OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josivan Pereira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Digital do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28920
Resumo: A cultura de modificação (modding) de jogos digitais vem crescendo mundialmente e empresas desenvolvedoras de jogos digitais estão aproveitando essa cultura para aumentar o engajamento entre seus jogadores, com o objetivo de estender o uso dos seus jogos e gerar mais receita com eles. Por outro lado, a utilização de modding de jogos digitais open-source ainda não tem tantos adeptos quanto em cenário comercial. No que diz respeito a jogos educacionais open-source, a cultura de modding pode ajudar no reúso e adaptação dos jogos e permitir o reaproveitamento para diferentes contextos educacionais. Neste contexto, esta tese de doutorado aborda o estudo da modificação de jogos digitais open-source, de entretenimento, para sua conversão em jogos digitais educacionais, utilizando as Técnicas de Engenharia Reversa e Desenvolvimento Dirigido a Testes. Um Framework conceitual para a conversão de jogos open-source, de entretenimento, em jogos educacionais, para o contexto de ensino de Fundamentos de Programação de Computadores no ensino superior, foi proposto; a principal ideia é permitir a criação, sistematizada, de um Game Design Document (GDD) baseado em Engenharia Reversa e Testes de Software que atenda aos objetivos educacionais e guie a inserção do conteúdo educacional, de forma a prover equilíbrio, no jogo educacional, entre o gameplay e o conteúdo educacional. Como prova de conceito, intervenções foram realizadas, com alunos de graduação, no sentido de modificar jogos digitais de entretenimento e convertê-los em jogos educacionais, utilizando Engenharia Reversa e/ou Desenvolvimento Dirigido a Testes. Os jogos educacionais resultantes têm aplicações no contexto educacional do ensino de Fundamentos de Programação de Computadores e foram avaliados por estudantes da disciplina-alvo, no ensino e superior, com apoio dos modelos de avaliação de qualidade de experiência de Jogos Educacionais e Software, respectivamente, MEEGA+ e ITU.BT500. Os resultados sobre os jogos educacionais e o Framework se mostraram muito positivos.
id UPM_c2ad3160b3768e0569f291884ff18c99
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/28920
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Silva, Josivan Pereira daSilveira, Ismar Frango2022-04-05T18:46:22Z2022-04-05T18:46:22Z2022-01-31A cultura de modificação (modding) de jogos digitais vem crescendo mundialmente e empresas desenvolvedoras de jogos digitais estão aproveitando essa cultura para aumentar o engajamento entre seus jogadores, com o objetivo de estender o uso dos seus jogos e gerar mais receita com eles. Por outro lado, a utilização de modding de jogos digitais open-source ainda não tem tantos adeptos quanto em cenário comercial. No que diz respeito a jogos educacionais open-source, a cultura de modding pode ajudar no reúso e adaptação dos jogos e permitir o reaproveitamento para diferentes contextos educacionais. Neste contexto, esta tese de doutorado aborda o estudo da modificação de jogos digitais open-source, de entretenimento, para sua conversão em jogos digitais educacionais, utilizando as Técnicas de Engenharia Reversa e Desenvolvimento Dirigido a Testes. Um Framework conceitual para a conversão de jogos open-source, de entretenimento, em jogos educacionais, para o contexto de ensino de Fundamentos de Programação de Computadores no ensino superior, foi proposto; a principal ideia é permitir a criação, sistematizada, de um Game Design Document (GDD) baseado em Engenharia Reversa e Testes de Software que atenda aos objetivos educacionais e guie a inserção do conteúdo educacional, de forma a prover equilíbrio, no jogo educacional, entre o gameplay e o conteúdo educacional. Como prova de conceito, intervenções foram realizadas, com alunos de graduação, no sentido de modificar jogos digitais de entretenimento e convertê-los em jogos educacionais, utilizando Engenharia Reversa e/ou Desenvolvimento Dirigido a Testes. Os jogos educacionais resultantes têm aplicações no contexto educacional do ensino de Fundamentos de Programação de Computadores e foram avaliados por estudantes da disciplina-alvo, no ensino e superior, com apoio dos modelos de avaliação de qualidade de experiência de Jogos Educacionais e Software, respectivamente, MEEGA+ e ITU.BT500. Os resultados sobre os jogos educacionais e o Framework se mostraram muito positivos.IPM - Instituto Presbiteriano Mackenziehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28920porengAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessmodificação de jogosrecursos educacionais abertosjogos digitais educacionaisjogos digitais abertosOML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830https://orcid.org/0000-0001-8029-072Xhttp://lattes.cnpq.br/5756986456695847https://orcid.org/0000-0003-0892-1317Barboza Junior, Alcides Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/6371336337516356https://orcid.org/0000-0002-1195-792XSilva, Lucianohttp://lattes.cnpq.br/9578832375902806http://orcid.org/0000-0001-6341-1323Braga, Pedro Henrique Caciquehttp://lattes.cnpq.br/9450723382257018Barcelos, Thiago Schumacherhttp://lattes.cnpq.br/0179728954543082The culture of modification (modding) of digital games has been growing worldwide and companies that develop digital games are taking advantage of this culture to increase the engagement among their players, aiming to extend the use of their games and generate more revenue with them. On the other hand, the use of opensource digital game modding is not as popular as in the commercial scenario. With regard to open-source educational games, the modding culture can help to reuse and adapt games and allow reuse for different educational contexts. In this context, this doctoral thesis addresses the study of the modification of open-source digital entertainment games, for their conversion into educational digital games, using the Techniques of Reverse Engineering and Test-Driven Development. A conceptual framework for converting open- source entertainment games into educational games for the context of teaching computer programming fundamentals in higher education was proposed; the main idea is to allow the systematized creation of a Game Design Document (GDD) based on