Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22553 |
Resumo: | O atendimento educacional de transtornos do espectro do autismo (TEA) tem sido alvo de reflexões e propostas diferenciadas, uma vez que a inclusão destes alunos é uma realidade no sistema educacional brasileiro e na rede municipal de Barra Mansa. A ideia inicial deste trabalho nasceu da inquietação, na realização de uma avaliação pedagógica assertiva, visando à melhoria deste atendimento. Tal inquietação buscou esclarecer e fornecer subsídios para reflexões sobre a prática educacional com ações eficientes, direcionados aos alunos com TEA, na busca de alternativas metodológicas a fim de inseri-los no contexto educacional. Portanto se fazem necessário entender o que é TEA para, se propor atividades pedagógicas e que se possam ampliar a discussão de modelos e formas de aplicação específicas ao transtorno e suas características. Este estudo se propôs identificar os desafios encontrados pelos professores de sala de recursos multifuncionais ao realizar a avaliação pedagógica em alunos com TEA; os principais problemas que afetam a realização da avaliação e verificar as perspectivas dos professores no que tange a concepção de avaliação pedagógica enquanto construtores desta avaliação no AEE e seu enfrentamento diante dos desafios encontrados. Na condução da pesquisa, optou-se pelo estudo exploratório para busca de mais dados, visto tratar-se de tema escasso na literatura. Participaram respondendo a um questionário 20 professoras que atuam nas 24 salas de recursos multifuncionais existentes no município. As respostas foram analisadas, descritas e apresentadas através da estruturação de relatório o qual contém, além das transcrições do registro pelo anotador, um resumo dos comentários mais importantes, conclusões e recomendações. Verificou-se que os professores na realização da avaliação pedagógica, apresentam insegurança e dúvidas ao preencher os documentos, fazendo de forma inconsistente e subjetiva ao realizarem seus relatos através de documentos semestrais e relatórios de avaliação. Demonstrando com estes documentos a fragilidade e dificuldade na realização do seu trabalho com os alunos TEA, pois estes demandam maior conhecimento e precisam de uma avaliação pontual. Os dados tabulados revelaram que a formação em nível superior não é suficiente no preparo do professor para atuar numa perspectiva de educação inclusiva, uma condição que vem ao encontro dos desafios apresentados pelos professores em realizar ações que favoreçam a avaliação do aluno com TEA. O estudo atingiu os objetivos propostos e o seu conteúdo evidencia a complexidade e a abrangência do tema, sendo impossível esgotá-lo em suas dimensões, levantando indicadores que possibilitam a continuidade de pesquisas com propostas de atividades pedagógicas voltadas para o AEE, específico para TEA. |
id |
UPM_befd8e2518b66c0a7a5dc9c3691d72c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/22553 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8616985212179373Moura, Juliana Prado SilvaSaeta, Beatriz Regina Pereirahttp://lattes.cnpq.br/93675979021188722016-03-15T19:40:16Z2020-03-19T15:20:04Z2014-04-042020-03-19T15:20:04Z2014-02-12O atendimento educacional de transtornos do espectro do autismo (TEA) tem sido alvo de reflexões e propostas diferenciadas, uma vez que a inclusão destes alunos é uma realidade no sistema educacional brasileiro e na rede municipal de Barra Mansa. A ideia inicial deste trabalho nasceu da inquietação, na realização de uma avaliação pedagógica assertiva, visando à melhoria deste atendimento. Tal inquietação buscou esclarecer e fornecer subsídios para reflexões sobre a prática educacional com ações eficientes, direcionados aos alunos com TEA, na busca de alternativas metodológicas a fim de inseri-los no contexto educacional. Portanto se fazem necessário entender o que é TEA para, se propor atividades pedagógicas e que se possam ampliar a discussão de modelos e formas de aplicação específicas ao transtorno e suas características. Este estudo se propôs identificar os desafios encontrados pelos professores de sala de recursos multifuncionais ao realizar a avaliação pedagógica em alunos com TEA; os principais problemas que afetam a realização da avaliação e verificar as perspectivas dos professores no que tange a concepção de avaliação pedagógica enquanto construtores desta avaliação no AEE e seu enfrentamento diante dos desafios encontrados. Na condução da pesquisa, optou-se pelo estudo exploratório para busca de mais dados, visto tratar-se de tema escasso na literatura. Participaram respondendo a um questionário 20 professoras que atuam nas 24 salas de recursos multifuncionais existentes no município. As respostas foram analisadas, descritas e apresentadas através da estruturação de relatório o qual contém, além das transcrições do registro pelo anotador, um resumo dos comentários mais importantes, conclusões e recomendações. Verificou-se que os professores na realização da avaliação pedagógica, apresentam insegurança e dúvidas ao preencher os documentos, fazendo de forma inconsistente e subjetiva ao realizarem seus relatos através de documentos semestrais e relatórios de avaliação. Demonstrando com estes documentos a fragilidade e dificuldade na realização do seu trabalho com os alunos TEA, pois estes demandam maior conhecimento e precisam de uma avaliação pontual. Os dados tabulados revelaram que a formação em nível superior não é suficiente no preparo do professor para atuar