Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17426 |
Resumo: | Neste estudo apresento minha experiência com robótica nas aulas de Matemática da EMEF José Mariano Beck, desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008. Ofereço um panorama da robótica na sociedade atual e caracterizo os termos robô, robótica e robótica educacional utilizados nesta pesquisa. Considero o estudo da robótica pedagógica e as implicações da utilização deste recurso, principalmente na mudança de concepção do papel do professor e do aluno nas aulas de matemática. Situo este trabalho na abordagem teórico-prática proposta por Ole Skovsmose, cujos cenários para investigação são pensados em paralelo com a sala de aula tradicional. O estudo se encerra com algumas relações entre a robótica e conceitos matemáticos explorados através de atividades práticas, além do relato de algumas repercussões desta experiência desenvolvida com a robótica nas minhas aulas de matemática. Também são pensadas algumas possibilidades futuras e o leitor deste trabalho é convidado a experimentar a robótica como um possível recurso didático e a construir seu próprio roteiro de experiências. |
id |
URGS_014d2130b72848b7df6a19aa1f32bb78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17426 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Maliuk, Karina DisconsiMoellwald, Francisco Egger2009-10-09T04:17:32Z2009http://hdl.handle.net/10183/17426000710641<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/robotica-educacional-como-cenario-investigativo-nas-aulas-de-matematica/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>Neste estudo apresento minha experiência com robótica nas aulas de Matemática da EMEF José Mariano Beck, desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008. Ofereço um panorama da robótica na sociedade atual e caracterizo os termos robô, robótica e robótica educacional utilizados nesta pesquisa. Considero o estudo da robótica pedagógica e as implicações da utilização deste recurso, principalmente na mudança de concepção do papel do professor e do aluno nas aulas de matemática. Situo este trabalho na abordagem teórico-prática proposta por Ole Skovsmose, cujos cenários para investigação são pensados em paralelo com a sala de aula tradicional. O estudo se encerra com algumas relações entre a robótica e conceitos matemáticos explorados através de atividades práticas, além do relato de algumas repercussões desta experiência desenvolvida com a robótica nas minhas aulas de matemática. Também são pensadas algumas possibilidades futuras e o leitor deste trabalho é convidado a experimentar a robótica como um possível recurso didático e a construir seu próprio roteiro de experiências.In this study, I present my experience with robotics in mathematics lessons at EMEF Jose Mariano Beck, developed during the years of 2007 and 2008. I offer a panorama of robotics in the current society and characterize the terms robot, robotics and educational robotics used in this research. I consider the study of pedagogical robotics and the implications of the use of this resource, mainly in the change of the conception of teacher's and students' roles in mathematics lessons. I situate this work in the Ole Skovsmose's theoretical-practical proposal, whose scenes for inquiry are thought in parallel with the traditional classroom. The study ends up with some relations between robotics and mathematical concepts, explored through practical activities, along with the report of some repercussions of this experience developed with robotics in mathematics lessons. Also some future possibilities are thought and the reader of this work is invited to try robotics as a possible didactical resource and to construct his own script of experiences.application/zipvideo/x-msvideoapplication/pdfporRobótica educacionalEducação MatemáticaMathematicsMathematics educationEducational roboticsSceneries researchRobótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000710641.pdf000710641.pdfTexto completoapplication/pdf3589313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/1/000710641.pdf3471264ffe11c592490f7221e671d5d0MD51000710641.avi000710641.aviVídeovideo/x-msvideo6527912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/2/000710641.avi12df801667ea6e2d1c19e7a49e70ff09MD52000710641.zip000710641.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip9800425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/3/000710641.zipf97ab0b9f12cd44725d49e711af7457fMD53TEXT000710641.pdf.txt000710641.pdf.txtExtracted Texttext/plain121389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/4/000710641.pdf.txt5135d56dd2bd8d348cc5e1ba254238a2MD54THUMBNAIL000710641.pdf.jpg000710641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/5/000710641.pdf.jpg906e5250bc1c3f5c0381c2596e86f6bcMD5510183/174262018-10-08 09:24:26.303oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:24:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática |
title |
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática |
spellingShingle |
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática Maliuk, Karina Disconsi Robótica educacional Educação Matemática Mathematics Mathematics education Educational robotics Sceneries research |
title_short |
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática |
title_full |
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática |
title_fullStr |
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática |
title_sort |
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática |
author |
Maliuk, Karina Disconsi |
author_facet |
Maliuk, Karina Disconsi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maliuk, Karina Disconsi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
contributor_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educacional Educação Matemática |
topic |
Robótica educacional Educação Matemática Mathematics Mathematics education Educational robotics Sceneries research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Mathematics education Educational robotics Sceneries research |
description |
Neste estudo apresento minha experiência com robótica nas aulas de Matemática da EMEF José Mariano Beck, desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008. Ofereço um panorama da robótica na sociedade atual e caracterizo os termos robô, robótica e robótica educacional utilizados nesta pesquisa. Considero o estudo da robótica pedagógica e as implicações da utilização deste recurso, principalmente na mudança de concepção do papel do professor e do aluno nas aulas de matemática. Situo este trabalho na abordagem teórico-prática proposta por Ole Skovsmose, cujos cenários para investigação são pensados em paralelo com a sala de aula tradicional. O estudo se encerra com algumas relações entre a robótica e conceitos matemáticos explorados através de atividades práticas, além do relato de algumas repercussões desta experiência desenvolvida com a robótica nas minhas aulas de matemática. Também são pensadas algumas possibilidades futuras e o leitor deste trabalho é convidado a experimentar a robótica como um possível recurso didático e a construir seu próprio roteiro de experiências. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-09T04:17:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17426 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000710641 |
dc.identifier.embed.none.fl_str_mv |
<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/robotica-educacional-como-cenario-investigativo-nas-aulas-de-matematica/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe> |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17426 |
identifier_str_mv |
000710641 <iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/robotica-educacional-como-cenario-investigativo-nas-aulas-de-matematica/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe> |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/zip video/x-msvideo application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/1/000710641.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/2/000710641.avi http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/3/000710641.zip http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/4/000710641.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17426/5/000710641.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3471264ffe11c592490f7221e671d5d0 12df801667ea6e2d1c19e7a49e70ff09 f97ab0b9f12cd44725d49e711af7457f 5135d56dd2bd8d348cc5e1ba254238a2 906e5250bc1c3f5c0381c2596e86f6bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085156118069248 |