A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25410 |
Resumo: | O ensino de literatura no nível médio é apresentado, tanto nos livros didáticos quanto nas aulas ministradas, como uma matéria que explora muito mais os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico do que uma disciplina que possibilita o estudo da arte como força criativa da imaginação e a intenção estética da linguagem escrita. Neste contexto de ensino, a literatura limita-se em divulgar apenas os acontecimentos de um passado muito distante dos dias atuais. Uma vez que a literatura fica restrita ao estudo dos fatos históricos, o lado lúdico, a exploração da língua no seu sentido conotativo, assim como a utilização dos recursos lingüísticos e estilísticos fica num plano secundário. Dessa forma, afastamos do aprendiz o prazer pela leitura dos clássicos e deixamos de apresentar as publicações contemporâneas e pós-modernas, isto é, perdemos mais uma vez a oportunidade de motivar o aluno adequadamente. Com base na observação desta realidade, este trabalho tem como objetivo discutir as condições dessa disciplina no ensino médio, traçando sempre um diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Este estudo apóia-se na análise de alguns dos livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, dando uma atenção especial para o conceito de literatura que cada um apresenta e como se faz a concretude desse ensino. |
id |
UPM_ec544a1cd5374cdd13f07472d887ce1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25410 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/9240687015870539Jaconi, Sônia Maria RibeiroPereira, Helena Bonito Coutohttp://lattes.cnpq.br/70763155592035602016-03-15T19:46:52Z2020-05-28T18:13:23Z2007-08-132020-05-28T18:13:23Z2006-01-18O ensino de literatura no nível médio é apresentado, tanto nos livros didáticos quanto nas aulas ministradas, como uma matéria que explora muito mais os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico do que uma disciplina que possibilita o estudo da arte como força criativa da imaginação e a intenção estética da linguagem escrita. Neste contexto de ensino, a literatura limita-se em divulgar apenas os acontecimentos de um passado muito distante dos dias atuais. Uma vez que a literatura fica restrita ao estudo dos fatos históricos, o lado lúdico, a exploração da língua no seu sentido conotativo, assim como a utilização dos recursos lingüísticos e estilísticos fica num plano secundário. Dessa forma, afastamos do aprendiz o prazer pela leitura dos clássicos e deixamos de apresentar as publicações contemporâneas e pós-modernas, isto é, perdemos mais uma vez a oportunidade de motivar o aluno adequadamente. Com base na observação desta realidade, este trabalho tem como objetivo discutir as condições dessa disciplina no ensino médio, traçando sempre um diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Este estudo apóia-se na análise de alguns dos livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, dando uma atenção especial para o conceito de literatura que cada um apresenta e como se faz a concretude desse ensino.La enseñanza de literatura para los adolescentes se les presenta, sea por los libros didácticos o en clases, como una materia que explota mucho más los hechos históricos de una época que una disciplina que posibilita el estudio del arte como fuerza creativa de la imaginación y la intención estética del lenguaje escrito. En ese contexto de enseñanza, la literatura llega al alumno de una manera limitada, divulgando apenas los acontecimientos de un pasado lejano de los días actuales. Una vez que la literatura queda restricta al estudio de los hechos históricos, el lado lúdico, la explotación de la lengua en su sentido más connotativo, así como la utilización de los recursos lingüísticos y estilísticos, quedan relegados a un segundo plan. De esta manera alejamos del aprendiz el placer por la lectura de los clásicos y dejamos de presentarle las publicaciones contemporáneas y postmodernas, o sea, perdemos una vez más la oportunidad de motivar adecuadamente el alumno. Basado en la observación de esta realidad, este trabajo tiene como objetivo discutir las condiciones de esta disciplina en la enseñanza media, abarcando siempre un diálogo con los Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Este estudio se apoya en el análisis de algunos libros didácticos indicados por el Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, enfocando, de manera especial, el concepto de literatura que cada uno presenta y como se hace concretamente esa enseñanza.application/pdfJACONI, Sônia Maria Ribeiro. A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25410porUniversidade Presbiteriana Mackenzielivros didáticosensino médioliteraturaeducaçãolibros didácticosenseñanza médialiteraturaeducaciónCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4504/Sonia%20Jaconi.pdf.jpgA apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIELopondo, Lílianhttp://lattes.cnpq.br/3896690497529209Iannace, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/2452887341291938BRLetrasUPMLetrasORIGINALDivulgação não autorizada pelo autor.docxDivulgação não autorizada pelo autor.docxapplication/octet-stream13048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0b39ad06-1aa9-4542-b817-9fffb4cbde0e/downloaddd6b814c9e11225bdcca6f7c3b3f17f5MD5-110899/254102022-03-14 10:01:32.779oai:dspace.mackenzie.br:10899/25410https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T10:01:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio |
title |
A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio |
spellingShingle |
A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio Jaconi, Sônia Maria Ribeiro livros didáticos ensino médio literatura educação libros didácticos enseñanza média literatura educación CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
title_short |
A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio |
title_full |
A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio |
title_fullStr |
A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio |
title_sort |
A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio |
author |
Jaconi, Sônia Maria Ribeiro |
author_facet |
Jaconi, Sônia Maria Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9240687015870539 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaconi, Sônia Maria Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Helena Bonito Couto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7076315559203560 |
contributor_str_mv |
Pereira, Helena Bonito Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
livros didáticos ensino médio literatura educação |
topic |
livros didáticos ensino médio literatura educação libros didácticos enseñanza média literatura educación CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
libros didácticos enseñanza média literatura educación |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
description |
O ensino de literatura no nível médio é apresentado, tanto nos livros didáticos quanto nas aulas ministradas, como uma matéria que explora muito mais os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico do que uma disciplina que possibilita o estudo da arte como força criativa da imaginação e a intenção estética da linguagem escrita. Neste contexto de ensino, a literatura limita-se em divulgar apenas os acontecimentos de um passado muito distante dos dias atuais. Uma vez que a literatura fica restrita ao estudo dos fatos históricos, o lado lúdico, a exploração da língua no seu sentido conotativo, assim como a utilização dos recursos lingüísticos e estilísticos fica num plano secundário. Dessa forma, afastamos do aprendiz o prazer pela leitura dos clássicos e deixamos de apresentar as publicações contemporâneas e pós-modernas, isto é, perdemos mais uma vez a oportunidade de motivar o aluno adequadamente. Com base na observação desta realidade, este trabalho tem como objetivo discutir as condições dessa disciplina no ensino médio, traçando sempre um diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Este estudo apóia-se na análise de alguns dos livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, dando uma atenção especial para o conceito de literatura que cada um apresenta e como se faz a concretude desse ensino. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-01-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-13 2020-05-28T18:13:23Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:46:52Z 2020-05-28T18:13:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JACONI, Sônia Maria Ribeiro. A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25410 |
identifier_str_mv |
JACONI, Sônia Maria Ribeiro. A apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médio. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0b39ad06-1aa9-4542-b817-9fffb4cbde0e/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd6b814c9e11225bdcca6f7c3b3f17f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819995313930240 |