De leitor a autor: a construção de mão dupla
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25324 |
Resumo: | Esta dissertação identifica e discute práticas escolares de leitura e escrita registradas em cartas de leitores infanto-juvenis (faixa etária entre 12 e 17 anos) e adultos das décadas de 1980 e 90 enviadas a Pedro Bandeira. Investiga a historicidade de leitura e escrita desse leitor, bem como a imagem por ele construída, enquanto remetente de cartas. Traça perfis desses remetentes, discutindo os procedimentos linguísticos agenciados para a consecução de determinados efeitos de sentido. Propõe uma categorização a esses remetentes: a) Leitor-escritor b) Leitor-fã e c) Leitor-institucional. Analisa a construção da imagem do professor nas cartas enviadas pelos leitores infanto-juvenis e adultos a Pedro Bandeira e em duas obras do autor: Droga de amor e Pântano de Sangue da série Os Karas. Discute algumas atividades epistolares presentes em livros didáticos, direcionadas ao Ensino Fundamental II. Apresenta propostas de atividades relacionadas à leitura e produção de textos, a partir do corpus deste trabalho e de fragmentos de obras de Pedro Bandeira, destinadas aos alunos do Ensino Fundamental. |
id |
UPM_ee402e2924259b7461dc86d2956b3de3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25324 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1025607971064367Silva, Juliana Zanco Leme daLajolo, Marisa Philberthttp://lattes.cnpq.br/25210850316791752016-03-15T19:45:58Z2020-05-28T18:13:09Z2014-06-062020-05-28T18:13:09Z2013-12-03Esta dissertação identifica e discute práticas escolares de leitura e escrita registradas em cartas de leitores infanto-juvenis (faixa etária entre 12 e 17 anos) e adultos das décadas de 1980 e 90 enviadas a Pedro Bandeira. Investiga a historicidade de leitura e escrita desse leitor, bem como a imagem por ele construída, enquanto remetente de cartas. Traça perfis desses remetentes, discutindo os procedimentos linguísticos agenciados para a consecução de determinados efeitos de sentido. Propõe uma categorização a esses remetentes: a) Leitor-escritor b) Leitor-fã e c) Leitor-institucional. Analisa a construção da imagem do professor nas cartas enviadas pelos leitores infanto-juvenis e adultos a Pedro Bandeira e em duas obras do autor: Droga de amor e Pântano de Sangue da série Os Karas. Discute algumas atividades epistolares presentes em livros didáticos, direcionadas ao Ensino Fundamental II. Apresenta propostas de atividades relacionadas à leitura e produção de textos, a partir do corpus deste trabalho e de fragmentos de obras de Pedro Bandeira, destinadas aos alunos do Ensino Fundamental.The current essay identifies and discusses school practices of reading and production of texts registered in letters from child and adolescent readers (age group among 12 and 17 years old) and adults, from the 1980 s and 90 s decades, sent to Pedro Bandeira. It investigates this reader s reading historicity, as well as the image built by him or her as a letter sender. It describes these, senders profiles, discussing the linguistic procedures intermediated for the achievement of determined sense effects. It proposes a categorization to these senders: a) Reader-writer b) Reader-fan c) Reader-institutional. It analyses the image construction of the teacher in the letters sent by the readers to Pedro Bandeira and in two of the author s works: Droga de amor and Pântano de sangue from of the series Os Karas. It discusses some activities of the epistolar genre present in textbooks, aimed to Elementary School II. It present activity proposals related to reading and production of texts, starting from the corpus of this work and Pedro Bandeira s work fragments aimed to Elementary School students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfSILVA, Juliana Zanco Leme da. De leitor a autor: a construção de mão dupla. 2013. 