ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alegretti, Francisco José Prates
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8497
Resumo: Este trabalho descreve a implementação de um sistema multi agente usando Redes de Comportamento configurada por Algoritmos Genéticos. O sistema utiliza o jogo de computador Quake II como o ambiente simulado para os agentes. Redes de Comportamento são utilizadas como o mecanismo de tomada de decisão. Um Algoritmo Genético é utilizado para configurar os parâmetros da Rede de Comportamento. Cada agente é um programa independente que se conecta ao servidor do jogo para realizar tarefas e trocar material genético a fim de evoluir. Os resultados obtidos mostram um ambiente multi agente dinamicamente configurado capaz de evoluir e se adaptar apropriadamente conforme o andamento do jogo.
id URGS_03accdde313f192cb83dd1ff859066a2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8497
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alegretti, Francisco José PratesBarone, Dante Augusto Couto2007-06-06T19:16:25Z2006http://hdl.handle.net/10183/8497000577928Este trabalho descreve a implementação de um sistema multi agente usando Redes de Comportamento configurada por Algoritmos Genéticos. O sistema utiliza o jogo de computador Quake II como o ambiente simulado para os agentes. Redes de Comportamento são utilizadas como o mecanismo de tomada de decisão. Um Algoritmo Genético é utilizado para configurar os parâmetros da Rede de Comportamento. Cada agente é um programa independente que se conecta ao servidor do jogo para realizar tarefas e trocar material genético a fim de evoluir. Os resultados obtidos mostram um ambiente multi agente dinamicamente configurado capaz de evoluir e se adaptar apropriadamente conforme o andamento do jogo.This work describes the implementation of a multi-agent system using Behavior Networks configured by Genetic Algorithms. The system uses the computer game Quake II as the simulated environment for the agents. Behavior Networks are used as the decision making mechanism. The Genetic Algorithm is used to configure the parameters of the Behavior Network. Each agent of the system is an independent program that connects to the game server to perform tasks and to exchange genetic material in order to evolve. The results obtained indicate a dynamically configured multi-agent system that can evolve and adapt accordingly throughout the course of the game.application/pdfengInteligência artificialAlgoritmos genéticosJogos eletrônicosSistemas multiagentesRedes (ComportamentosBehavior networksGenetic algorithmQuake IIMulti-AgentArtificial intelligenceChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake IIChicuxBot – Sistema Multi Agente de Rede de Comportamento Configurado por Algoritmo Genético para Quake II info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000577928.pdf000577928.pdfTexto completo (inglês)application/pdf628191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8497/1/000577928.pdf51bab5c2d5dbb6b40f1b08c97bcf531cMD51TEXT000577928.pdf.txt000577928.pdf.txtExtracted Texttext/plain130703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8497/2/000577928.pdf.txt254299b990559e45ea451c80b3229e7cMD52THUMBNAIL000577928.pdf.jpg000577928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8497/3/000577928.pdf.jpgba912022c63ea1b15ba07e59531f5116MD5310183/84972022-02-22 04:59:56.129958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II
dc.title.alternative.en.fl_str_mv ChicuxBot – Sistema Multi Agente de Rede de Comportamento Configurado por Algoritmo Genético para Quake II
title ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II
spellingShingle ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II
Alegretti, Francisco José Prates
Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Jogos eletrônicos
Sistemas multiagentes
Redes (Comportamentos
Behavior networks
Genetic algorithm
Quake II
Multi-Agent
Artificial intelligence
title_short ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II
title_full ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II
title_fullStr ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II
title_full_unstemmed ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II
title_sort ChicuxBot : genetic algorithm configured behavior network multi-agent for Quake II
author Alegretti, Francisco José Prates
author_facet Alegretti, Francisco José Prates
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alegretti, Francisco José Prates
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barone, Dante Augusto Couto
contributor_str_mv Barone, Dante Augusto Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Jogos eletrônicos
Sistemas multiagentes
Redes (Comportamentos
topic Inteligência artificial
Algoritmos genéticos
Jogos eletrônicos
Sistemas multiagentes
Redes (Comportamentos
Behavior networks
Genetic algorithm
Quake II
Multi-Agent
Artificial intelligence
dc.subject.eng.fl_str_mv Behavior networks
Genetic algorithm
Quake II
Multi-Agent
Artificial intelligence
description Este trabalho descreve a implementação de um sistema multi agente usando Redes de Comportamento configurada por Algoritmos Genéticos. O sistema utiliza o jogo de computador Quake II como o ambiente simulado para os agentes. Redes de Comportamento são utilizadas como o mecanismo de tomada de decisão. Um Algoritmo Genético é utilizado para configurar os parâmetros da Rede de Comportamento. Cada agente é um programa independente que se conecta ao servidor do jogo para realizar tarefas e trocar material genético a fim de evoluir. Os resultados obtidos mostram um ambiente multi agente dinamicamente configurado capaz de evoluir e se adaptar apropriadamente conforme o andamento do jogo.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:16:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8497
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000577928
url http://hdl.handle.net/10183/8497
identifier_str_mv 000577928
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8497/1/000577928.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8497/2/000577928.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8497/3/000577928.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51bab5c2d5dbb6b40f1b08c97bcf531c
254299b990559e45ea451c80b3229e7c
ba912022c63ea1b15ba07e59531f5116
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085086442291200