Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24793 |
Resumo: | A presente dissertação busca refletir sobre as atuais diretrizes do sistema educacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) quanto a Educação Indígena. Objetiva também desenvolver atividades de Educação Ambiental com alunos do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), da aldeia Tekoa Pyau, localizada na região do Pico do Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Utilizando-se da metodologia de natureza qualitativa do tipo exploratória, efetuou-se entrevistas com os professores, referentes à Educação Ambiental e indígena, cujas respostas foram tratadas pelo método de conteúdo de acordo com Bardin (2009). Foi realizada uma oficina de desenho de livre criação, com crianças da aldeia (faixa etária de 5 a 10 anos), com ênfase na prática do cotidiano na disposição de resíduos sólidos do entorno. A análise teórica da legislação escolar indígena mostra que na atualidade, recebe atenção especial do MEC e está em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como incentiva a realização de projetos nas escolas indígenas e a inserção de atividades voltadas à melhoria das condições de vida e sustentabilidade ambiental das comunidades indígenas. Os resultados obtidos nas entrevistas com os professores apontam para a necessidade de ações no sentido de intensificar o processo de sensibilização dos alunos e professores quanto às questões ambientais, bem como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de Educação Ambiental na escola. |
id |
UPM_b01f0dc0dcb513e205a562c0fb6704bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24793 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8981709844306799Martins, Luciano GabrielSanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/82237163844680882016-03-15T19:42:47Z2020-05-28T18:10:55Z2014-09-252020-05-28T18:10:55Z2014-06-02A presente dissertação busca refletir sobre as atuais diretrizes do sistema educacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) quanto a Educação Indígena. Objetiva também desenvolver atividades de Educação Ambiental com alunos do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), da aldeia Tekoa Pyau, localizada na região do Pico do Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Utilizando-se da metodologia de natureza qualitativa do tipo exploratória, efetuou-se entrevistas com os professores, referentes à Educação Ambiental e indígena, cujas respostas foram tratadas pelo método de conteúdo de acordo com Bardin (2009). Foi realizada uma oficina de desenho de livre criação, com crianças da aldeia (faixa etária de 5 a 10 anos), com ênfase na prática do cotidiano na disposição de resíduos sólidos do entorno. A análise teórica da legislação escolar indígena mostra que na atualidade, recebe atenção especial do MEC e está em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como incentiva a realização de projetos nas escolas indígenas e a inserção de atividades voltadas à melhoria das condições de vida e sustentabilidade ambiental das comunidades indígenas. Os resultados obtidos nas entrevistas com os professores apontam para a necessidade de ações no sentido de intensificar o processo de sensibilização dos alunos e professores quanto às questões ambientais, bem como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de Educação Ambiental na escola.Esta tesis pretende reflexionar sobre las pautas actuales del sistema educativo del Ministerio de Educación y Cultura (MEC) y de la política de educación ambiental nacional (PNEA) sobre la educación indígena. También pretende desarrollar actividades de educación ambiental con los estudiantes del centro de educación y cultura indígena (CECI), de la aldea Tekoa Pyau, ubicada en la región del Pico Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Utilizando la metodología de carácter cualitativo de tipo exploratorio, realizaron entrevistas con los profesores, referente a la educación ambiental e indígena, cuyas respuestas fueron tratados por el método de contenido según Bardin (2009). Fue realizada una oficina de dibujo de libre creación, con los niños del pueblo (de 5 a 10 años), con énfasis en la práctica de la vida cotidiana en los alrededores de la sólida eliminación de residuos. El Análisis teórico de la escuela indígena legislación muestra que en la actualidad, recibe atención especial del MEC y está en consonancia con la educación ambiental nacional política, así como fomenta la realización de proyectos en las escuelas indígenas y la inserción de las actividades encaminadas a mejorar las condiciones de vida y la sostenibilidad ambiental de las comunidades indígenas. Los resultados obtenidos en las entrevistas con el punto de profesores a la necesidad de acciones intensificar el proceso de sensibilización de alumnos y profesores con respecto a temas ambientales, así como el desarrollo de proyectos interdisciplinares de educación ambiental en la escuela.application/pdfMARTINS, Luciano Gabriel. Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24793porUniversidade Presbiteriana Mackenzielegislação indígenaeducação ambientalarteinterdisciplinaridadelegislación indígenaeducación ambientalarteinterdisciplinaridadCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4188/Luciano%20Gabriel%20Martins.pdf.jpgEducação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEStori, Norbertohttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020Rampazzo, Loris Graldihttp://lattes.cnpq.br/8462299862564726BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALLuciano Gabriel Martins.pdfLuciano Gabriel Martins.pdfapplication/pdf3194954https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4bc22f8b-d1b8-4010-96ff-6e4225a095dc/download110a718b5814c7c9b78b5ee1ce43e421MD51TEXTLuciano Gabriel Martins.pdf.txtLuciano Gabriel Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain295467https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1140b158-e778-400e-9211-80817129a6cd/download9e5f34d67c2fe91806f5955c8eeb393dMD52THUMBNAILLuciano Gabriel Martins.pdf.jpgLuciano Gabriel Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/69dc4317-1849-4535-8f08-edad584f4d8f/download7b30926ca1db9a3315016ba1cf36b2c0MD5310899/247932022-03-14 17:19:10.655oai:dspace.mackenzie.br:10899/24793https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:19:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau |
title |
Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau |
spellingShingle |
Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau Martins, Luciano Gabriel legislação indígena educação ambiental arte interdisciplinaridade legislación indígena educación ambiental arte interdisciplinaridad CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau |
title_full |
Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau |
title_fullStr |
Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau |
title_sort |
Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau |
author |
Martins, Luciano Gabriel |
author_facet |
Martins, Luciano Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8981709844306799 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Luciano Gabriel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8223716384468088 |
contributor_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
legislação indígena educação ambiental arte interdisciplinaridade |
topic |
legislação indígena educação ambiental arte interdisciplinaridade legislación indígena educación ambiental arte interdisciplinaridad CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
legislación indígena educación ambiental arte interdisciplinaridad |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente dissertação busca refletir sobre as atuais diretrizes do sistema educacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) quanto a Educação Indígena. Objetiva também desenvolver atividades de Educação Ambiental com alunos do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), da aldeia Tekoa Pyau, localizada na região do Pico do Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Utilizando-se da metodologia de natureza qualitativa do tipo exploratória, efetuou-se entrevistas com os professores, referentes à Educação Ambiental e indígena, cujas respostas foram tratadas pelo método de conteúdo de acordo com Bardin (2009). Foi realizada uma oficina de desenho de livre criação, com crianças da aldeia (faixa etária de 5 a 10 anos), com ênfase na prática do cotidiano na disposição de resíduos sólidos do entorno. A análise teórica da legislação escolar indígena mostra que na atualidade, recebe atenção especial do MEC e está em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como incentiva a realização de projetos nas escolas indígenas e a inserção de atividades voltadas à melhoria das condições de vida e sustentabilidade ambiental das comunidades indígenas. Os resultados obtidos nas entrevistas com os professores apontam para a necessidade de ações no sentido de intensificar o processo de sensibilização dos alunos e professores quanto às questões ambientais, bem como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de Educação Ambiental na escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-25 2020-05-28T18:10:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:47Z 2020-05-28T18:10:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Luciano Gabriel. Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24793 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Luciano Gabriel. Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4bc22f8b-d1b8-4010-96ff-6e4225a095dc/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1140b158-e778-400e-9211-80817129a6cd/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/69dc4317-1849-4535-8f08-edad584f4d8f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
110a718b5814c7c9b78b5ee1ce43e421 9e5f34d67c2fe91806f5955c8eeb393d 7b30926ca1db9a3315016ba1cf36b2c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820063116951552 |