Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Tatiana Cabral
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25417
Resumo: Este trabalho de pesquisa é proveniente de nossas preocupações com a formação pedagógica dos professores da área de Letras, formação esta que baliza e direciona sua atuação em sala de aula e é uma vertente que integra e completa a profissionalização docente. Para retratar o que é oferecido pelas instituições de ensino superior (IES), analisamos alguns cursos de graduação, especialização e mestrado focados na área de Letras, oferecidos na cidade de São Paulo. Com relação às graduações e licenciaturas, elencamos as disciplinas pedagógicas e analisamos as ementas daquelas com maior número de inserções nos currículos pesquisados. Quanto às especializações, listamos as disciplinas oferecidas na área de Letras, destacando as disciplinas pedagógicas. Ao estudarmos os programas de mestrado, privilegiamos a análise das linhas de pesquisa. As informações coletadas entre as IES nos possibilitaram retratar a formação pedagógica que é oferecida hoje aos estudantes de Letras. Contudo, objetivando verificar as conseqüências das formações que estão sendo realizadas, entrevistamos professores de instituições confessionais, privadas e públicas perguntando sobre sua formação e atuação na sala de aula do ensino superior. A pesquisa qualitativa valeu-se do recurso da entrevista semiestruturada. A metodologia escolhida procurou interpretar, utilizando a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), os discursos dos entrevistados e o conteúdo de suas falas, para complementarmos nossas reflexões acerca da formação pedagógica do professor. Toda mudança representa uma árdua batalha e demanda perseverança, traço que marca os professores entrevistados. Todavia, a autogovernança, que não pode ser dissociada da perseverança é imperativa para o alcance efetivo da profissionalização do professor.
id UPM_f1a8b001c7fe13a28395d157b81de0b0
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25417
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8867051797313548Couto, Tatiana CabralVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/26789841833347962016-03-15T19:46:54Z2020-05-28T18:13:24Z2009-12-032020-05-28T18:13:24Z2009-08-18Este trabalho de pesquisa é proveniente de nossas preocupações com a formação pedagógica dos professores da área de Letras, formação esta que baliza e direciona sua atuação em sala de aula e é uma vertente que integra e completa a profissionalização docente. Para retratar o que é oferecido pelas instituições de ensino superior (IES), analisamos alguns cursos de graduação, especialização e mestrado focados na área de Letras, oferecidos na cidade de São Paulo. Com relação às graduações e licenciaturas, elencamos as disciplinas pedagógicas e analisamos as ementas daquelas com maior número de inserções nos currículos pesquisados. Quanto às especializações, listamos as disciplinas oferecidas na área de Letras, destacando as disciplinas pedagógicas. Ao estudarmos os programas de mestrado, privilegiamos a análise das linhas de pesquisa. As informações coletadas entre as IES nos possibilitaram retratar a formação pedagógica que é oferecida hoje aos estudantes de Letras. Contudo, objetivando verificar as conseqüências das formações que estão sendo realizadas, entrevistamos professores de instituições confessionais, privadas e públicas perguntando sobre sua formação e atuação na sala de aula do ensino superior. A pesquisa qualitativa valeu-se do recurso da entrevista semiestruturada. A metodologia escolhida procurou interpretar, utilizando a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), os discursos dos entrevistados e o conteúdo de suas falas, para complementarmos nossas reflexões acerca da formação pedagógica do professor. Toda mudança representa uma árdua batalha e demanda perseverança, traço que marca os professores entrevistados. Todavia, a autogovernança, que não pode ser dissociada da perseverança é imperativa para o alcance efetivo da profissionalização do professor.This research arises from our concern about the pedagogical training of teachers graduated in the Languages area. This training helps them with their work in classroom and it is a part that integrates and completes the professionalization of teachers. To show what is offered by the Universities/Colleges, we analyzed some graduation, postgraduation and mastering courses, all of them in the Languages area, offered in the city of São Paulo. From the graduation courses, we listed the existing pedagogical subjects and analyzed the synopsis of the subjects most inserted in the curriculums researched. From the postgraduation, we listed the courses offered in Languages and highlighted the pedagogical subjects as well. For the mastering courses, we focused on the lines of research. The information collected from the Universities/Colleges gave us the possibility of having a picture of the pedagogical training that is offered to the Languages students today. However, with the purpose of verifying the consequences of the training that has been offered, we interviewed teachers from confessional, private and public Universities/Colleges asking questions about their training and acting in the graduation classroom. The qualitative research used semi-structured questions. The methodology chosen intended to interpret, using the Textually Oriented Discourse Analysis (TODA), the interviewee s discourses and the content of theirs talks, to complete our reflections about the pedagogical training of the teachers. Every change represents a tough battle and asks for perseverance, which is a characteristic of the interviewed teachers. However, the self-management, which cannot be dissociated from perseverance, is essential to achieve an effective teacher s professionalization.