O livro didático de literatura para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bender, Eliane Andrea
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234
Resumo: A pesquisa, de natureza descritivo-analítica, verifica o conteúdo de literatura nos livros didáticos de Ensino Médio, considerando teorias referentes ao texto literário enquanto tal e outros estudos realizados de campo pedagógico. Sendo um termo complexo, faz com que muitos estudiosos ainda busquem uma definição e, apresentando função social especifica, seu papel pedagógico também requer discussões e esclarecimentos. Tendo como base teorias de sociologia da literatura, considera-se que a literatura apresenta conteúdo social sem perder sua característica própria, a literariedade. E, desde que isso seja respeitado, pode ir para o ambiente escolar e contribuir para a construção do conhecimento. No Ensino Médio, constitui-se enquanto componente curricular, possuindo um estatuto, mas há a possibilidade de ser considerada uma sub-área do ensino de línguas. Essa questão faz-se presente nos livros didáticos que, geralmente, estabelecem divisões em Literatura, Gramática e Redação, dentro da área denominada Português. A análise de três livros didáticos de literatura para o Ensino Médio demonstra tendência no seguimento de determinados cânones, tanto em relação à escolha dos autores como das obras. O conceito de literatura e a classificação em gêneros literários são discutidos, mas sem aprofundamento. Apesar da intertextualidade apresentada, o conteúdo parte de uma seqüência periodológica, que contextualiza as obras historicamente, mas de modo estanque. Há criatividade na exposição de textos e nas propostas de trabalho, estabelecendo-se relações entre a literatura e as demais modalidades artísticas, faltando, porém, uma contraposição entre a natureza de cada qual e propostas que façam com que sejam analisadas suas semelhanças e diferenças, podendo-se chegar, assim, a discussões sobre a especificidade do literário
id P_RS_b746c04d1419d108901d42a1a8c8f260
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2234
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Aguiar, Vera Teixeira deCPF:15189155072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2CPF:71513760068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794142Z7Bender, Eliane Andrea2015-04-14T13:39:34Z2007-09-262007-01-17BENDER, Eliane Andrea. O livro didático de literatura para o ensino médio. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387405.pdf: 769255 bytes, checksum: 176b44eceed563aa5f239d54b4316a94 (MD5) Previous issue date: 2007-01-17A pesquisa, de natureza descritivo-analítica, verifica o conteúdo de literatura nos livros didáticos de Ensino Médio, considerando teorias referentes ao texto literário enquanto tal e outros estudos realizados de campo pedagógico. Sendo um termo complexo, faz com que muitos estudiosos ainda busquem uma definição e, apresentando função social especifica, seu papel pedagógico também requer discussões e esclarecimentos. Tendo como base teorias de sociologia da literatura, considera-se que a literatura apresenta conteúdo social sem perder sua característica própria, a literariedade. E, desde que isso seja respeitado, pode ir para o ambiente escolar e contribuir para a construção do conhecimento. No Ensino Médio, constitui-se enquanto componente curricular, possuindo um estatuto, mas há a possibilidade de ser considerada uma sub-área do ensino de línguas. Essa questão faz-se presente nos livros didáticos que, geralmente, estabelecem divisões em Literatura, Gramática e Redação, dentro da área denominada Português. A análise de três livros didáticos de literatura para o Ensino Médio demonstra tendência no seguimento de determinados cânones, tanto em relação à escolha dos autores como das obras. O conceito de literatura e a classificação em gêneros literários são discutidos, mas sem aprofundamento. Apesar da intertextualidade apresentada, o conteúdo parte de uma seqüência periodológica, que contextualiza as obras historicamente, mas de modo estanque. Há criatividade na exposição de textos e nas propostas de trabalho, estabelecendo-se relações entre a literatura e as demais modalidades artísticas, faltando, porém, uma contraposição entre a natureza de cada qual e propostas que façam com que sejam analisadas suas semelhanças e diferenças, podendo-se chegar, assim, a discussões sobre a especificidade do literárioapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10374/387405.