Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giardino, Solange
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24948
Resumo: The recognition of a society much more technologic is accompanied by the necessity of including skills and competences to deal with the new technologies in the university curriculum. To make possible to the teacher of a knowledge society to insert the utilization of information technology into the process of teaching and learning, some investments from the universities are necessary toward continuous training to its team of teachers. In this context, this research sought to identify the impacts occurring in the didactic of the teachers from the Universidade Presbiteriana Mackenzie, who were graduated in Training Teachers course to use the Virtual Learning Environment Moodle to support the face-to-face classes. A questionnaire was applied to ten teachers who had the greatest number of resources available in their additional on-line courses to get to know better the profile of these professionals.
id UPM_b374617329d675cf455b607255c3ef79
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24948
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/4808339542698874Ambrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Soares, Suely Aparecida Gallihttp://lattes.cnpq.br/1084851064977338Rizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/8451542478200477Giardino, Solange2016-04-18T21:31:59Z2020-05-28T18:11:20Z2009-11-232020-05-28T18:11:20Z2009-09-03http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24948The recognition of a society much more technologic is accompanied by the necessity of including skills and competences to deal with the new technologies in the university curriculum. To make possible to the teacher of a knowledge society to insert the utilization of information technology into the process of teaching and learning, some investments from the universities are necessary toward continuous training to its team of teachers. In this context, this research sought to identify the impacts occurring in the didactic of the teachers from the Universidade Presbiteriana Mackenzie, who were graduated in Training Teachers course to use the Virtual Learning Environment Moodle to support the face-to-face classes. A questionnaire was applied to ten teachers who had the greatest number of resources available in their additional on-line courses to get to know better the profile of these professionals.O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica é acompanhado da necessidade de incluir nos currículos universitários habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. Para que o professor da sociedade do conhecimento possa inserir no processo de ensino e aprendizagem a utilização das tecnologias da informação e comunicação, se faz necessário investimento das Instituições de Ensino Superior em propiciar formação continuada a equipe docente. Nesse contexto, esta pesquisa procurou identificar os impactos ocorridos na prática pedagógica dos professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie que foram certificados no curso de formação de professores para a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como apoio às aulas presenciais. Foi aplicado um questionário a dez professores que tiveram o maior número de recursos disponibilizados em seus cursos complementares on-line, para aferir qual o perfil destes profissionais.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaambiente virtualaprendizagemeducação a distânciaformação de professoresdistance learningvirtual learning environmentsmoodleteacher educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALCapacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALSolange Giardino....pdfSolange Giardino....pdfSolange Giardinoapplication/pdf3599055https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24948/1/Solange%20Giardino....pdf0e5ce51bff307b2829514ec9923efedbMD51TEXTSolange Giardino....pdf.txtSolange Giardino....pdf.txtExtracted texttext/plain268496https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24948/2/Solange%20Giardino....pdf.txt36f8f3bc1540fb1ec11bc5a5793f97b4MD52THUMBNAILSolange Giardino....pdf.jpgSolange Giardino....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24948/3/Solange%20Giardino....pdf.jpg6785dba897f288a1fcbf05f1a87ce155MD5310899/249482022-03-05 03:01:24.723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
title Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
spellingShingle Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
Giardino, Solange
ambiente virtual
aprendizagem
educação a distância
formação de professores
distance learning
virtual learning environments
moodle
teacher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
title_full Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
title_fullStr Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
title_full_unstemmed Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
title_sort Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
author Giardino, Solange
author_facet Giardino, Solange
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soares, Suely Aparecida Galli
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1084851064977338
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rizolli, Marcos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8451542478200477
dc.contributor.author.fl_str_mv Giardino, Solange
contributor_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
Soares, Suely Aparecida Galli
Rizolli, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv ambiente virtual
aprendizagem
educação a distância
formação de professores
topic ambiente virtual
aprendizagem
educação a distância
formação de professores
distance learning
virtual learning environments
moodle
teacher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv distance learning
virtual learning environments
moodle
teacher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description The recognition of a society much more technologic is accompanied by the necessity of including skills and competences to deal with the new technologies in the university curriculum. To make possible to the teacher of a knowledge society to insert the utilization of information technology into the process of teaching and learning, some investments from the universities are necessary toward continuous training to its team of teachers. In this context, this research sought to identify the impacts occurring in the didactic of the teachers from the Universidade Presbiteriana Mackenzie, who were graduated in Training Teachers course to use the Virtual Learning Environment Moodle to support the face-to-face classes. A questionnaire was applied to ten teachers who had the greatest number of resources available in their additional on-line courses to get to know better the profile of these professionals.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-23
2020-05-28T18:11:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:31:59Z
2020-05-28T18:11:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24948
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24948/1/Solange%20Giardino....pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24948/2/Solange%20Giardino....pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24948/3/Solange%20Giardino....pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e5ce51bff307b2829514ec9923efedb
36f8f3bc1540fb1ec11bc5a5793f97b4
6785dba897f288a1fcbf05f1a87ce155
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177237462843392