os futuros professores não têm muito claros os motivos de sua escolha pelo curso ou que os aspectos indicados não constituem propriamente motivos relacionados a uma concepção profissional. A pesquisa revelou também que tais escolhas são oriundas de variáveis, muitas delas externas ao ambiente.
id UPM_ae790854a3009fbb3beddc01b580677e
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24844
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Lourenzetto, ArleteMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/30387523753168382016-03-15T19:43:21Z2020-05-28T18:11:03Z2008-05-262020-05-28T18:11:03Z2008-05-19A docência no Brasil passou por vários e distintos momentos históricos, às vezes com peculiaridades próprias do período, que neste trabalho foram descritas com a finalidade de investigar como se constroem os saberes docentes. Este trabalho objetiva investigar como alunos ingressantes no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior explicitam sua escolha pelo magistério dos anos iniciais. Para tanto é apresentado, inicialmente, um panorama histórico. Como metodologia foi aplicado um questionário para conhecer as expectativas e o processo formativo dos sujeitos, de onde se obtiveram dados que foram analisados à luz da literatura vigente, procurando identificar os tipos de variáveis que os participantes dizem ter influenciado sua escolha profissional. A pesquisa foi desenvolvida em um instituto de educação superior, com a participação de 65 sujeitos, do primeiro ano do curso de Pedagogia, em duas etapas. A formação profissional e os saberes da docência, a metodologia e os resultados são as partes que compõem este estudo analítico-descritivo. Como considerações finais, o trabalho revelou que os futuros professores não têm muito claros os motivos de sua escolha pelo curso ou que os aspectos indicados não constituem propriamente motivos relacionados a uma concepção profissional. A pesquisa revelou também que tais escolhas são oriundas de variáveis, muitas delas externas ao ambiente.Teaching in Brazil has gone through several and different historical moments, sometimes with peculiarities that were specific of a given period, which, in the present dissertation, are described with the purpose of investigating how the teaching knowledge is constructed. This work aims at investigating how the students starting the Pedagogy course in a Higher Education Institution make explicit their choice for teachership in the initial grades. With this purpose, a historical overview is initially presented. The methodology was the application of a questionnaire in order to know the expectations and the formative process of the subjects, which resulted in data that were analyzed in the light of the effectual literature, seeking to identify the types of variables that the participants claim to have influenced their professional option. The survey was executed in a high education institution, with the participation of 65 subjects studying in the first semester of the Pedagogy course, in two stages. The professional formation and the teaching knowledge, the methodology and the results are the sections that constitute this analytical-descriptive study. By way of final considerations, the work revealed that the future teachers do not hold much clear the reasons for their course choice or that the outpointed aspects do not exactly constitute reasons associated to a professional conception. It has also shown that such choices result from several variables, many of which are external to the environment.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfLOURENZETTO, Arlete. Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24844porUniversidade Presbiteriana Mackenziedocênciasaberes docentesformação de professoresensino fundamentalteachingteaching knowledgeteachers formationbasic educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4263/Arlete%20Lourenzetto.pdf.jpgProcessos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/3250195451890332BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALArlete Lourenzetto.pdfArlete Lourenzetto.pdfapplication/pdf922963https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/256c82dd-3205-47dd-b637-8c57fa94e379/downloadba508ffbc84acf2df3cbb1de3cddd1ceMD51TEXTArlete Lourenzetto.pdf.txtArlete Lourenzetto.pdf.txtExtracted texttext/plain372470https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/56797dc9-e38c-4a67-8fa7-b7fb76e1ec6b/download89ab3feb6b5c3ed20057c575f4e0668cMD52THUMBNAILArlete Lourenzetto.pdf.jpgArlete Lourenzetto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5e1dd137-a475-455d-bc5a-d60dcc49aaf9/download2325303bde5a666372c36948a041e2eeMD5310899/248442022-03-14 17:22:41.212oai:dspace.mackenzie.br:10899/24844https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:22:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Lourenzetto, Arlete
docência
saberes docentes
formação de professores
ensino fundamental
teaching
teaching knowledge
teachers formation
basic education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Lourenzetto, Arlete
author_facet Lourenzetto, Arlete
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenzetto, Arlete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3038752375316838
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.subject.por.fl_str_mv docência
saberes docentes
formação de professores
ensino fundamental
topic docência
saberes docentes
formação de professores
ensino fundamental
teaching
teaching knowledge
teachers formation
basic education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching
teaching knowledge
teachers formation
basic education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A docência no Brasil passou por vários e distintos momentos históricos, às vezes com peculiaridades próprias do período, que neste trabalho foram descritas com a finalidade de investigar como se constroem os saberes docentes. Este trabalho objetiva investigar como alunos ingressantes no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior explicitam sua escolha pelo magistério dos anos iniciais. Para tanto é apresentado, inicialmente, um panorama histórico. Como metodologia foi aplicado um questionário para conhecer as expectativas e o processo formativo dos sujeitos, de onde se obtiveram dados que foram analisados à luz da literatura vigente, procurando identificar os tipos de variáveis que os participantes dizem ter influenciado sua escolha profissional. A pesquisa foi desenvolvida em um instituto de educação superior, com a participação de 65 sujeitos, do primeiro ano do curso de Pedagogia, em duas etapas. A formação profissional e os saberes da docência, a metodologia e os resultados são as partes que compõem este estudo analítico-descritivo. Como considerações finais, o trabalho revelou que os futuros professores não têm muito claros os motivos de sua escolha pelo curso ou que os aspectos indicados não constituem propriamente motivos relacionados a uma concepção profissional. A pesquisa revelou também que tais escolhas são oriundas de variáveis, muitas delas externas ao ambiente.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-26
2020-05-28T18:11:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:21Z
2020-05-28T18:11:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOURENZETTO, Arlete. Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24844
identifier_str_mv LOURENZETTO, Arlete. Processos formativos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/256c82dd-3205-47dd-b637-8c57fa94e379/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/56797dc9-e38c-4a67-8fa7-b7fb76e1ec6b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5e1dd137-a475-455d-bc5a-d60dcc49aaf9/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ba508ffbc84acf2df3cbb1de3cddd1ce
89ab3feb6b5c3ed20057c575f4e0668c
2325303bde5a666372c36948a041e2ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819986938953728