numa perspectiva de educação inclusiva, uma condição que vem ao encontro dos desafios apresentados pelos professores em realizar ações que favoreçam a avaliação do aluno com TEA. O estudo atingiu os objetivos propostos e o seu conteúdo evidencia a complexidade e a abrangência do tema, sendo impossível esgotá-lo em suas dimensões, levantando indicadores que possibilitam a continuidade de pesquisas com propostas de atividades pedagógicas voltadas para o AEE, específico para TEA.The educational service for autism spectrum disorders (ASD) has been the subject of discussions and proposals differentiated, since the inclusion of these students is a reality in the Brazilian educational system and the municipal Barra Mansa. The initial idea of this work was born of restlessness, in conducting an assertive teacher assessment in order to improve this service. Such restlessness sought clarification and provides subsidies for reflection on educational practice with efficient actions targeted to students with ASD in the pursuit of methodological alternatives in order to insert them in the educational context. So if you do need to understand what is to TEA, and propose educational activities that can broaden the discussion of models and forms of the disorder and its specific application characteristics. This study aimed to identify the challenges faced by teachers of multifunctional resource room to perform the evaluation in teaching students with ASD and main problems that affect the implementation of the assessment and verify the perspectives of teachers regarding the design of educational evaluation as builders this review in ESA and fought before the challenges encountered. In conducting the research, we opted for an exploratory study to search for more data, since these are of little theme in literature. Participants answered a questionnaire 20 teachers working in 24 multifunctional halls existing resources in the municipality. The responses were analyzed, described and presented by structuring report which contains, besides the transcripts of the record by the annotator, a summary of the most important comments, conclusions and recommendations. It was found that teachers implementing the pedagogical evaluation, uncertainty and doubt have to complete the documents, making inconsistent and subjective way to realize their semiannual reports through documents and evaluation reports. With these documents demonstrating the weakness and difficulty in carrying out their work with ASD students, because they require greater knowledge and need a specific evaluation. The tabulated data revealed that graduating at the college level isn t enough to prepare the teacher to act in the interests of inclusive education, a condition that meets the challenges presented by the teachers in performing actions that favor the assessment of students with TEA. The study achieved its objectives and its content demonstrates the complexity and scope of the subject, making it impossible to exhaust it in its dimensions, raising indicators that enable the continuity of research proposals focused on educational activities for ESA, specific to ASD.Universidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfMOURA, Juliana Prado Silva. Specialized care for students with disorders of the spectrum of autism: pervasive developmental disorders: challenges in the realization of educational evaluation in Barra Mansa/RJ. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22553porUniversidade Presbiteriana Mackenzieavaliação pedagógicatranstornos do espectro do autismoatendimento educacional especializadoeducational evaluationautism spectrum disordersattention-standing specialized educationalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3873/Juliana%20Prado%20Silva%20Moura.pdf.jpgAtendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJSpecialized care for students with disorders of the spectrum of autism: pervasive developmental disorders: challenges in the realization of educational evaluation in Barra Mansa/RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIED´antino, Maria Eloisa Famáhttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820Silvestre, Magali Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/4428320866575246BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALJuliana Prado Silva Moura.pdfJuliana Prado Silva Moura.pdfapplication/pdf1429275https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b013e269-ef55-46c9-8400-2facd168ce21/downloadaa06b75fcb13d10699e8f7c46ff0d5e8MD51TEXTJuliana Prado Silva Moura.pdf.txtJuliana Prado Silva Moura.pdf.txtExtracted texttext/plain266760https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2f2544fc-7297-4c6f-93e9-d62215d041be/download0e6bedaab1fbeec2f1deefd04313a295MD52THUMBNAILJuliana Prado Silva Moura.pdf.jpgJuliana Prado Silva Moura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6f36cea7-ba1b-4eef-ac9c-cc7334cc11e5/downloada6c45e2d2bce599e86a3327a4abe2627MD5310899/225532022-03-14 15:39:36.148oai:dspace.mackenzie.br:10899/22553https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:39:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Specialized care for students with disorders of the spectrum of autism: pervasive developmental disorders: challenges in the realization of educational evaluation in Barra Mansa/RJ |
title |
Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ |
spellingShingle |
Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ Moura, Juliana Prado Silva avaliação pedagógica transtornos do espectro do autismo atendimento educacional especializado educational evaluation autism spectrum disorders attention-standing specialized educational CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ |
title_full |
Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ |
title_fullStr |
Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ |
title_full_unstemmed |
Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ |
title_sort |
Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro do autismo: desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ |
author |
Moura, Juliana Prado Silva |
author_facet |
Moura, Juliana Prado Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8616985212179373 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Juliana Prado Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saeta, Beatriz Regina Pereira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9367597902118872 |
contributor_str_mv |
Saeta, Beatriz Regina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação pedagógica transtornos do espectro do autismo atendimento educacional especializado |
topic |
avaliação pedagógica transtornos do espectro do autismo atendimento educacional especializado educational evaluation autism spectrum disorders attention-standing specialized educational CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
educational evaluation autism spectrum disorders attention-standing specialized educational |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O atendimento educacional de transtornos do espectro do autismo (TEA) tem sido alvo de reflexões e propostas diferenciadas, uma vez que a inclusão destes alunos é uma realidade no sistema educacional brasileiro e na rede municipal de Barra Mansa. A ideia inicial deste trabalho nasceu da inquietação, na realização de uma avaliação pedagógica assertiva, visando à melhoria deste atendimento. Tal inquietação buscou esclarecer e fornecer subsídios para reflexões sobre a prática educacional com ações eficientes, direcionados aos alunos com TEA, na busca de alternativas metodológicas a fim de inseri-los no contexto educacional. Portanto se fazem necessário entender o que é TEA para, se propor atividades pedagógicas e que se possam ampliar a discussão de modelos e formas de aplicação específicas ao transtorno e suas características. Este estudo se propôs identificar os desafios encontrados pelos professores de sala de recursos multifuncionais ao realizar a avaliação pedagógica em alunos com TEA; os principais problemas que afetam a realização da avaliação e verificar as perspectivas dos professores no que tange a concepção de avaliação pedagógica enquanto construtores desta avaliação no AEE e seu enfrentamento diante dos desafios encontrados. Na condução da pesquisa, optou-se pelo estudo exploratório para busca de mais dados, visto tratar-se de tema escasso na literatura. Participaram respondendo a um questionário 20 professoras que atuam nas 24 salas de recursos multifuncionais existentes no município. As respostas foram analisadas, descritas e apresentadas através da estruturação de relatório o qual contém, além das transcrições do registro pelo anotador, um resumo dos comentários mais importantes, conclusões e recomendações. Verificou-se que os professores na realização da avaliação pedagógica, apresentam insegurança e dúvidas ao preencher os documentos, fazendo de forma inconsistente e subjetiva ao realizarem seus relatos através de documentos semestrais e relatórios de avaliação. Demonstrando com estes documentos a fragilidade e dificuldade na realização do seu trabalho com os alunos TEA, pois estes demandam maior conhecimento e precisam de uma avaliação pontual. Os dados tabulados revelaram que a formação em nível superior não é suficiente no preparo do professor para atuar numa perspectiva de educação inclusiva, uma condição que vem ao encontro dos desafios apresentados pelos professores em realizar ações que favoreçam a avaliação do aluno com TEA. O estudo atingiu os objetivos propostos e o seu conteúdo evidencia a complexidade e a abrangência do tema, sendo impossível esgotá-lo em suas dimensões, levantando indicadores que possibilitam a continuidade de pesquisas com propostas de atividades pedagógicas voltadas para o AEE, específico para TEA. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-04 2020-03-19T15:20:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:40:16Z 2020-03-19T15:20:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Juliana Prado Silva. Specialized care for students with disorders of the spectrum of autism: pervasive developmental disorders: challenges in the realization of educational evaluation in Barra Mansa/RJ. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22553 |
identifier_str_mv |
MOURA, Juliana Prado Silva. Specialized care for students with disorders of the spectrum of autism: pervasive developmental disorders: challenges in the realization of educational evaluation in Barra Mansa/RJ. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b013e269-ef55-46c9-8400-2facd168ce21/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2f2544fc-7297-4c6f-93e9-d62215d041be/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6f36cea7-ba1b-4eef-ac9c-cc7334cc11e5/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa06b75fcb13d10699e8f7c46ff0d5e8 0e6bedaab1fbeec2f1deefd04313a295 a6c45e2d2bce599e86a3327a4abe2627 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819991296835584 |