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLITERATURA - ENSINO MÉDIOTEORIA LITERÁRIALIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO livro didático de literatura para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL387405.pdf.jpg387405.pdf.jpgimage/jpeg4858http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2234/3/387405.pdf.jpga2482c9455a6f06474ff3a51936c81e6MD53TEXT387405.pdf.txt387405.pdf.txttext/plain298407http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2234/2/387405.pdf.txtb47e1b553e63d78c56dddfbac44fa53cMD52ORIGINAL387405.pdfapplication/pdf769255http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2234/1/387405.pdf176b44eceed563aa5f239d54b4316a94MD51tede/22342015-04-17 16:57:03.782oai:tede2.pucrs.br:tede/2234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O livro didático de literatura para o ensino médio
title O livro didático de literatura para o ensino médio
spellingShingle O livro didático de literatura para o ensino médio
Bender, Eliane Andrea
LITERATURA - ENSINO MÉDIO
TEORIA LITERÁRIA
LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O livro didático de literatura para o ensino médio
title_full O livro didático de literatura para o ensino médio
title_fullStr O livro didático de literatura para o ensino médio
title_full_unstemmed O livro didático de literatura para o ensino médio
title_sort O livro didático de literatura para o ensino médio
author Bender, Eliane Andrea
author_facet Bender, Eliane Andrea
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Vera Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:15189155072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:71513760068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794142Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Bender, Eliane Andrea
contributor_str_mv Aguiar, Vera Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv LITERATURA - ENSINO MÉDIO
TEORIA LITERÁRIA
LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO
topic LITERATURA - ENSINO MÉDIO
TEORIA LITERÁRIA
LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A pesquisa, de natureza descritivo-analítica, verifica o conteúdo de literatura nos livros didáticos de Ensino Médio, considerando teorias referentes ao texto literário enquanto tal e outros estudos realizados de campo pedagógico. Sendo um termo complexo, faz com que muitos estudiosos ainda busquem uma definição e, apresentando função social especifica, seu papel pedagógico também requer discussões e esclarecimentos. Tendo como base teorias de sociologia da literatura, considera-se que a literatura apresenta conteúdo social sem perder sua característica própria, a literariedade. E, desde que isso seja respeitado, pode ir para o ambiente escolar e contribuir para a construção do conhecimento. No Ensino Médio, constitui-se enquanto componente curricular, possuindo um estatuto, mas há a possibilidade de ser considerada uma sub-área do ensino de línguas. Essa questão faz-se presente nos livros didáticos que, geralmente, estabelecem divisões em Literatura, Gramática e Redação, dentro da área denominada Português. A análise de três livros didáticos de literatura para o Ensino Médio demonstra tendência no seguimento de determinados cânones, tanto em relação à escolha dos autores como das obras. O conceito de literatura e a classificação em gêneros literários são discutidos, mas sem aprofundamento. Apesar da intertextualidade apresentada, o conteúdo parte de uma seqüência periodológica, que contextualiza as obras historicamente, mas de modo estanque. Há criatividade na exposição de textos e nas propostas de trabalho, estabelecendo-se relações entre a literatura e as demais modalidades artísticas, faltando, porém, uma contraposição entre a natureza de cada qual e propostas que façam com que sejam analisadas suas semelhanças e diferenças, podendo-se chegar, assim, a discussões sobre a especificidade do literário
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:39:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BENDER, Eliane Andrea. O livro didático de literatura para o ensino médio. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234
identifier_str_mv BENDER, Eliane Andrea. O livro didático de literatura para o ensino médio. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2234/3/387405.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2234/2/387405.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2234/1/387405.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a2482c9455a6f06474ff3a51936c81e6
b47e1b553e63d78c56dddfbac44fa53c
176b44eceed563aa5f239d54b4316a94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765285289328640