Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arsego, Nígia Ramalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129859
Resumo: O presente estudo busca explorar aspectos que estão associados às dimensões motivacionais para a prática regular de atividades físicas em academias de ginástica. O objetivo geral deste estudo é identificar, dentre as principais dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer), aquelas que representam os principais motivos que levam à prática regular de ginástica de academia. A pesquisa realizada utilizou-se de método misto (quantitativo e qualitativo). O estudo procurou testar se existem (ou não) diferenças estatisticamente significativas entre as médias das dimensões avaliadas pelo Inventário de Motivos para a Prática Regular de Atividades Físicas ou Esportivas - IMPRAFE-54 (BALBINOTTI; BARBOSA, 2006; 2008), controlando-se as variáveis “Sexo”, “Faixa Etária” e “Tempo de Prática”, além de utilizar-se de entrevistas a fim de entender melhor os resultados obtidos na parte quantitativa. Os itens do IMPRAFE-54 são respondidos em uma escala de Tipo Likert, graduados em cinco pontos, indo de “Isto me motiva pouquíssimo” (1) a “Isto me motiva muitíssimo” (5). O inventário foi aplicado em 151 praticantes de aulas de ginástica de academia em academias de Porto Alegre/RS de ambos os sexos com idades entre 18 e 75 anos. As entrevistas foram realizadas com 8 (oito) praticantes representativos da amostra que cumpriam os critérios pré-estabelecidos. Constatou-se que as dimensões que mais motivam os praticantes de aulas de ginástica são: Saúde seguida pelo par Estética e Prazer estatisticamente indissociável (p > 0,05), Controle de Estresse, Sociabilidade e, por último, Competitividade, o que é confirmado pelas respostas das entrevistas. Com relação às variáveis controladas, os resultados apontam que Sociabilidade motiva mais significativamente os praticantes do sexo masculino enquanto que Estética, mais os do sexo feminino. Sobre as faixas etárias, encontrou-se que Estética motiva mais significativamente os praticantes de 18 a 35 anos enquanto que Sociabilidade mais aqueles de 36 a 75 anos. Em relação ao tempo de prática, a Sociabilidade aparece como a que motiva mais significativamente os praticantes que ingressaram há mais de 1 ano. As demais dimensões motivam da mesma forma tanto aqueles que aderiram há menos de 1 ano, quanto os que permanecem há mais de 1 ano. Conclui-se que a motivação dos sujeitos testados se origina, predominantemente, na dimensão Saúde (motivação extrínseca). Para o professor é uma informação relevante para que ele possa focar suas aulas em fazer com que os alunos alcancem seus objetivos, aumentando sua frequência e permanência nas aulas. Novas pesquisas são importantes para que se possa melhor mapear os motivos de diferentes praticantes com outras variáveis controladas.
id URGS_004647ea497ae026a48e663c86a52222
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129859
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Arsego, Nígia RamalhoBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2015-11-18T02:38:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/129859000977617O presente estudo busca explorar aspectos que estão associados às dimensões motivacionais para a prática regular de atividades físicas em academias de ginástica. O objetivo geral deste estudo é identificar, dentre as principais dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer), aquelas que representam os principais motivos que levam à prática regular de ginástica de academia. A pesquisa realizada utilizou-se de método misto (quantitativo e qualitativo). O estudo procurou testar se existem (ou não) diferenças estatisticamente significativas entre as médias das dimensões avaliadas pelo Inventário de Motivos para a Prática Regular de Atividades Físicas ou Esportivas - IMPRAFE-54 (BALBINOTTI; BARBOSA, 2006; 2008), controlando-se as variáveis “Sexo”, “Faixa Etária” e “Tempo de Prática”, além de utilizar-se de entrevistas a fim de entender melhor os resultados obtidos na parte quantitativa. Os itens do IMPRAFE-54 são respondidos em uma escala de Tipo Likert, graduados em cinco pontos, indo de “Isto me motiva pouquíssimo” (1) a “Isto me motiva muitíssimo” (5). O inventário foi aplicado em 151 praticantes de aulas de ginástica de academia em academias de Porto Alegre/RS de ambos os sexos com idades entre 18 e 75 anos. As entrevistas foram realizadas com 8 (oito) praticantes representativos da amostra que cumpriam os critérios pré-estabelecidos. Constatou-se que as dimensões que mais motivam os praticantes de aulas de ginástica são: Saúde seguida pelo par Estética e Prazer