Reverse Engineering and Software Testing that meets educational objectives and guides the insertion of educational content, in order to provide balance in the educational game between the gameplay and educational content. As a proof of concept, interventions have been carried out with undergraduate students to modify digital entertainment games and convert them into educational games, using Reverse Engineering and/or Test-Driven Development. The resulting educational games have applications in the educational context of teaching computer programming fundamentals and were evaluated by students from the target discipline, in higher education, with the support of Educational Games and Software quality of experience evaluation models, respectively, MEEGA+ and ITU.BT500. The results of the games and the Framework are very positive.game moddinggame remixopen educational resourcedigital educational gameopen digital gameEscola de Engenharia Mackenzie (EE)Engenharia Elétrica e ComputaçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAORIGINALJOSIVAN PEREIRA DA SILVA -ptotegido.pdfJOSIVAN PEREIRA DA SILVA -ptotegido.pdfJosivan Pereira da Silvaapplication/pdf3322894https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3ac00fe1-6fff-4ba6-8ace-47057281e077/download0753b12bb7d0c7f4b578a425b44e0643MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fe036a6a-2391-4bbc-a09b-e31d665083d2/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4a1db1d9-4e4a-477f-8e65-13cb35923837/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTJOSIVAN PEREIRA DA SILVA -ptotegido.pdf.txtJOSIVAN PEREIRA DA SILVA -ptotegido.pdf.txtExtracted texttext/plain413066https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/da4522c4-9abd-4d2a-ae76-0d5371f48dd0/downloade2dc8f725395de30de2a50cfac001060MD54THUMBNAILJOSIVAN PEREIRA DA SILVA -ptotegido.pdf.jpgJOSIVAN PEREIRA DA SILVA -ptotegido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00a1f710-840d-4327-a876-f7e646b0f5af/downloada62184d7912ea476865ccaf76c89cad3MD5510899/289202022-04-06 02:01:45.574http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/28920https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-04-06T02:01:45Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais
title OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais
spellingShingle OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais
Silva, Josivan Pereira da
modificação de jogos
recursos educacionais abertos
jogos digitais educacionais
jogos digitais abertos
title_short OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais
title_full OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais
title_fullStr OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais
title_full_unstemmed OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais
title_sort OML-ABC: um framework conceitual para repropósito de jogos digitais abertos para fins educacionais
author Silva, Josivan Pereira da
author_facet Silva, Josivan Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josivan Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Ismar Frango
contributor_str_mv Silveira, Ismar Frango
dc.subject.por.fl_str_mv modificação de jogos
recursos educacionais abertos
jogos digitais educacionais
jogos digitais abertos
topic modificação de jogos
recursos educacionais abertos
jogos digitais educacionais
jogos digitais abertos
description A cultura de modificação (modding) de jogos digitais vem crescendo mundialmente e empresas desenvolvedoras de jogos digitais estão aproveitando essa cultura para aumentar o engajamento entre seus jogadores, com o objetivo de estender o uso dos seus jogos e gerar mais receita com eles. Por outro lado, a utilização de modding de jogos digitais open-source ainda não tem tantos adeptos quanto em cenário comercial. No que diz respeito a jogos educacionais open-source, a cultura de modding pode ajudar no reúso e adaptação dos jogos e permitir o reaproveitamento para diferentes contextos educacionais. Neste contexto, esta tese de doutorado aborda o estudo da modificação de jogos digitais open-source, de entretenimento, para sua conversão em jogos digitais educacionais, utilizando as Técnicas de Engenharia Reversa e Desenvolvimento Dirigido a Testes. Um Framework conceitual para a conversão de jogos open-source, de entretenimento, em jogos educacionais, para o contexto de ensino de Fundamentos de Programação de Computadores no ensino superior, foi proposto; a principal ideia é permitir a criação, sistematizada, de um Game Design Document (GDD) baseado em Engenharia Reversa e Testes de Software que atenda aos objetivos educacionais e guie a inserção do conteúdo educacional, de forma a prover equilíbrio, no jogo educacional, entre o gameplay e o conteúdo educacional. Como prova de conceito, intervenções foram realizadas, com alunos de graduação, no sentido de modificar jogos digitais de entretenimento e convertê-los em jogos educacionais, utilizando Engenharia Reversa e/ou Desenvolvimento Dirigido a Testes. Os jogos educacionais resultantes têm aplicações no contexto educacional do ensino de Fundamentos de Programação de Computadores e foram avaliados por estudantes da disciplina-alvo, no ensino e superior, com apoio dos modelos de avaliação de qualidade de experiência de Jogos Educacionais e Software, respectivamente, MEEGA+ e ITU.BT500. Os resultados sobre os jogos educacionais e o Framework se mostraram muito positivos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T18:46:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-05T18:46:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28920
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28920
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3ac00fe1-6fff-4ba6-8ace-47057281e077/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fe036a6a-2391-4bbc-a09b-e31d665083d2/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4a1db1d9-4e4a-477f-8e65-13cb35923837/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/da4522c4-9abd-4d2a-ae76-0d5371f48dd0/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00a1f710-840d-4327-a876-f7e646b0f5af/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 0753b12bb7d0c7f4b578a425b44e0643
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
e2dc8f725395de30de2a50cfac001060
a62184d7912ea476865ccaf76c89cad3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1822588096947945472