Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Angelica Marques
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bernardi , Isabella Portela, Alonso, Izabella Parra, Vianna, Juliana Ghigonetto
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39332
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender como uma empresa familiar de comércio de embalagem estabelece suas estratégias de comunicação para fortalecer sua marca diante do público-alvo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, a fim de identificar como essas estratégias são importantes para o fortalecimento da marca e a fidelização dos clientes. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas online e foi revelado que a reciclagem e a sustentabilidade são umas das estratégias mais importantes para fortalecer a marca de uma empresa familiar, além do marketing digital. As análises realizadas oferecem informações valiosas para a empresa familiar em estudo, além de contribuir para um entendimento mais amplo das dinâmicas do marketing no setor de embalagens, principalmente para empresas familiares de pequeno porte. Importante ressaltar que a pesquisa reuniu diversas estratégias tanto de comunicação como de marcas, validadas através das entrevistas, relevando seu impacto real no sucesso de uma empresa familiar.
id UPM_dd4f2882cf0bfef3a7ab04ebd31bda14
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/39332
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Melo, Angelica MarquesBernardi , Isabella PortelaAlonso, Izabella ParraVianna, Juliana GhigonettoIssa Junior, Eduardo Neder2024-09-10T17:59:04Z2024-09-10T17:59:04Z2023-12-12Este estudo teve como objetivo geral compreender como uma empresa familiar de comércio de embalagem estabelece suas estratégias de comunicação para fortalecer sua marca diante do público-alvo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, a fim de identificar como essas estratégias são importantes para o fortalecimento da marca e a fidelização dos clientes. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas online e foi revelado que a reciclagem e a sustentabilidade são umas das estratégias mais importantes para fortalecer a marca de uma empresa familiar, além do marketing digital. As análises realizadas oferecem informações valiosas para a empresa familiar em estudo, além de contribuir para um entendimento mais amplo das dinâmicas do marketing no setor de embalagens, principalmente para empresas familiares de pequeno porte. Importante ressaltar que a pesquisa reuniu diversas estratégias tanto de comunicação como de marcas, validadas através das entrevistas, relevando seu impacto real no sucesso de uma empresa familiar.This study had the general objective of understanding how a family packaging business establishes its communication strategies to strengthen its brand in front of the target audience. To this end, qualitative and exploratory research was carried out to identify how these strategies are important for strengthening the brand and building customer loyalty. The research was conducted through online interviews, and it was revealed that recycling and sustainability are one of the most important strategies to strengthen the brand of a family business, in addition to digital marketing. The analyzes carried out offer valuable information for the family business under study, in addition to contributing to a broader understanding of marketing dynamics in the packaging sector, especially for small family businesses. It is important to highlight that the research brought together several communication and brand strategies, validated through interviews, highlighting their real impact on the success of a family business.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39332Universidade Presbiteriana Mackenzieestratégias de comunicaçãoempresas familiaresestratégias de marcafortalecimento da marcareciclagemcommunication strategiesfamily businessesbrand strategiesstrengthening the brandrecyclingEstratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)ORIGINAL10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdfapplication/pdf490435https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02a3f5de-4f47-4068-aef6-5183567fdcec/download3d6a7c2ab41082f1cdc2b80afd68a34cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c07e9d2a-a3f2-42a6-b48a-3cfa446edb39/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXT10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf.txt10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf.txtExtracted texttext/plain95448https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ddb97590-b3a2-45cf-ae1c-ceca4fca8e0f/download5b307920f91870c848cb536d75575b6dMD53THUMBNAIL10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf.jpg10_ Trabalho Final TCC II_ angelica marques, juliana ghigonetto, isabella portela, izabella parra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2746https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c3a2cc7c-7866-4ea8-b8d4-98159860c903/download082727513e4d92254c0a82bb48e6c0d6MD5410899/393322024-09-11 03:00:30.478oai:dspace.mackenzie.br:10899/39332https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-09-11T03:00:30Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
title Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
spellingShingle Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
Melo, Angelica Marques
estratégias de comunicação
empresas familiares
estratégias de marca
fortalecimento da marca
reciclagem
communication strategies
family businesses
brand strategies
strengthening the brand
recycling
title_short Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
title_full Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
title_fullStr Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
title_sort Estratégias de comunicação em uma empresa familiar de comércio de embalagens
author Melo, Angelica Marques
author_facet Melo, Angelica Marques
Bernardi , Isabella Portela
Alonso, Izabella Parra
Vianna, Juliana Ghigonetto
author_role author
author2 Bernardi , Isabella Portela
Alonso, Izabella Parra
Vianna, Juliana Ghigonetto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Angelica Marques
Bernardi , Isabella Portela
Alonso, Izabella Parra
Vianna, Juliana Ghigonetto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Issa Junior, Eduardo Neder
contributor_str_mv Issa Junior, Eduardo Neder
dc.subject.por.fl_str_mv estratégias de comunicação
empresas familiares
estratégias de marca
fortalecimento da marca
reciclagem
communication strategies
family businesses
brand strategies
strengthening the brand
recycling
topic estratégias de comunicação
empresas familiares
estratégias de marca
fortalecimento da marca
reciclagem
communication strategies
family businesses
brand strategies
strengthening the brand
recycling
description Este estudo teve como objetivo geral compreender como uma empresa familiar de comércio de embalagem estabelece suas estratégias de comunicação para fortalecer sua marca diante do público-alvo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, a fim de identificar como essas estratégias são importantes para o fortalecimento da marca e a fidelização dos clientes. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas online e foi revelado que a reciclagem e a sustentabilidade são umas das estratégias mais importantes para fortalecer a marca de uma empresa familiar, além do marketing digital. As análises realizadas oferecem informações valiosas para a empresa familiar em estudo, além de contribuir para um entendimento mais amplo das dinâmicas do marketing no setor de embalagens, principalmente para empresas familiares de pequeno porte. Importante ressaltar que a pesquisa reuniu diversas estratégias tanto de comunicação como de marcas, validadas através das entrevistas, relevando seu impacto real no sucesso de uma empresa familiar.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-10T17:59:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-10T17:59:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39332
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02a3f5de-4f47-4068-aef6-5183567fdcec/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c07e9d2a-a3f2-42a6-b48a-3cfa446edb39/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ddb97590-b3a2-45cf-ae1c-ceca4fca8e0f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c3a2cc7c-7866-4ea8-b8d4-98159860c903/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d6a7c2ab41082f1cdc2b80afd68a34c
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
5b307920f91870c848cb536d75575b6d
082727513e4d92254c0a82bb48e6c0d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1822587967293620224