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25417porUniversidade Presbiteriana Mackenzieanálise do discursoformação de professoresletrasdiscourse analysisteacher's traininglanguagesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4541/Tatiana%20Cabral%20Couto.pdf.jpgFormação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Garcia, Ana Gracinda Queluzhttp://lattes.cnpq.br/6703762458051394BRLetrasUPMLetrasORIGINALTatiana Cabral Couto.pdfTatiana Cabral Couto.pdfapplication/pdf528079https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b7c8f4e0-5fa4-4e50-adc4-c340d30dc56b/downloada2969051dd0c5fed645a5fbfe87db8e9MD51TEXTTatiana Cabral Couto.pdf.txtTatiana Cabral Couto.pdf.txtExtracted texttext/plain477921https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/db07764f-cabe-4b3f-b699-9fff1f5200d8/download673feda0e671f26cbf2b1bbf00cb43c1MD52THUMBNAILTatiana Cabral Couto.pdf.jpgTatiana Cabral Couto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7279e2a4-8113-45e0-a14c-053d726b71a3/download97ffedfec55213e8594b39852d598cfcMD5310899/254172022-03-14 18:04:02.674oai:dspace.mackenzie.br:10899/25417https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades
title Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades
spellingShingle Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades
Couto, Tatiana Cabral
análise do discurso
formação de professores
letras
discourse analysis
teacher's training
languages
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades
title_full Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades
title_fullStr Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades
title_full_unstemmed Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades
title_sort Formação pedagógica do professor de Letras: retrato e possibilidades
author Couto, Tatiana Cabral
author_facet Couto, Tatiana Cabral
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Tatiana Cabral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2678984183334796
contributor_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv análise do discurso
formação de professores
letras
topic análise do discurso
formação de professores
letras
discourse analysis
teacher's training
languages
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv discourse analysis
teacher's training
languages
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho de pesquisa é proveniente de nossas preocupações com a formação pedagógica dos professores da área de Letras, formação esta que baliza e direciona sua atuação em sala de aula e é uma vertente que integra e completa a profissionalização docente. Para retratar o que é oferecido pelas instituições de ensino superior (IES), analisamos alguns cursos de graduação, especialização e mestrado focados na área de Letras, oferecidos na cidade de São Paulo. Com relação às graduações e licenciaturas, elencamos as disciplinas pedagógicas e analisamos as ementas daquelas com maior número de inserções nos currículos pesquisados. Quanto às especializações, listamos as disciplinas oferecidas na área de Letras, destacando as disciplinas pedagógicas. Ao estudarmos os programas de mestrado, privilegiamos a análise das linhas de pesquisa. As informações coletadas entre as IES nos possibilitaram retratar a formação pedagógica que é oferecida hoje aos estudantes de Letras. Contudo, objetivando verificar as conseqüências das formações que estão sendo realizadas, entrevistamos professores de instituições confessionais, privadas e públicas perguntando sobre sua formação e atuação na sala de aula do ensino superior. A pesquisa qualitativa valeu-se do recurso da entrevista semiestruturada. A metodologia escolhida procurou interpretar, utilizando a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), os discursos dos entrevistados e o conteúdo de suas falas, para complementarmos nossas reflexões acerca da formação pedagógica do professor. Toda mudança representa uma árdua batalha e demanda perseverança, traço que marca os professores entrevistados. Todavia, a autogovernança, que não pode ser dissociada da perseverança é imperativa para o alcance efetivo da profissionalização do professor.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-03
2020-05-28T18:13:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:46:54Z
2020-05-28T18:13:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25417
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b7c8f4e0-5fa4-4e50-adc4-c340d30dc56b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/db07764f-cabe-4b3f-b699-9fff1f5200d8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7279e2a4-8113-45e0-a14c-053d726b71a3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv a2969051dd0c5fed645a5fbfe87db8e9
673feda0e671f26cbf2b1bbf00cb43c1
97ffedfec55213e8594b39852d598cfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819981052248064