A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaconi, Sônia Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25410
Resumo: O ensino de literatura no nível médio é apresentado, tanto nos livros didáticos quanto nas aulas ministradas, como uma matéria que explora muito mais os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico do que uma disciplina que possibilita o estudo da arte como força criativa da imaginação e a intenção estética da linguagem escrita. Neste contexto de ensino, a literatura limita-se em divulgar apenas os acontecimentos de um passado muito distante dos dias atuais. Uma vez que a literatura fica restrita ao estudo dos fatos históricos, o lado lúdico, a exploração da língua no seu sentido conotativo, assim como a utilização dos recursos lingüísticos e estilísticos fica num plano secundário. Dessa forma, afastamos do aprendiz o prazer pela leitura dos clássicos e deixamos de apresentar as publicações contemporâneas e pós-modernas, isto é, perdemos mais uma vez a oportunidade de motivar o aluno adequadamente. Com base na observação desta realidade, este trabalho tem como objetivo discutir as condições dessa disciplina no ensino médio, traçando sempre um diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Este estudo apóia-se na análise de alguns dos livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, dando uma atenção especial para o conceito de literatura que cada um apresenta e como se faz a concretude desse ensino.
id UPM_ec544a1cd5374cdd13f07472d887ce1b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25410
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/9240687015870539Jaconi, Sônia Maria RibeiroPereira, Helena Bonito Coutohttp://lattes.cnpq.br/70763155592035602016-03-15T19:46:52Z2020-05-28T18:13:23Z2007-08-132020-05-28T18:13:23Z2006-01-18O ensino de literatura no nível médio é apresentado, tanto nos livros didáticos quanto nas aulas ministradas, como uma matéria que explora muito mais os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico do que uma disciplina que possibilita o estudo da arte como força criativa da imaginação e a intenção estética da linguagem escrita. Neste contexto de ensino, a literatura limita-se em divulgar apenas os acontecimentos de um passado muito distante dos dias atuais. Uma vez que a literatura fica restrita ao estudo dos fatos históricos, o lado lúdico, a exploração da língua no seu sentido conotativo, assim como a utilização dos recursos lingüísticos e estilísticos fica num plano secundário. Dessa forma, afastamos do aprendiz o prazer pela leitura dos clássicos e deixamos de apresentar as publicações contemporâneas e pós-modernas, isto é, perdemos mais uma vez a oportunidade de motivar o aluno adequadamente. Com base na observação desta realidade, este trabalho tem como objetivo discutir as condições dessa disciplina no ensino médio, traçando sempre um diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Este estudo apóia-se na análise de alguns dos livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, dando uma atenção especial para o conceito de literatura que cada um apresenta e como se faz a concretude desse ensino.La enseñanza de literatura para los adolescentes se les presenta, sea por los libros didácticos o en clases, como una materia que explota mucho más los hechos históricos de una época que una disciplina que posibilita el estudio del arte como fuerza creativa de la imaginación y la intención estética del lenguaje escrito. En ese contexto de enseñanza, la literatura llega al alumno de una manera limitada, divulgando apenas los acontecimientos de un pasado lejano de los días actuales. Una vez que la literatura queda restricta al estudio de los hechos históricos, el lado lúdico, la explotación de la lengua en su sentido más connotativo, así como la utilización de los recursos lingüísticos y estilísticos, quedan relegados a un segundo plan. De esta manera alejamos del aprendiz el placer por la lectura de los clásicos y dejamos de presentarle las publicaciones contemporáneas y postmodernas, o sea, perdemos una vez más la oportunidad de motivar adecuadamente el alumno. Basado en la observación de esta realidad, este trabajo tiene como objetivo discutir las condiciones de esta disciplina en la enseñanza media, abarcando siempre un diálogo con los Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Este estudio se apoya en el análisis de algunos libros didácticos indicados por el Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, enfocando, de manera especial, el concepto de literatura que cada uno presenta y como se hace concretamente esa enseñanza.application/pdfJACONI, Sônia Maria Ribeiro. A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25410porUniversidade Presbiteriana Mackenzielivros didáticosensino médioliteraturaeducaçãolibros didácticosenseñanza médialiteraturaeducaciónCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4504/Sonia%20Jaconi.pdf.jpgA apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIELopondo, Lílianhttp://lattes.cnpq.br/3896690497529209Iannace, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/2452887341291938BRLetrasUPMLetrasORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/octet-stream13048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0b39ad06-1aa9-4542-b817-9fffb4cbde0e/downloaddd6b814c9e11225bdcca6f7c3b3f17f5MD5-110899/254102022-03-14 10:01:32.779oai:dspace.mackenzie.br:10899/25410https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T10:01:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
title A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
spellingShingle A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
Jaconi, Sônia Maria Ribeiro
livros didáticos
ensino médio
literatura
educação
libros didácticos
enseñanza média
literatura
educación
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
title_short A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
title_full A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
title_fullStr A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
title_full_unstemmed A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
title_sort A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
author Jaconi, Sônia Maria Ribeiro
author_facet Jaconi, Sônia Maria Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9240687015870539
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaconi, Sônia Maria Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Helena Bonito Couto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7076315559203560
contributor_str_mv Pereira, Helena Bonito Couto
dc.subject.por.fl_str_mv livros didáticos
ensino médio
literatura
educação
topic livros didáticos
ensino médio
literatura
educação
libros didácticos
enseñanza média
literatura
educación
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
dc.subject.spa.fl_str_mv libros didácticos
enseñanza média
literatura
educación
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
description O ensino de literatura no nível médio é apresentado, tanto nos livros didáticos quanto nas aulas ministradas, como uma matéria que explora muito mais os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico do que uma disciplina que possibilita o estudo da arte como força criativa da imaginação e a intenção estética da linguagem escrita. Neste contexto de ensino, a literatura limita-se em divulgar apenas os acontecimentos de um passado muito distante dos dias atuais. Uma vez que a literatura fica restrita ao estudo dos fatos históricos, o lado lúdico, a exploração da língua no seu sentido conotativo, assim como a utilização dos recursos lingüísticos e estilísticos fica num plano secundário. Dessa forma, afastamos do aprendiz o prazer pela leitura dos clássicos e deixamos de apresentar as publicações contemporâneas e pós-modernas, isto é, perdemos mais uma vez a oportunidade de motivar o aluno adequadamente. Com base na observação desta realidade, este trabalho tem como objetivo discutir as condições dessa disciplina no ensino médio, traçando sempre um diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Este estudo apóia-se na análise de alguns dos livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, dando uma atenção especial para o conceito de literatura que cada um apresenta e como se faz a concretude desse ensino.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-01-18
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-13
2020-05-28T18:13:23Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:46:52Z
2020-05-28T18:13:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JACONI, Sônia Maria Ribeiro. A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25410
identifier_str_mv JACONI, Sônia Maria Ribeiro. A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0b39ad06-1aa9-4542-b817-9fffb4cbde0e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv dd6b814c9e11225bdcca6f7c3b3f17f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819995313930240