Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luciano Gabriel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24793
Resumo: A presente dissertação busca refletir sobre as atuais diretrizes do sistema educacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) quanto a Educação Indígena. Objetiva também desenvolver atividades de Educação Ambiental com alunos do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), da aldeia Tekoa Pyau, localizada na região do Pico do Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Utilizando-se da metodologia de natureza qualitativa do tipo exploratória, efetuou-se entrevistas com os professores, referentes à Educação Ambiental e indígena, cujas respostas foram tratadas pelo método de conteúdo de acordo com Bardin (2009). Foi realizada uma oficina de desenho de livre criação, com crianças da aldeia (faixa etária de 5 a 10 anos), com ênfase na prática do cotidiano na disposição de resíduos sólidos do entorno. A análise teórica da legislação escolar indígena mostra que na atualidade, recebe atenção especial do MEC e está em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como incentiva a realização de projetos nas escolas indígenas e a inserção de atividades voltadas à melhoria das condições de vida e sustentabilidade ambiental das comunidades indígenas. Os resultados obtidos nas entrevistas com os professores apontam para a necessidade de ações no sentido de intensificar o processo de sensibilização dos alunos e professores quanto às questões ambientais, bem como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de Educação Ambiental na escola.
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Foi realizada uma oficina de desenho de livre criação, com crianças da aldeia (faixa etária de 5 a 10 anos), com ênfase na prática do cotidiano na disposição de resíduos sólidos do entorno. A análise teórica da legislação escolar indígena mostra que na atualidade, recebe atenção especial do MEC e está em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como incentiva a realização de projetos nas escolas indígenas e a inserção de atividades voltadas à melhoria das condições de vida e sustentabilidade ambiental das comunidades indígenas. Os resultados obtidos nas entrevistas com os professores apontam para a necessidade de ações no sentido de intensificar o processo de sensibilização dos alunos e professores quanto às questões ambientais, bem como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de Educação Ambiental na escola.Esta tesis pretende reflexionar sobre las pautas actuales del sistema educativo del Ministerio de Educación y Cultura (MEC) y de la política de educación ambiental nacional (PNEA) sobre la educación indígena. También pretende desarrollar actividades de educación ambiental con los estudiantes del centro de educación y cultura indígena (CECI), de la aldea Tekoa Pyau, ubicada en la región del Pico Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Utilizando la metodología de carácter cualitativo de tipo exploratorio, realizaron entrevistas con los profesores, referente a la educación ambiental e indígena, cuyas respuestas fueron tratados por el método de contenido según Bardin (2009). Fue realizada una oficina de dibujo de libre creación, con los niños del pueblo (de 5 a 10 años), con énfasis en la práctica de la vida cotidiana en los alrededores de la sólida eliminación de residuos. El Análisis teórico de la escuela indígena legislación muestra que en la actualidad, recibe atención especial del MEC y está en consonancia con la educación ambiental nacional política, así como fomenta la realización de proyectos en las escuelas indígenas y la inserción de las actividades encaminadas a mejorar las condiciones de vida y la sostenibilidad ambiental de las comunidades indígenas. Los resultados obtenidos en las entrevistas con el punto de profesores a la necesidad de acciones intensificar el proceso de sensibilización de alumnos y profesores con respecto a temas ambientales, así como el desarrollo de proyectos interdisciplinares de educación ambiental en la escuela.application/pdfMARTINS, Luciano Gabriel. Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24793porUniversidade Presbiteriana Mackenzielegislação indígenaeducação ambientalarteinterdisciplinaridadelegislación indígenaeducación ambientalarteinterdisciplinaridadCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4188/Luciano%20Gabriel%20Martins.pdf.jpgEducação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEStori, Norbertohttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020Rampazzo, Loris Graldihttp://lattes.cnpq.br/8462299862564726BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALLuciano Gabriel Martins.pdfLuciano Gabriel Martins.pdfapplication/pdf3194954https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4bc22f8b-d1b8-4010-96ff-6e4225a095dc/download110a718b5814c7c9b78b5ee1ce43e421MD51TEXTLuciano Gabriel Martins.pdf.txtLuciano Gabriel Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain295467https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1140b158-e778-400e-9211-80817129a6cd/download9e5f34d67c2fe91806f5955c8eeb393dMD52THUMBNAILLuciano Gabriel Martins.pdf.jpgLuciano Gabriel Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/69dc4317-1849-4535-8f08-edad584f4d8f/download7b30926ca1db9a3315016ba1cf36b2c0MD5310899/247932022-03-14 17:19:10.655oai:dspace.mackenzie.br:10899/24793https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:19:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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