Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25837 |
Resumo: | Este trabalho investiga o olhar dos tutores de sede sobre o impacto de suas intervenções sobre a construção de conhecimento das alunas-professoras de um curso de pedagogia a distância. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método clínico piagetiano e a fundamentação teórica é a Epistemologia Genética. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos. No primeiro momento foi realizada uma entrevista através do MSN, tendo um roteiro com sete questionamentos e no segundo momento um questionário composto de três perguntas enviado para os sujeitos através do correio eletrônico. A entrevista aborda questões sobre a construção de conhecimento, sobre a avaliação e a sua função de tutor. O questionário trabalha com a ideia das intervenções e suas relações com a construção de conhecimento das alunas-professoras. A contribuição do tutor nas aprendizagens das alunasprofessoras do PEAD foi analisada a partir de suas noções sobre a construção de conhecimento, da avaliação como um momento de aprendizagem e do impacto de suas intervenções. Foi possível verificar que os tutores compreendem que a sua atuação tem relação direta com a construção de conhecimento das alunas-professoras. |
id |
URGS_019a797a7443e820901e3853419ea0f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25837 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Severo, DeniseMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2010-09-16T04:19:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/25837000754840Este trabalho investiga o olhar dos tutores de sede sobre o impacto de suas intervenções sobre a construção de conhecimento das alunas-professoras de um curso de pedagogia a distância. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método clínico piagetiano e a fundamentação teórica é a Epistemologia Genética. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos. No primeiro momento foi realizada uma entrevista através do MSN, tendo um roteiro com sete questionamentos e no segundo momento um questionário composto de três perguntas enviado para os sujeitos através do correio eletrônico. A entrevista aborda questões sobre a construção de conhecimento, sobre a avaliação e a sua função de tutor. O questionário trabalha com a ideia das intervenções e suas relações com a construção de conhecimento das alunas-professoras. A contribuição do tutor nas aprendizagens das alunasprofessoras do PEAD foi analisada a partir de suas noções sobre a construção de conhecimento, da avaliação como um momento de aprendizagem e do impacto de suas intervenções. Foi possível verificar que os tutores compreendem que a sua atuação tem relação direta com a construção de conhecimento das alunas-professoras.This thesis examines the perspective of headquarters’ tutors on the impact of their interventions on knowledge building of students-teachers in a distance learning course on pedagogy. The research methodology was inspired by Piagetian clinical method and Genetic Epistemology was adopted as theoretical framework. Data collection was developed at two different times. Initially, an interview was conducted through MSN, guided by a script with seven questions. Secondly, a survey containing three questions was sent to participants via email. The interview addresses issues on knowledge building, evaluation and the role of tutor. The survey explores the idea of interventions and the relationship between these and knowledge building of students-teachers. Data collected were analyzed from the following topics: knowledge building, evaluation as a privileged moment of learning and the impact of tutors’ interventions. The tutor contribution in the students-teachers PEAD learning was analyzed based on their construction knowledge notions, the evaluation as a learning moment and the impact of their interventions. It was possible verify that the tutors understand that their performance is directly related to the students-teachers construction knowledge.application/pdfporEpistemologia genéticaPsicologia cognitivaConstrução do conhecimentoEnsino a distânciaDistance learning educationTutorGenetic EpistemologyKnowledge buildingEvaluationAtainment of consciousnessConstrução do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sedeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000754840.pdf.txt000754840.pdf.txtExtracted Texttext/plain117044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/2/000754840.pdf.txtf69f862f8cb1e452f483674a9fd1a12fMD52ORIGINAL000754840.pdf000754840.pdfTexto completoapplication/pdf160128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/1/000754840.pdfe7cb44a0ad98c978750a91bfd593f097MD51THUMBNAIL000754840.pdf.jpg000754840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/3/000754840.pdf.jpgb8192e9fb2a63bf7a00201ed6ca5df1aMD5310183/258372021-12-06 05:41:57.358154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede |
title |
Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede |
spellingShingle |
Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede Severo, Denise Epistemologia genética Psicologia cognitiva Construção do conhecimento Ensino a distância Distance learning education Tutor Genetic Epistemology Knowledge building Evaluation Atainment of consciousness |
title_short |
Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede |
title_full |
Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede |
title_fullStr |
Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede |
title_full_unstemmed |
Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede |
title_sort |
Construção do conhecimento em um curso a distância : a tomada de consciência do tutor de sede |
author |
Severo, Denise |
author_facet |
Severo, Denise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, Denise |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia genética Psicologia cognitiva Construção do conhecimento Ensino a distância |
topic |
Epistemologia genética Psicologia cognitiva Construção do conhecimento Ensino a distância Distance learning education Tutor Genetic Epistemology Knowledge building Evaluation Atainment of consciousness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance learning education Tutor Genetic Epistemology Knowledge building Evaluation Atainment of consciousness |
description |
Este trabalho investiga o olhar dos tutores de sede sobre o impacto de suas intervenções sobre a construção de conhecimento das alunas-professoras de um curso de pedagogia a distância. A metodologia de pesquisa foi inspirada no método clínico piagetiano e a fundamentação teórica é a Epistemologia Genética. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos. No primeiro momento foi realizada uma entrevista através do MSN, tendo um roteiro com sete questionamentos e no segundo momento um questionário composto de três perguntas enviado para os sujeitos através do correio eletrônico. A entrevista aborda questões sobre a construção de conhecimento, sobre a avaliação e a sua função de tutor. O questionário trabalha com a ideia das intervenções e suas relações com a construção de conhecimento das alunas-professoras. A contribuição do tutor nas aprendizagens das alunasprofessoras do PEAD foi analisada a partir de suas noções sobre a construção de conhecimento, da avaliação como um momento de aprendizagem e do impacto de suas intervenções. Foi possível verificar que os tutores compreendem que a sua atuação tem relação direta com a construção de conhecimento das alunas-professoras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-16T04:19:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25837 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000754840 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25837 |
identifier_str_mv |
000754840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/2/000754840.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/1/000754840.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25837/3/000754840.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f69f862f8cb1e452f483674a9fd1a12f e7cb44a0ad98c978750a91bfd593f097 b8192e9fb2a63bf7a00201ed6ca5df1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085183738609664 |