Reputação corporativa, confiança interorganizacional e desempenho da aliança estratégica: um estudo no setor farmacêutico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoelz, José Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23303
Resumo: Dentre os vários elementos que os tomadores de decisão consideram ao se engajarem em alianças estratégicas destacam-se a reputação corporativa e a confiança interorganizacional. Utilizando uma estratégia de pesquisa de métodos mistos do tipo incorporado, propõe-se, neste estudo, investigar a relação entre a reputação corporativa, a confiança interorganizacional e o desempenho da aliança estratégica. Para tal, a pesquisa foi organizada em duas etapas: a) um estudo principal de natureza quantitativa, com o objetivo de investigar as relações causais entre os construtos de reputação corporativa, confiança interorganizacional e de desempenho da aliança estratégica e; b) um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de validar o modelo de mensuração conduzido na etapa quantitativa, com base no referencial teórico, a partir da dedução das proposições explicativas da situação-problema. Para o teste empírico do modelo conceitual foram coletados dados primários sobre 132 alianças por meio de questionário respondido pelos gestores. O teste do modelo foi realizado por meio da técnica estatística de equações estruturais (SEM), com base no método de mínimos quadrados parciais (PLS). Dentre os principais resultados, destaca-se que esse estudo foi bem-sucedido em estabelecer o efeito positivo da reputação corporativa sobre a confiança interorganizacional e o desempenho da aliança estratégica. Ademais, foi encontrado um efeito mediador da confiança interorganizacional sobre a relação entre a reputação corporativa e o desempenho da aliança estratégica. Este estudo também traz implicações para a gestão de alianças ao corroborar a ideia de que a reputação corporativa e a confiança interorganizacional são elementos que suplementam os mecanismos de governança em contratos relacionais.
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Para tal, a pesquisa foi organizada em duas etapas: a) um estudo principal de natureza quantitativa, com o objetivo de investigar as relações causais entre os construtos de reputação corporativa, confiança interorganizacional e de desempenho da aliança estratégica e; b) um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de validar o modelo de mensuração conduzido na etapa quantitativa, com base no referencial teórico, a partir da dedução das proposições explicativas da situação-problema. Para o teste empírico do modelo conceitual foram coletados dados primários sobre 132 alianças por meio de questionário respondido pelos gestores. O teste do modelo foi realizado por meio da técnica estatística de equações estruturais (SEM), com base no método de mínimos quadrados parciais (PLS). Dentre os principais resultados, destaca-se que esse estudo foi bem-sucedido em estabelecer o efeito positivo da reputação corporativa sobre a confiança interorganizacional e o desempenho da aliança estratégica. Ademais, foi encontrado um efeito mediador da confiança interorganizacional sobre a relação entre a reputação corporativa e o desempenho da aliança estratégica. Este estudo também traz implicações para a gestão de alianças ao corroborar a ideia de que a reputação corporativa e a confiança interorganizacional são elementos que suplementam os mecanismos de governança em contratos relacionais.Among the many elements that decision-makers consider when engaging in strategic alliances, the corporate reputation and inter-organizational trust stand out. Using a mixed methods strategy of research, was proposed, in this study, to investigate the relationship between partner’s corporate reputation, inter-organizational trust and strategic alliance performance. Thus, this research was built in two phases: a) a main quantitative study aiming to investigating the causal relations between the constructs of partner’s corporate reputation, inter-organizational trust and strategic alliance performance and; b) a qualitative study aiming to validate the measurement model elaborated in the quantitative phase based on the theoretical framework elaborated by deduction of the explanatory propositions of the problem situation. For the conceptual model empirical test, were collected primary data about 132 alliances through interviews with their managers. The model statistical test was performed by Structural Equations Modeling (SEM), based on the Partial Least Squares (PLS) method. Among the main results, this study was successful in establishing the positive effect of corporate reputation on interorganizational trust and strategic alliance performance. In addition, was found a mediating effect of interorganizational trust on the relationship between the corporate reputation and the strategic alliance performance. This study also affects the alliance management corroborating the idea that corporate reputation and interorganizational trust are elements that supplement governance mechanisms in relational contracts.application/pdfHOELZ, José Carlos. Reputação corporativa, confiança interorganizacional e desempenho da aliança estratégica: um estudo no setor farmacêutico brasileiro. 2017. 147 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23303corporate reputationinterorganizational truststrategic alliance performancerelational contractmixed methods approachporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreputação corporativaconfiança interorganizacionaldesempenho da aliança estratégicacontrato relacionalpesquisa de métodos mistosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15654/JOS%c3%89%20CARLOS%20HOELZ.pdf.jpgReputação corporativa, confiança interorganizacional e desempenho da aliança estratégica: um estudo no setor farmacêutico brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEThomaz, José CarlosGonçalves, Carlos AlbertoKlement, Claudia Fernanda FranceschiSegatto, Andrea PaulaBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALJOSÉ CARLOS HOELZ.pdfJOSÉ CARLOS HOELZ.pdfapplication/pdf2777001https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/07e2acca-4088-4e52-ae3a-dc9cd261b605/download6a95520819b7b24803576836f90c28fdMD51TEXTJOSÉ CARLOS HOELZ.pdf.txtJOSÉ CARLOS HOELZ.pdf.txtExtracted texttext/plain294661https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2960bdaf-d6c2-428e-88d1-753355ce82e5/downloada7700292fb14119278a2379f409eaab5MD52THUMBNAILJOSÉ CARLOS HOELZ.pdf.jpgJOSÉ CARLOS HOELZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ec9af798-30fc-4453-9f2d-1402b127d2c5/downloadd793e126efbd013d978783d681b66aecMD5310899/233032022-03-14 16:07:39.257http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23303https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:07:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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