Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinic, Alessandra Aronovich
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513
Resumo: Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são um grupo de condições caracterizadas pelo início, na primeira infância de atrasos e déficits no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. A terminologia TEA remete a ideia de um espectro de síndromes com características em comum e compõem o Transtorno Autista, o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e a Síndrome de Asperger (LAMPREIA, 2003). Prejuízos na Cognição Social são um dos aspectos marcantes nos quadros de TEA e vêm sendo investigados como critérios para o diagnóstico. Este estudo apresenta uma proposta de avaliação específica para Cognição Social nos TEA, em situação diagnóstica. A avaliação de 22 crianças com TEA, do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, comparadas com grupo controle, constou do Protocolo de Cognição Social desenvolvido pela pesquisadora, Questionário de Comportamento e Comunicação Social ou Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2009), Wisc III-R e Escala de Avaliação do Quociente de Empatia e Sistematização versão para criança, em Português Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). Os resultados obtidos foram discutidos, visando à indicação da proposta de Avaliação de Cognição Social para crianças e seu uso como parte da avaliação diagnóstica de TEA.
id UPM_b45a2b6856565fce460737e8df32da85
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24513
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/1470693655000888Vinic, Alessandra AronovichSchwartzman, José Salomãohttp://lattes.cnpq.br/41479123217076992016-03-15T19:41:14Z2020-05-28T18:09:15Z2012-06-062020-05-28T18:09:15Z2012-02-09Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são um grupo de condições caracterizadas pelo início, na primeira infância de atrasos e déficits no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. A terminologia TEA remete a ideia de um espectro de síndromes com características em comum e compõem o Transtorno Autista, o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e a Síndrome de Asperger (LAMPREIA, 2003). Prejuízos na Cognição Social são um dos aspectos marcantes nos quadros de TEA e vêm sendo investigados como critérios para o diagnóstico. Este estudo apresenta uma proposta de avaliação específica para Cognição Social nos TEA, em situação diagnóstica. A avaliação de 22 crianças com TEA, do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, comparadas com grupo controle, constou do Protocolo de Cognição Social desenvolvido pela pesquisadora, Questionário de Comportamento e Comunicação Social ou Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2009), Wisc III-R e Escala de Avaliação do Quociente de Empatia e Sistematização versão para criança, em Português Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). Os resultados obtidos foram discutidos, visando à indicação da proposta de Avaliação de Cognição Social para crianças e seu uso como parte da avaliação diagnóstica de TEA.Autism Spectrum Disorders (ASD) is a group of conditions characterized by delays and deficits in the development of social, communication and behavioral skills. The terminology ASD refers to the idea of a spectrum of syndromes having common characteristics and is comprised of Autism Disorders, Global Development Disorders Not Otherwise Specified and Asperger s Syndrome (LAMPREIA, 2003). Deficits in Social Cognition are one of the outstanding aspects of individuals with ASD and are being investigated as criteria for diagnosis. This study presents a proposal for the specific evaluation of Social Cognition in ASD, in a diagnostic situation. The evaluation of 22 male children with ASD, between the ages of 6 and 11 years, compared with a control group, consisted of the Social Cognition Protocol, Questionnaire of Social Behavior and Communication or the Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2008), Wisc III and the Quotient Evaluation Scale of Empathy and Systematization Child s Portuguese version Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). The results obtained were discussed, in view of the indicated proposal for Social Cognition Evaluation in children and its use in diagnosing ASD.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfVINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513porUniversidade Presbiteriana Mackenziecognição socialautismoavaliaçãosocial cognitionautismevaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2885/Alessandra%20Aronovich%20Vinic.pdf.jpgEstudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autistaProprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disordersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIED´antino, Maria Eloisa Famáhttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820Macedo, Elizeu Coutinho dehttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445Araujo, Ceres Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0035975628567494Langhi, Celihttp://lattes.cnpq.br/7102231185159382BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALAlessandra Aronovich Vinic.pdfAlessandra Aronovich Vinic.pdfapplication/pdf1072109https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4bb3e10c-69ac-495d-8a01-5de46521a15c/download25b9e36ea51d01f2653fc1f98a9435a2MD51TEXTAlessandra Aronovich Vinic.pdf.txtAlessandra Aronovich Vinic.pdf.txtExtracted texttext/plain177629https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e08ccf5f-7a17-43af-92af-1d0e6bc197ee/downloadfcd8fa69eadd52bb54bf3ba80f48e7abMD52THUMBNAILAlessandra Aronovich Vinic.pdf.jpgAlessandra Aronovich Vinic.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/79dc097d-ffa2-4aad-a825-d0043c611f71/downloadb4fd3d26c8e2aa250f169401283bdd05MD5310899/245132022-03-14 17:10:54.904oai:dspace.mackenzie.br:10899/24513https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:10:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders
title Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
spellingShingle Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
Vinic, Alessandra Aronovich
cognição social
autismo
avaliação
social cognition
autism
evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
title_full Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
title_fullStr Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
title_full_unstemmed Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
title_sort Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
author Vinic, Alessandra Aronovich
author_facet Vinic, Alessandra Aronovich
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1470693655000888
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinic, Alessandra Aronovich
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schwartzman, José Salomão
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4147912321707699
contributor_str_mv Schwartzman, José Salomão
dc.subject.por.fl_str_mv cognição social
autismo
avaliação
topic cognição social
autismo
avaliação
social cognition
autism
evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv social cognition
autism
evaluation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são um grupo de condições caracterizadas pelo início, na primeira infância de atrasos e déficits no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. A terminologia TEA remete a ideia de um espectro de síndromes com características em comum e compõem o Transtorno Autista, o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e a Síndrome de Asperger (LAMPREIA, 2003). Prejuízos na Cognição Social são um dos aspectos marcantes nos quadros de TEA e vêm sendo investigados como critérios para o diagnóstico. Este estudo apresenta uma proposta de avaliação específica para Cognição Social nos TEA, em situação diagnóstica. A avaliação de 22 crianças com TEA, do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, comparadas com grupo controle, constou do Protocolo de Cognição Social desenvolvido pela pesquisadora, Questionário de Comportamento e Comunicação Social ou Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2009), Wisc III-R e Escala de Avaliação do Quociente de Empatia e Sistematização versão para criança, em Português Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). Os resultados obtidos foram discutidos, visando à indicação da proposta de Avaliação de Cognição Social para crianças e seu uso como parte da avaliação diagnóstica de TEA.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-06
2020-05-28T18:09:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:41:14Z
2020-05-28T18:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513
identifier_str_mv VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4bb3e10c-69ac-495d-8a01-5de46521a15c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e08ccf5f-7a17-43af-92af-1d0e6bc197ee/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/79dc097d-ffa2-4aad-a825-d0043c611f71/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 25b9e36ea51d01f2653fc1f98a9435a2
fcd8fa69eadd52bb54bf3ba80f48e7ab
b4fd3d26c8e2aa250f169401283bdd05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820017134796800