A educação de crianças na Revista Infância
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24585 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as ideias sobre educação de crianças na Revista Infância. Tal revista foi publicada entre os anos de 1935 e 1937 pela Cruzada Pró-Infância, na cidade de São Paulo. Durante os três anos foram publicados 18 números da revista, todos estes compõem o material estudado. As fundadoras da Cruzada Pró-Infância foram senhoras da elite paulistana lideradas por Pérola Byington e Maria Antonieta de Castro. Para realizar a análise de tal material foi utilizado o método descritivo analítico. Verificou-se que o material publicado encontra-se na área da educação não formal e três categorias de análise foram criadas, a saber, Educação para Cidadania, Educação para Sociedade e Educação para Saúde. A Educação para a Saúde foi o principal tema abordado na revista, o que pode ser atribuído ao fato de que o discurso médico higienista permeou as décadas de 1920 e 1930 no Brasil e especialmente na cidade de São Paulo. Dentre esses temas destacam-se hábitos de higiene, puericultura e alimentação infantil. Com relação às outras categorias - Educação para Cidadania, Educação Para Sociedade - a ênfase foi a importância da educação para o futuro do país e os papéis a serem desempenhados pelos indivíduos na sociedade, reforçando a tese de um discurso nacionalista. A análise dos artigos incluídos em cada uma das categorias revelou que os textos publicados na revista Infância eram um retrato da sociedade paulistana da época e refletiam as preocupações presentes na educação das crianças. |
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A Educação para a Saúde foi o principal tema abordado na revista, o que pode ser atribuído ao fato de que o discurso médico higienista permeou as décadas de 1920 e 1930 no Brasil e especialmente na cidade de São Paulo. Dentre esses temas destacam-se hábitos de higiene, puericultura e alimentação infantil. Com relação às outras categorias - Educação para Cidadania, Educação Para Sociedade - a ênfase foi a importância da educação para o futuro do país e os papéis a serem desempenhados pelos indivíduos na sociedade, reforçando a tese de um discurso nacionalista. A análise dos artigos incluídos em cada uma das categorias revelou que os textos publicados na revista Infância eram um retrato da sociedade paulistana da época e refletiam as preocupações presentes na educação das crianças.This study aims to analyze the ideas on education of children in Revista Infancia. This magazine was published between the years 1935 and 1937 by Cruzada Pró-Infância, in São Paulo. During the three years 18 issues of the magazine were published, all these make up the material studied. The founders of Cruzada Pró-Infância were ladies of the Paulista elite led by Pearl Byington and Maria Antonieta de Castro. To perform the analysis of this material was used descriptive analytic method. It was found that the published material is in the area of non-formal education and three categories of analysis were created, namely, Education for Citizenship, Education for Society and Health Education. Health Education was the main topic discussed in magazine, which can be attributed to the fact that the medical hygienist permeated the 1920s and 1930s in Brazil and especially in São Paulo. Among these themes stand out hygiene, childcare and infant feeding. Regarding other categories - Education for Citizenship, Education for Society - the emphasis was the importance of education for the country's future and the roles to be played by individuals in society, reinforcing the thesis of a nationalist discourse. The analysis of the items included in each category revealed that the texts were published in the journal Infancia were a portrait of paulistana society of the time and reflected the concerns present in children's education.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfMOURA, Marina de. A educação de crianças na Revista Infância. 2012. 150 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24585porUniversidade Presbiteriana MackenzieRevista Infânciaeducação de criançaseducação para a cidadaniaeducação para a sociedadeeducação para a saúdeMagazine Childhoodeducation of childreneducation for citizenshipeducation society, education for healthCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3659/Marina%20de%20Moura.pdf.jpgA educação de crianças na Revista Infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Mizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Rocha, Heloísa Helena Pimentahttp://lattes.cnpq.br/9990513381571092Lima, Luís Antônio Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/6033632499538155BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALMarina de Moura.pdfMarina de Moura.pdfapplication/pdf4869050https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/54849a5a-60d2-4cc2-8f1c-62f2faf6e2a4/download1541184f7c2b3d94f2e6e0636804e1f4MD51TEXTMarina de Moura.pdf.txtMarina de Moura.pdf.txtExtracted texttext/plain252476https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d793e8a-19b7-4456-9583-19398fc0568c/downloadcba0bf18f04f944f3d39150b4e9d87e4MD52THUMBNAILMarina de Moura.pdf.jpgMarina de Moura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1a8562a6-b37e-4214-8e2c-305e12e43d7c/downloade1b2d66f7913bafd19218c0156ee4a4fMD5310899/245852022-03-14 15:05:16.791oai:dspace.mackenzie.br:10899/24585https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:05:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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