estatisticamente indissociável (p > 0,05), Controle de Estresse, Sociabilidade e, por último, Competitividade, o que é confirmado pelas respostas das entrevistas. Com relação às variáveis controladas, os resultados apontam que Sociabilidade motiva mais significativamente os praticantes do sexo masculino enquanto que Estética, mais os do sexo feminino. Sobre as faixas etárias, encontrou-se que Estética motiva mais significativamente os praticantes de 18 a 35 anos enquanto que Sociabilidade mais aqueles de 36 a 75 anos. Em relação ao tempo de prática, a Sociabilidade aparece como a que motiva mais significativamente os praticantes que ingressaram há mais de 1 ano. As demais dimensões motivam da mesma forma tanto aqueles que aderiram há menos de 1 ano, quanto os que permanecem há mais de 1 ano. Conclui-se que a motivação dos sujeitos testados se origina, predominantemente, na dimensão Saúde (motivação extrínseca). Para o professor é uma informação relevante para que ele possa focar suas aulas em fazer com que os alunos alcancem seus objetivos, aumentando sua frequência e permanência nas aulas. Novas pesquisas são importantes para que se possa melhor mapear os motivos de diferentes praticantes com outras variáveis controladas.This present study searches to explore the aspects that are connected with motivational dimensions to the regular practice of physical exercises in gymnasiums. The general objective of this study is to identify, among the principal motivational dimensions (Stress Control, Health, Sociability, Competition, Aesthetics and Pleasure), the ones that represent the main reasons that lead to regular practice of gymnastics in a gymnasium. This research used both quantitative and qualitative methods. The study aimed at testing whether or not there are significant statistical differences among the averages of the dimensions evaluated by the Inventory of Motives for the Regular Practice of Physical and Sport Activities - IMPRAFE-54 (BALBINOTTI; BARBOSA, 2006; 2008) controlling the variances “Sex”, “Age” and “Time of Practice”, besides using interviews to better understand the results in the quantitative part. The items of IMPRAFE-54 are responded in a Likert Scale graded in five points, from “This motivates me very little” (1) to “This motivates me very much” (5). The inventory was applied in 151 practitioners of classes in gymnasium gymnastics in gymnasiums of Porto Alegre/RS, of both sexes, ages from 18 to 75 years old. The interviews were performed with 8 (eight) practitioners representative of the sample and who followed the pre-established criteria. It was found out that the dimensions that most motivated the practitioners of gymnastic classes are: Health, followed by the pair Aesthetics and Pleasure statistically inseparable (p > 0,05), Stress Control, Sociability and, at last, Competition, what is confirmed by the interview answers. Regarding the controlled variances, the results show that Sociability motivates more significantly male practitioners while Aesthetics motivate the female ones. Concerning the age, it was found out that Aesthetics motivates more significantly the practitioners from 18 to 35 years old, while sociability motivates the ones from 36 years old on. Regarding practice time, sociability appears as the one that motivates more significantly the practitioners who have started for over one year. The other dimensions motivate the same way both the ones who have adhered less than one year as well as the ones who have remained over one year. It is concluded that the motivation of the tested subjects mainly arises in the Health dimension (extrinsic motivation). For the teacher, it is relevant information so that he or she may focus his or her classes to enable students to achieve their goals, increasing both their class attendance and stay. New researches are important to map the reasons of different practitioners with other controlled variances.application/pdfporPsicologia do esporteMotivaçãoGinastica de academiaAtividade físicaMotivationGymnasticsGymnasiumPhysical activityMotivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000977617.pdf000977617.pdfTexto completoapplication/pdf1282421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129859/1/000977617.pdfa39f76f49d742b49abf2f603c09d2c6eMD51TEXT000977617.pdf.txt000977617.pdf.txtExtracted Texttext/plain329122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129859/2/000977617.pdf.txt66f7f5b1dfcc094e0d39a128dc5fd5bcMD52THUMBNAIL000977617.pdf.jpg000977617.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129859/3/000977617.pdf.jpg321b71263a5a615a2304b173e5127e8bMD5310183/1298592018-10-25 09:16:25.528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:16:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia
title Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia
spellingShingle Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia
Arsego, Nígia Ramalho
Psicologia do esporte
Motivação
Ginastica de academia
Atividade física
Motivation
Gymnastics
Gymnasium
Physical activity
title_short Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia
title_full Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia
title_fullStr Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia
title_full_unstemmed Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia
title_sort Motivos que levam à prática regular de atividades físicas : um estudo com praticantes de ginástica de academia
author Arsego, Nígia Ramalho
author_facet Arsego, Nígia Ramalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arsego, Nígia Ramalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
contributor_str_mv Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do esporte
Motivação
Ginastica de academia
Atividade física
topic Psicologia do esporte
Motivação
Ginastica de academia
Atividade física
Motivation
Gymnastics
Gymnasium
Physical activity
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivation
Gymnastics
Gymnasium
Physical activity
description O presente estudo busca explorar aspectos que estão associados às dimensões motivacionais para a prática regular de atividades físicas em academias de ginástica. O objetivo geral deste estudo é identificar, dentre as principais dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer), aquelas que representam os principais motivos que levam à prática regular de ginástica de academia. A pesquisa realizada utilizou-se de método misto (quantitativo e qualitativo). O estudo procurou testar se existem (ou não) diferenças estatisticamente significativas entre as médias das dimensões avaliadas pelo Inventário de Motivos para a Prática Regular de Atividades Físicas ou Esportivas - IMPRAFE-54 (BALBINOTTI; BARBOSA, 2006; 2008), controlando-se as variáveis “Sexo”, “Faixa Etária” e “Tempo de Prática”, além de utilizar-se de entrevistas a fim de entender melhor os resultados obtidos na parte quantitativa. Os itens do IMPRAFE-54 são respondidos em uma escala de Tipo Likert, graduados em cinco pontos, indo de “Isto me motiva pouquíssimo” (1) a “Isto me motiva muitíssimo” (5). O inventário foi aplicado em 151 praticantes de aulas de ginástica de academia em academias de Porto Alegre/RS de ambos os sexos com idades entre 18 e 75 anos. As entrevistas foram realizadas com 8 (oito) praticantes representativos da amostra que cumpriam os critérios pré-estabelecidos. Constatou-se que as dimensões que mais motivam os praticantes de aulas de ginástica são: Saúde seguida pelo par Estética e Prazer estatisticamente indissociável (p > 0,05), Controle de Estresse, Sociabilidade e, por último, Competitividade, o que é confirmado pelas respostas das entrevistas. Com relação às variáveis controladas, os resultados apontam que Sociabilidade motiva mais significativamente os praticantes do sexo masculino enquanto que Estética, mais os do sexo feminino. Sobre as faixas etárias, encontrou-se que Estética motiva mais significativamente os praticantes de 18 a 35 anos enquanto que Sociabilidade mais aqueles de 36 a 75 anos. Em relação ao tempo de prática, a Sociabilidade aparece como a que motiva mais significativamente os praticantes que ingressaram há mais de 1 ano. As demais dimensões motivam da mesma forma tanto aqueles que aderiram há menos de 1 ano, quanto os que permanecem há mais de 1 ano. Conclui-se que a motivação dos sujeitos testados se origina, predominantemente, na dimensão Saúde (motivação extrínseca). Para o professor é uma informação relevante para que ele possa focar suas aulas em fazer com que os alunos alcancem seus objetivos, aumentando sua frequência e permanência nas aulas. Novas pesquisas são importantes para que se possa melhor mapear os motivos de diferentes praticantes com outras variáveis controladas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-18T02:38:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000977617
url http://hdl.handle.net/10183/129859
identifier_str_mv 000977617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129859/1/000977617.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129859/2/000977617.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129859/3/000977617.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a39f76f49d742b49abf2f603c09d2c6e
66f7f5b1dfcc094e0d39a128dc5fd5bc
321b71263a5a615a2304b173e5127e8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085340111699968