Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25086 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é compreender como as atividades realizadas na Escola do Programa Ensino Integral (PEI) podem contribuir de forma significativa para a elaboração do projeto de vida de seus alunos adolescentes durante o processo de ensino e aprendizagem e nas vivências da escola PEI. A pesquisa procura responder a seguinte questão: Quais as contribuições do Programa Ensino Integral (PEI) na construção do projeto de vida dos alunos adolescentes do ensino médio? Em vista disso, o presente estudo se propôs a analisar como três professores da disciplina projeto de vida, a diretora e dez alunos líderes de uma escola estadual localizada na cidade de São Paulo concebem a utilização das atividades realizadas na escola PEI, quais as estratégias, espaços e recursos que empregam, e os desafios que encontram para desenvolvê-las no ensino médio. A fim de realizarmos essa investigação, optamos por uma pesquisa qualitativa, particularmente um estudo de caso, feita por meio do acompanhamento das atividades realizadas na escola PEI e da análise dos dados, coletados através de visitas a escola e por meio de questionários e entrevistas junto aos três professores de PV, a diretora e os dez alunos líderes, em discussão com às diretrizes e os documentos oficiais do programa e as literaturas referentes à educação integral, escola de tempo integral, protagonismo juvenil e projeto de vida na adolescência. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Aberastury e Knobel (2003), Cavaliere (2003, 2007, 2009, 2010), Costa (1996, 2000, 2001, 2006, 2008, 2010), Libâneo (2010, 2012, 2013), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Gadotti (2009), Maurício (2009, 2015, 2016, 2017, 2018), Ribeiro (1994, 1995, 2009), Paro (1988a, 1988b, 2010, 2011) e Teixeira (1994,1962,1997). Os resultados obtidos mostraram que, na visão dos professores, da diretora e dos alunos líderes as atividades desenvolvidas na escola PEI colaboram com a elaboração e o planejamento dos projetos de vida de seus alunos |
id |
UPM_eb2825d356a3690666aa8187b04959d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25086 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2272192785424412Scherrer, Flavio de SouzaAndrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/63610244539435092020-01-21T18:34:12Z2020-05-28T18:11:40Z2020-05-28T18:11:40Z2019-08-13O objetivo desta pesquisa é compreender como as atividades realizadas na Escola do Programa Ensino Integral (PEI) podem contribuir de forma significativa para a elaboração do projeto de vida de seus alunos adolescentes durante o processo de ensino e aprendizagem e nas vivências da escola PEI. A pesquisa procura responder a seguinte questão: Quais as contribuições do Programa Ensino Integral (PEI) na construção do projeto de vida dos alunos adolescentes do ensino médio? Em vista disso, o presente estudo se propôs a analisar como três professores da disciplina projeto de vida, a diretora e dez alunos líderes de uma escola estadual localizada na cidade de São Paulo concebem a utilização das atividades realizadas na escola PEI, quais as estratégias, espaços e recursos que empregam, e os desafios que encontram para desenvolvê-las no ensino médio. A fim de realizarmos essa investigação, optamos por uma pesquisa qualitativa, particularmente um estudo de caso, feita por meio do acompanhamento das atividades realizadas na escola PEI e da análise dos dados, coletados através de visitas a escola e por meio de questionários e entrevistas junto aos três professores de PV, a diretora e os dez alunos líderes, em discussão com às diretrizes e os documentos oficiais do programa e as literaturas referentes à educação integral, escola de tempo integral, protagonismo juvenil e projeto de vida na adolescência. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Aberastury e Knobel (2003), Cavaliere (2003, 2007, 2009, 2010), Costa (1996, 2000, 2001, 2006, 2008, 2010), Libâneo (2010, 2012, 2013), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Gadotti (2009), Maurício (2009, 2015, 2016, 2017, 2018), Ribeiro (1994, 1995, 2009), Paro (1988a, 1988b, 2010, 2011) e Teixeira (1994,1962,1997). Os resultados obtidos mostraram que, na visão dos professores, da diretora e dos alunos líderes as atividades desenvolvidas na escola PEI colaboram com a elaboração e o planejamento dos projetos de vida de seus alunosThe objective of this research is to understand how the activities carried out in the School of the Integral Education Program (PEI) can contribute significantly to the elaboration of the life project of its adolescent students during the teaching and learning process and in the PEI school experiences. The research seeks to answer the following question: What are the contributions of the Integral Education Program (PEI) in the construction of the high school students' life project? In view of this, the present study aimed to analyze how three teachers of the life project discipline, the principal and ten leading students of a state school located in the city of São Paulo conceive the use of the activities performed at the PEI school, which strategies, spaces and resources they employ, and the challenges they face in developing them in high school. In order to carry out this investigation, we opted for a qualitative research, particularly a case study, made by monitoring the activities carried out at the PEI school and analyzing the data, collected through school visits and through questionnaires and interviews with to the three PV teachers, the principal and the ten leading students, in discussion with the program guidelines and official documents and the literature on integral education, full-time school, youth protagonism and adolescent life project. We use as theoretical reference the works of Aberastury and Knobel (2003), Cavaliere (2003, 2007, 2009, 2010), Costa (1996, 2000, 2001, 2006, 2008, 2010), Libâneo (2010, 2012, 2013), Libâneo, Oliveira and Toschi (2012), Gadotti (2009), Maurício (2009, 2015, 2016, 2017, 2018), Ribeiro (1994, 1995, 2009), Paro (1988a, 1988b, 2010, 2011) and Teixeira (1994,1962,1997). The results showed that, in the view of teachers, principal and leading students, the activities developed at PEI school collaborate with the elaboration and planning of their students' life projectsapplication/pdfSCHERRER, Flavio de Souza. Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019 .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25086integral educationfull time schoolintegral education programporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesseducação integralescola tempo integralprograma ensino integralCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESouza Neto, João Clemente dehttp://lattes.cnpq.br/3200985522734291Silva, João Roberto de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3399115118635753BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALFlávio de Souza Scherrer.pdfFlávio de Souza Scherrer.pdfapplication/pdf3251565https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3aa7d961-48f2-4fb8-856d-f5c5268542ff/downloadb7ceab1b89d6c90717297c32080c07aaMD51TEXTFlávio de Souza Scherrer.pdf.txtFlávio de Souza Scherrer.pdf.txtExtracted texttext/plain338605https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bb9391ac-f638-4c5b-b954-0a9b4bed9384/downloadb91f1c216df8d314bd0da90cc7c91a79MD52THUMBNAILFlávio de Souza Scherrer.pdf.jpgFlávio de Souza Scherrer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2440d267-cb41-4441-90b6-eba0b9bbc492/downloada2ac5f1383d00d05de624670c781db50MD5310899/250862022-03-14 17:43:01.892http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25086https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:43:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio |
title |
Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio Scherrer, Flavio de Souza educação integral escola tempo integral programa ensino integral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio |
title_full |
Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio |
title_sort |
Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio |
author |
Scherrer, Flavio de Souza |
author_facet |
Scherrer, Flavio de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2272192785424412 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherrer, Flavio de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6361024453943509 |
contributor_str_mv |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação integral escola tempo integral programa ensino integral |
topic |
educação integral escola tempo integral programa ensino integral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo desta pesquisa é compreender como as atividades realizadas na Escola do Programa Ensino Integral (PEI) podem contribuir de forma significativa para a elaboração do projeto de vida de seus alunos adolescentes durante o processo de ensino e aprendizagem e nas vivências da escola PEI. A pesquisa procura responder a seguinte questão: Quais as contribuições do Programa Ensino Integral (PEI) na construção do projeto de vida dos alunos adolescentes do ensino médio? Em vista disso, o presente estudo se propôs a analisar como três professores da disciplina projeto de vida, a diretora e dez alunos líderes de uma escola estadual localizada na cidade de São Paulo concebem a utilização das atividades realizadas na escola PEI, quais as estratégias, espaços e recursos que empregam, e os desafios que encontram para desenvolvê-las no ensino médio. A fim de realizarmos essa investigação, optamos por uma pesquisa qualitativa, particularmente um estudo de caso, feita por meio do acompanhamento das atividades realizadas na escola PEI e da análise dos dados, coletados através de visitas a escola e por meio de questionários e entrevistas junto aos três professores de PV, a diretora e os dez alunos líderes, em discussão com às diretrizes e os documentos oficiais do programa e as literaturas referentes à educação integral, escola de tempo integral, protagonismo juvenil e projeto de vida na adolescência. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Aberastury e Knobel (2003), Cavaliere (2003, 2007, 2009, 2010), Costa (1996, 2000, 2001, 2006, 2008, 2010), Libâneo (2010, 2012, 2013), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Gadotti (2009), Maurício (2009, 2015, 2016, 2017, 2018), Ribeiro (1994, 1995, 2009), Paro (1988a, 1988b, 2010, 2011) e Teixeira (1994,1962,1997). Os resultados obtidos mostraram que, na visão dos professores, da diretora e dos alunos líderes as atividades desenvolvidas na escola PEI colaboram com a elaboração e o planejamento dos projetos de vida de seus alunos |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-21T18:34:12Z 2020-05-28T18:11:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:11:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHERRER, Flavio de Souza. Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019 . |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25086 |
identifier_str_mv |
SCHERRER, Flavio de Souza. Contribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019 . |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3aa7d961-48f2-4fb8-856d-f5c5268542ff/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bb9391ac-f638-4c5b-b954-0a9b4bed9384/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2440d267-cb41-4441-90b6-eba0b9bbc492/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7ceab1b89d6c90717297c32080c07aa b91f1c216df8d314bd0da90cc7c91a79 a2ac5f1383d00d05de624670c781db50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819984811393024 |