Lygia Clark : uma experiência de arte na vida de jovens cegos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ana Carmen Franco
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24694
Resumo: O presente trabalho investiga o significado de uma experiência de arte baseada nas obras de Lygia Clark, ocorrida em um ateliê para deficientes visuais, em parceria com o Projeto Acesso: Centro de Apoio Pedagógico Especializado ao Deficiente Visual, na cidade de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi o de analisar o que os alunos realizaram no ateliê de artes no período de fevereiro a junho de 2008 e por meio de entrevistas realizadas após dois anos da experiência no ateliê, colher depoimentos de dois jovens cegos congênitos sobre essa experiência artística, e o significado da mesma em suas vidas. A fundamentação desta dissertação contém uma revisão teórica sobre as concepções de experiência, experiência estética e o corpo na experiência de espaço, com base em teóricos que seguiam a mesma linha de pensamento da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Para compreender o mundo da pessoa cega, baseamo-nos na abordagem fenomenológica acerca da pessoa com deficiência visual de Elcie Masini. O projeto Lygia Clark foi fundamentado em pesquisadores que elaboraram estudos de suas obras e suas ligações com a fenomenologia merleaupontiana, com descrição do contexto do ateliê de artes e o desenvolvimento de materiais adaptados a pessoas deficientes visuais. A análise das entrevistas cuja linha diretriz foi experiência perceptiva dentro do ateliê evidenciou que os alunos compreenderam a proposta do projeto Lygia Clark e foram capazes de inventar novas formas de expressão. As reflexões sobre os significados da experiência no ateliê para os sujeitos da pesquisa permite afirmar que, para eles, a arte foi importante como abertura para o mundo e ampliação de conhecimento
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A fundamentação desta dissertação contém uma revisão teórica sobre as concepções de experiência, experiência estética e o corpo na experiência de espaço, com base em teóricos que seguiam a mesma linha de pensamento da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Para compreender o mundo da pessoa cega, baseamo-nos na abordagem fenomenológica acerca da pessoa com deficiência visual de Elcie Masini. O projeto Lygia Clark foi fundamentado em pesquisadores que elaboraram estudos de suas obras e suas ligações com a fenomenologia merleaupontiana, com descrição do contexto do ateliê de artes e o desenvolvimento de materiais adaptados a pessoas deficientes visuais. A análise das entrevistas cuja linha diretriz foi experiência perceptiva dentro do ateliê evidenciou que os alunos compreenderam a proposta do projeto Lygia Clark e foram capazes de inventar novas formas de expressão. As reflexões sobre os significados da experiência no ateliê para os sujeitos da pesquisa permite afirmar que, para eles, a arte foi importante como abertura para o mundo e ampliação de conhecimentoThe present study investigates the meaning of an experience of art based on works by Lygia Clark, held on a studio for the visual impaired, in a partnership with Projeto Acesso: Educational Support Center Specialized in the Visual Impaired, in Sao Paulo city, Brazil. The research objective was to, through interviews conducted after two years of experience in the studio, receive testimony of two young congenitally blind people about this artistic experience, and its meaning in their lives. The rationale behind this thesis contains a theoretical review on the concepts of experience, aesthetic experience and the experience of space in the body, based on theorists who followed the same line of the phenomenology of Merleau-Ponty. To understand the world of the blind people, we rely on phenomenological about the person with visual impairment of Elcie Masini. The Lygia Clark project was based on researchers who produced studies of her works and their connections with the merleaupontinian phenomenology, describing the context of the arts studio and the development of materials adapted to visually impaired persons. The interviews analysis - whose main line was perceptual experience within the studio - has shown that students understood the Lygia Clark project proposal and were able to invent new forms of expression. The reflections on the meanings of experience in the studio for the research subjects have shown that, for them, art was important as an opening to the world and to expand knowledgeFundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfNOGUEIRA, Ana Carmen Franco. Lygia Clark : uma experiência de arte na vida de jovens cegos. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24694porUniversidade Presbiteriana Mackenzieartedeficiência visualcegoLygia Clarkeducaçãoartvisual impairmentblindLygia ClarkeducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3959/Ana%20Carmem%20Franco%20Nogueira.pdf.jpgLygia Clark : uma experiência de arte na vida de jovens cegosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMartins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Ormelezi, Eliana Mariahttp://lattes.cnpq.br/1598647907430799BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALAna Carmem Franco Nogueira.pdfAna Carmem Franco Nogueira.pdfapplication/pdf3646359https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1f8249f4-9a19-46a8-901b-9d12c45b8355/downloaddb725203249a2dcfe9ce316af96edc63MD51TEXTAna Carmem Franco Nogueira.pdf.txtAna Carmem Franco Nogueira.pdf.txtExtracted texttext/plain399522https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ea05e5d2-f07d-4df6-89fa-a755655b4e76/download173554382f3c2da459f257df04dd831bMD52THUMBNAILAna Carmem Franco Nogueira.pdf.jpgAna Carmem Franco Nogueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b3953f8b-7948-49f0-85ab-20f903b40c31/downloadcec42996b80d664b3ce521ae1146cda2MD5310899/246942022-03-14 17:15:32.667oai:dspace.mackenzie.br:10899/24694https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:15:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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