A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24181 |
Resumo: | As técnicas para síntese de textura em Computação Gráfica constituem um grupo bem específico cujo objetivo principal é a inclusão, na imagem, de alguma informação visual que aumente a percepção de realismo. São identificadas técnicas para síntese de textura com características favoráveis a implementação num ambiente limitado cujo aspecto central é a placa de vídeo VGA, a saber: mapeamento de textura, "bump mapping" e textura sólida. Um sistema para visualização de objetos simples com aplicação das técnicas selecionadas é descrito e implementado. Várias imagens são sintetizadas e os resultados analisados considerando-se o nível de realismo atingido. É explorado o uso de padrões para incremento da resolução visual das imagens em conjunto com a técnica de mapeamento de textura. Apresenta-se uma série de definições para textura das áreas de Computação Gráfica, Psicologia e Processamento de Imagens. Estas definições se integram e possibilitam a formação de um conceito genérico sobre o assunto. Os modelos e técnicas para descrição e síntese de texturas são apresentados, identificando-se as tendências nesta área. |
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Walter, MarceloLaschuk, Anatolio2010-06-30T04:19:00Z1991http://hdl.handle.net/10183/24181000031989As técnicas para síntese de textura em Computação Gráfica constituem um grupo bem específico cujo objetivo principal é a inclusão, na imagem, de alguma informação visual que aumente a percepção de realismo. São identificadas técnicas para síntese de textura com características favoráveis a implementação num ambiente limitado cujo aspecto central é a placa de vídeo VGA, a saber: mapeamento de textura, "bump mapping" e textura sólida. Um sistema para visualização de objetos simples com aplicação das técnicas selecionadas é descrito e implementado. Várias imagens são sintetizadas e os resultados analisados considerando-se o nível de realismo atingido. É explorado o uso de padrões para incremento da resolução visual das imagens em conjunto com a técnica de mapeamento de textura. Apresenta-se uma série de definições para textura das áreas de Computação Gráfica, Psicologia e Processamento de Imagens. Estas definições se integram e possibilitam a formação de um conceito genérico sobre o assunto. Os modelos e técnicas para descrição e síntese de texturas são apresentados, identificando-se as tendências nesta área.The Computer Graphics texture synthesis techniques are a well defined group which main goal is to add visual information to the image. This visual information will increase the realism. Texture synthesis techniques for implementation in a limited environment are identified, namely texture mapping, bump mapping and solid texture. The main aspect of the environment is the VGA video card. A system is described and implemented to visualize simple objects where the selected texture synthesis techniques were applied . Some images are synthesized and the results are analysed. It is explored the use of patterns to increase images visual resolution in conection with texture mapping technique. It is presented a set of texture definitions from Computer Graphics, Psychology and Image Processing studies. These definitions are integrated and make possible to form a generic concept about the subject. Models and techniques for texture description and synthesis are presented. This survey identified trends in this area.application/pdfporRealismo : Computacao graficaComputação gráficaComputer graphicsRealismTexture synthesis techniquesTexture mappingSolid textureBump mappingA obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaCurso de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS1991mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000031989.pdf000031989.pdfTexto completoapplication/pdf19497858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24181/1/000031989.pdf28470165635c78c2bbdfd5f62e8d58ccMD51TEXT000031989.pdf.txt000031989.pdf.txtExtracted Texttext/plain172839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24181/2/000031989.pdf.txte865700a56e76e8d1fe4401d92ccd17bMD52THUMBNAIL000031989.pdf.jpg000031989.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24181/3/000031989.pdf.jpg1156ef45eded5f35db88f106ebf716bcMD5310183/241812018-10-17 09:04:09.834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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As técnicas para síntese de textura em Computação Gráfica constituem um grupo bem específico cujo objetivo principal é a inclusão, na imagem, de alguma informação visual que aumente a percepção de realismo. São identificadas técnicas para síntese de textura com características favoráveis a implementação num ambiente limitado cujo aspecto central é a placa de vídeo VGA, a saber: mapeamento de textura, "bump mapping" e textura sólida. Um sistema para visualização de objetos simples com aplicação das técnicas selecionadas é descrito e implementado. Várias imagens são sintetizadas e os resultados analisados considerando-se o nível de realismo atingido. É explorado o uso de padrões para incremento da resolução visual das imagens em conjunto com a técnica de mapeamento de textura. Apresenta-se uma série de definições para textura das áreas de Computação Gráfica, Psicologia e Processamento de Imagens. Estas definições se integram e possibilitam a formação de um conceito genérico sobre o assunto. Os modelos e técnicas para descrição e síntese de texturas são apresentados, identificando-se as tendências nesta área. |
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