Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39332 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral compreender como uma empresa familiar de comércio de embalagem estabelece suas estratégias de comunicação para fortalecer sua marca diante do público-alvo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, a fim de identificar como essas estratégias são importantes para o fortalecimento da marca e a fidelização dos clientes. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas online e foi revelado que a reciclagem e a sustentabilidade são umas das estratégias mais importantes para fortalecer a marca de uma empresa familiar, além do marketing digital. As análises realizadas oferecem informações valiosas para a empresa familiar em estudo, além de contribuir para um entendimento mais amplo das dinâmicas do marketing no setor de embalagens, principalmente para empresas familiares de pequeno porte. Importante ressaltar que a pesquisa reuniu diversas estratégias tanto de comunicação como de marcas, validadas através das entrevistas, relevando seu impacto real no sucesso de uma empresa familiar. |
id |
UPM_dd4f2882cf0bfef3a7ab04ebd31bda14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/39332 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Melo, Angelica MarquesBernardi , Isabella PortelaAlonso, Izabella ParraVianna, Juliana GhigonettoIssa Junior, Eduardo Neder2024-09-10T17:59:04Z2024-09-10T17:59:04Z2023-12-12Este estudo teve como objetivo geral compreender como uma empresa familiar de comércio de embalagem estabelece suas estratégias de comunicação para fortalecer sua marca diante do público-alvo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, a fim de identificar como essas estratégias são importantes para o fortalecimento da marca e a fidelização dos clientes. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas online e foi revelado que a reciclagem e a sustentabilidade são umas das estratégias mais importantes para fortalecer a marca de uma empresa familiar, além do marketing digital. As análises realizadas oferecem informações valiosas para a empresa familiar em estudo, além de contribuir para um entendimento mais amplo das dinâmicas do marketing no setor de embalagens, principalmente para empresas familiares de pequeno porte. Importante ressaltar que a pesquisa reuniu diversas estratégias tanto de comunicação como de marcas, validadas através das entrevistas, relevando seu impacto real no sucesso de uma empresa familiar.This study had the general objective of understanding how a family packaging business establishes its communication strategies to strengthen its brand in front of the target audience. To this end, qualitative and exploratory research was carried out to identify how these strategies are important for strengthening the brand and building customer loyalty. The research was conducted through online interviews, and it was revealed that recycling and sustainability are one of the most important strategies to strengthen the brand of a family business, in addition to digital marketing. The analyzes carried out offer valuable information for the family business under study, in addition to contributing to a broader understanding of marketing dynamics in the packaging sector, especially for small family businesses. It is important to highlight that the research brought together several communication and brand strategies, validated through interviews, highlighting their real impact on the success of a family business.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39332Universidade Presbiteriana Mackenzieestratégias de comunicaçãoempresas familiaresestratégias de marcafortalecimento da marcareciclagemcommunication strategiesfamily businessesbrand strategiesstrengthening the brandrecyclingEstratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)ORIGINAL10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdfapplication/pdf490435https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02a3f5de-4f47-4068-aef6-5183567fdcec/download3d6a7c2ab41082f1cdc2b80afd68a34cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c07e9d2a-a3f2-42a6-b48a-3cfa446edb39/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXT10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf.txt10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf.txtExtracted texttext/plain95448https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ddb97590-b3a2-45cf-ae1c-ceca4fca8e0f/download5b307920f91870c848cb536d75575b6dMD53THUMBNAIL10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf.jpg10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2746https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c3a2cc7c-7866-4ea8-b8d4-98159860c903/download082727513e4d92254c0a82bb48e6c0d6MD5410899/393322024-09-11 03:00:30.478oai:dspace.mackenzie.br:10899/39332https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-09-11T03:00:30Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens |
title |
Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens Melo, Angelica Marques estratégias de comunicação empresas familiares estratégias de marca fortalecimento da marca reciclagem communication strategies family businesses brand strategies strengthening the brand recycling |
title_short |
Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens |
title_full |
Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens |
title_sort |
Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens |
author |
Melo, Angelica Marques |
author_facet |
Melo, Angelica Marques Bernardi , Isabella Portela Alonso, Izabella Parra Vianna, Juliana Ghigonetto |
author_role |
author |
author2 |
Bernardi , Isabella Portela Alonso, Izabella Parra Vianna, Juliana Ghigonetto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Angelica Marques Bernardi , Isabella Portela Alonso, Izabella Parra Vianna, Juliana Ghigonetto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Issa Junior, Eduardo Neder |
contributor_str_mv |
Issa Junior, Eduardo Neder |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégias de comunicação empresas familiares estratégias de marca fortalecimento da marca reciclagem communication strategies family businesses brand strategies strengthening the brand recycling |
topic |
estratégias de comunicação empresas familiares estratégias de marca fortalecimento da marca reciclagem communication strategies family businesses brand strategies strengthening the brand recycling |
description |
Este estudo teve como objetivo geral compreender como uma empresa familiar de comércio de embalagem estabelece suas estratégias de comunicação para fortalecer sua marca diante do público-alvo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, a fim de identificar como essas estratégias são importantes para o fortalecimento da marca e a fidelização dos clientes. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas online e foi revelado que a reciclagem e a sustentabilidade são umas das estratégias mais importantes para fortalecer a marca de uma empresa familiar, além do marketing digital. As análises realizadas oferecem informações valiosas para a empresa familiar em estudo, além de contribuir para um entendimento mais amplo das dinâmicas do marketing no setor de embalagens, principalmente para empresas familiares de pequeno porte. Importante ressaltar que a pesquisa reuniu diversas estratégias tanto de comunicação como de marcas, validadas através das entrevistas, relevando seu impacto real no sucesso de uma empresa familiar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-10T17:59:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-09-10T17:59:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39332 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
collection |
Repositório Digital do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02a3f5de-4f47-4068-aef6-5183567fdcec/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c07e9d2a-a3f2-42a6-b48a-3cfa446edb39/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ddb97590-b3a2-45cf-ae1c-ceca4fca8e0f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c3a2cc7c-7866-4ea8-b8d4-98159860c903/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d6a7c2ab41082f1cdc2b80afd68a34c f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16 5b307920f91870c848cb536d75575b6d 082727513e4d92254c0a82bb48e6c0d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1822587967293620224 |