De leitor a autor: a construção de mão dupla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Zanco Leme da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25324
Resumo: The current essay identifies and discusses school practices of reading and production of texts registered in letters from child and adolescent readers (age group among 12 and 17 years old) and adults, from the 1980 s and 90 s decades, sent to Pedro Bandeira. It investigates this reader s reading historicity, as well as the image built by him or her as a letter sender. It describes these, senders profiles, discussing the linguistic procedures intermediated for the achievement of determined sense effects. It proposes a categorization to these senders: a) Reader-writer b) Reader-fan c) Reader-institutional. It analyses the image construction of the teacher in the letters sent by the readers to Pedro Bandeira and in two of the author s works: Droga de amor and Pântano de sangue from of the series Os Karas. It discusses some activities of the epistolar genre present in textbooks, aimed to Elementary School II. It present activity proposals related to reading and production of texts, starting from the corpus of this work and Pedro Bandeira s work fragments aimed to Elementary School students.
id UPM_ee402e2924259b7461dc86d2956b3de3
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25324
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:45:58Z2020-05-28T18:13:09Z2014-06-062020-05-28T18:13:09Z2013-12-03SILVA, Juliana Zanco Leme da. De leitor a autor: a construção de mão dupla. 2013. 272 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25324The current essay identifies and discusses school practices of reading and production of texts registered in letters from child and adolescent readers (age group among 12 and 17 years old) and adults, from the 1980 s and 90 s decades, sent to Pedro Bandeira. It investigates this reader s reading historicity, as well as the image built by him or her as a letter sender. It describes these, senders profiles, discussing the linguistic procedures intermediated for the achievement of determined sense effects. It proposes a categorization to these senders: a) Reader-writer b) Reader-fan c) Reader-institutional. It analyses the image construction of the teacher in the letters sent by the readers to Pedro Bandeira and in two of the author s works: Droga de amor and Pântano de sangue from of the series Os Karas. It discusses some activities of the epistolar genre present in textbooks, aimed to Elementary School II. It present activity proposals related to reading and production of texts, starting from the corpus of this work and Pedro Bandeira s work fragments aimed to Elementary School students.Esta dissertação identifica e discute práticas escolares de leitura e escrita registradas em cartas de leitores infanto-juvenis (faixa etária entre 12 e 17 anos) e adultos das décadas de 1980 e 90 enviadas a Pedro Bandeira. Investiga a historicidade de leitura e escrita desse leitor, bem como a imagem por ele construída, enquanto remetente de cartas. Traça perfis desses remetentes, discutindo os procedimentos linguísticos agenciados para a consecução de determinados efeitos de sentido. Propõe uma categorização a esses remetentes: a) Leitor-escritor b) Leitor-fã e c) Leitor-institucional. Analisa a construção da imagem do professor nas cartas enviadas pelos leitores infanto-juvenis e adultos a Pedro Bandeira e em duas obras do autor: Droga de amor e Pântano de Sangue da série Os Karas. Discute algumas atividades epistolares presentes em livros didáticos, direcionadas ao Ensino Fundamental II. Apresenta propostas de atividades relacionadas à leitura e produção de textos, a partir do corpus deste trabalho e de fragmentos de obras de Pedro Bandeira, destinadas aos alunos do Ensino Fundamental.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrascartasPedro BandeiraimagemleitoresescolaleituralettersPedro BandeiraimagereadersschoolreadingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDe leitor a autor: a construção de mão duplainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLajolo, Marisa Philberthttp://lattes.cnpq.br/1025607971064367Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Silva, Raquel Afonso dahttp://lattes.cnpq.br/8155241930558536http://lattes.cnpq.br/2521085031679175Silva, Juliana Zanco Leme dahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4170/Juliana%20Zanco%20Leme%20da%20Silva.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2192/1/Juliana%20Zanco%20Leme%20da%20Silva.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/253242020-05-28 15:13:09.201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv De leitor a autor: a construção de mão dupla
title De leitor a autor: a construção de mão dupla
spellingShingle De leitor a autor: a construção de mão dupla
Silva, Juliana Zanco Leme da
cartas
Pedro Bandeira
imagem
leitores
escola
leitura
letters
Pedro Bandeira
image
readers
school
reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short De leitor a autor: a construção de mão dupla
title_full De leitor a autor: a construção de mão dupla
title_fullStr De leitor a autor: a construção de mão dupla
title_full_unstemmed De leitor a autor: a construção de mão dupla
title_sort De leitor a autor: a construção de mão dupla
author Silva, Juliana Zanco Leme da
author_facet Silva, Juliana Zanco Leme da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lajolo, Marisa Philbert
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1025607971064367
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Raquel Afonso da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8155241930558536
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2521085031679175
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Zanco Leme da
contributor_str_mv Lajolo, Marisa Philbert
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Silva, Raquel Afonso da
dc.subject.por.fl_str_mv cartas
Pedro Bandeira
imagem
leitores
escola
leitura
topic cartas
Pedro Bandeira
imagem
leitores
escola
leitura
letters
Pedro Bandeira
image
readers
school
reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv letters
Pedro Bandeira
image
readers
school
reading
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The current essay identifies and discusses school practices of reading and production of texts registered in letters from child and adolescent readers (age group among 12 and 17 years old) and adults, from the 1980 s and 90 s decades, sent to Pedro Bandeira. It investigates this reader s reading historicity, as well as the image built by him or her as a letter sender. It describes these, senders profiles, discussing the linguistic procedures intermediated for the achievement of determined sense effects. It proposes a categorization to these senders: a) Reader-writer b) Reader-fan c) Reader-institutional. It analyses the image construction of the teacher in the letters sent by the readers to Pedro Bandeira and in two of the author s works: Droga de amor and Pântano de sangue from of the series Os Karas. It discusses some activities of the epistolar genre present in textbooks, aimed to Elementary School II. It present activity proposals related to reading and production of texts, starting from the corpus of this work and Pedro Bandeira s work fragments aimed to Elementary School students.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-03
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-06
2020-05-28T18:13:09Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:58Z
2020-05-28T18:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Juliana Zanco Leme da. De leitor a autor: a construção de mão dupla. 2013. 272 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25324
identifier_str_mv SILVA, Juliana Zanco Leme da. De leitor a autor: a construção de mão dupla. 2013. 272 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177246629494784