272 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25324porUniversidade Presbiteriana MackenziecartasPedro BandeiraimagemleitoresescolaleituralettersPedro BandeiraimagereadersschoolreadingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4170/Juliana%20Zanco%20Leme%20da%20Silva.pdf.jpgDe leitor a autor: a construção de mão duplainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Silva, Raquel Afonso dahttp://lattes.cnpq.br/8155241930558536BRLetrasUPMLetrasORIGINALJuliana Zanco Leme da Silva.pdfJuliana Zanco Leme da Silva.pdfapplication/pdf22344391https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b7507a60-dce0-451e-9a63-b9c895b6c5e1/downloadbd99afa371b0c89af6d2c6199dcf8015MD51TEXTJuliana Zanco Leme da Silva.pdf.txtJuliana Zanco Leme da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain308882https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1a7edb13-e004-42f3-88a3-6a84dc83db95/downloadc143751debadd31e92d8f902fcdbd8ebMD52THUMBNAILJuliana Zanco Leme da Silva.pdf.jpgJuliana Zanco Leme da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a73a7566-aaa8-43a5-bd43-ddf89d50162f/download0cc34603f4a055fa91fe82e95b12b0b6MD5310899/253242022-03-14 17:59:14.14oai:dspace.mackenzie.br:10899/25324https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:59:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
De leitor a autor: a construção de mão dupla |
title |
De leitor a autor: a construção de mão dupla |
spellingShingle |
De leitor a autor: a construção de mão dupla Silva, Juliana Zanco Leme da cartas Pedro Bandeira imagem leitores escola leitura letters Pedro Bandeira image readers school reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
De leitor a autor: a construção de mão dupla |
title_full |
De leitor a autor: a construção de mão dupla |
title_fullStr |
De leitor a autor: a construção de mão dupla |
title_full_unstemmed |
De leitor a autor: a construção de mão dupla |
title_sort |
De leitor a autor: a construção de mão dupla |
author |
Silva, Juliana Zanco Leme da |
author_facet |
Silva, Juliana Zanco Leme da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1025607971064367 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliana Zanco Leme da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lajolo, Marisa Philbert |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2521085031679175 |
contributor_str_mv |
Lajolo, Marisa Philbert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cartas Pedro Bandeira imagem leitores escola leitura |
topic |
cartas Pedro Bandeira imagem leitores escola leitura letters Pedro Bandeira image readers school reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
letters Pedro Bandeira image readers school reading |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Esta dissertação identifica e discute práticas escolares de leitura e escrita registradas em cartas de leitores infanto-juvenis (faixa etária entre 12 e 17 anos) e adultos das décadas de 1980 e 90 enviadas a Pedro Bandeira. Investiga a historicidade de leitura e escrita desse leitor, bem como a imagem por ele construída, enquanto remetente de cartas. Traça perfis desses remetentes, discutindo os procedimentos linguísticos agenciados para a consecução de determinados efeitos de sentido. Propõe uma categorização a esses remetentes: a) Leitor-escritor b) Leitor-fã e c) Leitor-institucional. Analisa a construção da imagem do professor nas cartas enviadas pelos leitores infanto-juvenis e adultos a Pedro Bandeira e em duas obras do autor: Droga de amor e Pântano de Sangue da série Os Karas. Discute algumas atividades epistolares presentes em livros didáticos, direcionadas ao Ensino Fundamental II. Apresenta propostas de atividades relacionadas à leitura e produção de textos, a partir do corpus deste trabalho e de fragmentos de obras de Pedro Bandeira, destinadas aos alunos do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-03 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-06 2020-05-28T18:13:09Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:58Z 2020-05-28T18:13:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Juliana Zanco Leme da. De leitor a autor: a construção de mão dupla. 2013. 272 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25324 |
identifier_str_mv |
SILVA, Juliana Zanco Leme da. De leitor a autor: a construção de mão dupla. 2013. 272 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b7507a60-dce0-451e-9a63-b9c895b6c5e1/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1a7edb13-e004-42f3-88a3-6a84dc83db95/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a73a7566-aaa8-43a5-bd43-ddf89d50162f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd99afa371b0c89af6d2c6199dcf8015 c143751debadd31e92d8f902fcdbd8eb 0cc34603f4a055fa91fe82e95b12b0b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820057785991168 |