Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maliuk, Karina Disconsi
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17426
Resumo: Neste estudo apresento minha experiência com robótica nas aulas de Matemática da EMEF José Mariano Beck, desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008. Ofereço um panorama da robótica na sociedade atual e caracterizo os termos robô, robótica e robótica educacional utilizados nesta pesquisa. Considero o estudo da robótica pedagógica e as implicações da utilização deste recurso, principalmente na mudança de concepção do papel do professor e do aluno nas aulas de matemática. Situo este trabalho na abordagem teórico-prática proposta por Ole Skovsmose, cujos cenários para investigação são pensados em paralelo com a sala de aula tradicional. O estudo se encerra com algumas relações entre a robótica e conceitos matemáticos explorados através de atividades práticas, além do relato de algumas repercussões desta experiência desenvolvida com a robótica nas minhas aulas de matemática. Também são pensadas algumas possibilidades futuras e o leitor deste trabalho é convidado a experimentar a robótica como um possível recurso didático e a construir seu próprio roteiro de experiências.
id URGS_014d2130b72848b7df6a19aa1f32bb78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17426
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Maliuk, Karina DisconsiMoellwald, Francisco Egger2009-10-09T04:17:32Z2009http://hdl.handle.net/10183/17426000710641<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/robotica-educacional-como-cenario-investigativo-nas-aulas-de-matematica/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>Neste estudo apresento minha experiência com robótica nas aulas de Matemática da EMEF José Mariano Beck, desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008. Ofereço um panorama da robótica na sociedade atual e caracterizo os termos robô, robótica e robótica educacional utilizados nesta pesquisa. Considero o estudo da robótica pedagógica e as implicações da utilização deste recurso, principalmente na mudança de concepção do papel do professor e do aluno nas aulas de matemática. Situo este trabalho na abordagem teórico-prática proposta por Ole Skovsmose, cujos cenários para investigação são pensados em paralelo com a sala de aula tradicional. O estudo se encerra com algumas relações entre a robótica e conceitos matemáticos explorados através de atividades práticas, além do relato de algumas repercussões desta experiência desenvolvida com a robótica nas minhas aulas de matemática. Também são pensadas algumas possibilidades futuras e o leitor deste trabalho é convidado a experimentar a robótica como um possível recurso didático e a construir seu próprio roteiro de experiências.In this study, I present my experience with robotics in mathematics lessons at EMEF Jose Mariano Beck, developed during the years of 2007 and 2008. I offer a panorama of robotics in the current society and characterize the terms robot, robotics and educational robotics used in this research. I consider the study of pedagogical robotics and the implications of the use of this resource, mainly in the change of the conception of teacher's and students' roles in mathematics lessons. I situate this work in the Ole Skovsmose's theoretical-practical proposal, whose scenes for inquiry are thought in parallel with the traditional classroom. The study ends up with some relations between robotics and mathematical concepts, explored through practical activities, along with the report of some repercussions of this experience developed with robotics in mathematics lessons. Also some future possibilities are thought and the reader of this work is invited to try robotics as a possible didactical resource and to construct his own script of experiences.application/zipvideo/x-msvideoapplication/pdfporRobótica educacionalEducação MatemáticaMathematicsMathematics educationEducational roboticsSceneries researchRobótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000710641.pdf000710641.pdfTexto completoapplication/pdf3589313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/1/000710641.pdf3471264ffe11c592490f7221e671d5d0MD51000710641.avi000710641.aviVídeovideo/x-msvideo6527912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/2/000710641.avi12df801667ea6e2d1c19e7a49e70ff09MD52000710641.zip000710641.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip9800425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/3/000710641.zipf97ab0b9f12cd44725d49e711af7457fMD53TEXT000710641.pdf.txt000710641.pdf.txtExtracted Texttext/plain121389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/4/000710641.pdf.txt5135d56dd2bd8d348cc5e1ba254238a2MD54THUMBNAIL000710641.pdf.jpg000710641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/5/000710641.pdf.jpg906e5250bc1c3f5c0381c2596e86f6bcMD5510183/174262018-10-08 09:24:26.303oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:24:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
title Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
spellingShingle Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
Maliuk, Karina Disconsi
Robótica educacional
Educação Matemática
Mathematics
Mathematics education
Educational robotics
Sceneries research
title_short Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
title_full Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
title_fullStr Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
title_full_unstemmed Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
title_sort Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
author Maliuk, Karina Disconsi
author_facet Maliuk, Karina Disconsi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maliuk, Karina Disconsi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moellwald, Francisco Egger
contributor_str_mv Moellwald, Francisco Egger
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Educação Matemática
topic Robótica educacional
Educação Matemática
Mathematics
Mathematics education
Educational robotics
Sceneries research
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Mathematics education
Educational robotics
Sceneries research
description Neste estudo apresento minha experiência com robótica nas aulas de Matemática da EMEF José Mariano Beck, desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008. Ofereço um panorama da robótica na sociedade atual e caracterizo os termos robô, robótica e robótica educacional utilizados nesta pesquisa. Considero o estudo da robótica pedagógica e as implicações da utilização deste recurso, principalmente na mudança de concepção do papel do professor e do aluno nas aulas de matemática. Situo este trabalho na abordagem teórico-prática proposta por Ole Skovsmose, cujos cenários para investigação são pensados em paralelo com a sala de aula tradicional. O estudo se encerra com algumas relações entre a robótica e conceitos matemáticos explorados através de atividades práticas, além do relato de algumas repercussões desta experiência desenvolvida com a robótica nas minhas aulas de matemática. Também são pensadas algumas possibilidades futuras e o leitor deste trabalho é convidado a experimentar a robótica como um possível recurso didático e a construir seu próprio roteiro de experiências.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-09T04:17:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17426
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000710641
dc.identifier.embed.none.fl_str_mv <iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/robotica-educacional-como-cenario-investigativo-nas-aulas-de-matematica/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>
url http://hdl.handle.net/10183/17426
identifier_str_mv 000710641
<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/robotica-educacional-como-cenario-investigativo-nas-aulas-de-matematica/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/zip
video/x-msvideo
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/1/000710641.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/2/000710641.avi
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/3/000710641.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/4/000710641.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/5/000710641.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3471264ffe11c592490f7221e671d5d0
12df801667ea6e2d1c19e7a49e70ff09
f97ab0b9f12cd44725d49e711af7457f
5135d56dd2bd8d348cc5e1ba254238a2
906e5250bc1c3f5c0381c2596e86f6bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085156118069248