Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258326
Resumo: O Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográfico, conhecimento em direitos, experiências em protagonismo juvenil e no programa, e inventário sobre a situação de direitos. Foi utilizada a inserção ecológica e o diário de campo para a avaliação do processo. Os resultados indicaram que após cinco meses da primeira avaliação, o G1 apresentou maior conhecimento quanto aos direitos de participação na família. Resultados qualitativos demonstraram que o programa foi capaz de promover ações protagonistas e o reconhecimento dos adolescentes de G1 como representantes de sua comunidade.
id URGS_04560611e2d9c2845c5c159c2e33b157
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258326
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Ana Paula Lazzaretti deKoller, Silvia Helena2023-05-19T03:46:31Z2012http://hdl.handle.net/10183/258326000866800O Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográfico, conhecimento em direitos, experiências em protagonismo juvenil e no programa, e inventário sobre a situação de direitos. Foi utilizada a inserção ecológica e o diário de campo para a avaliação do processo. Os resultados indicaram que após cinco meses da primeira avaliação, o G1 apresentou maior conhecimento quanto aos direitos de participação na família. Resultados qualitativos demonstraram que o programa foi capaz de promover ações protagonistas e o reconhecimento dos adolescentes de G1 como representantes de sua comunidade.The Youth on Stage, a program for human rights education and promotion of youth participation, is presented and evaluated. For this study, a quasi-experimental longitudinal design was used. Participants were 72 adolescents aged 12 to 18 years, from the metropolitan region of Porto Alegre, divided into two groups: Adolescents who participated in the program (G1) and adolescents who did not (G2). The impact of the program was evaluated using the following questionnaires: socio-demographic survey, knowledge of rights, experiences of youth participation and in the program, and an inventory of human rights. Process evaluation was performed with the use of the ecological engagement approach and a field diary. Findings indicate that after five months from the first assessment, the G1 gained more knowledge regarding the rights of participation in the family. Qualitative results showed that the program promoted protagonist actions and the recognition of adolescents (G1) as community representatives.application/pdfporDireitos humanosCriançaAdolescenteEducaçãoParticipação socialAvaliação de programa educacionalAdolescencehuman rightsAvaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000866800.pdf.txt000866800.pdf.txtExtracted Texttext/plain734754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258326/2/000866800.pdf.txt8fc86e6a7824122267eeecce1fe3f6dcMD52ORIGINAL000866800.pdfTexto parcialapplication/pdf1664684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258326/1/000866800.pdfe1e870690ae85eab9658b4161b81d214MD5110183/2583262023-05-20 03:47:18.186949oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-20T06:47:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
title Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
spellingShingle Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Direitos humanos
Criança
Adolescente
Educação
Participação social
Avaliação de programa educacional
Adolescence
human rights
title_short Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
title_full Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
title_fullStr Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
title_sort Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
author Souza, Ana Paula Lazzaretti de
author_facet Souza, Ana Paula Lazzaretti de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Lazzaretti de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koller, Silvia Helena
contributor_str_mv Koller, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos
Criança
Adolescente
Educação
Participação social
Avaliação de programa educacional
topic Direitos humanos
Criança
Adolescente
Educação
Participação social
Avaliação de programa educacional
Adolescence
human rights
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescence
human rights
description O Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográfico, conhecimento em direitos, experiências em protagonismo juvenil e no programa, e inventário sobre a situação de direitos. Foi utilizada a inserção ecológica e o diário de campo para a avaliação do processo. Os resultados indicaram que após cinco meses da primeira avaliação, o G1 apresentou maior conhecimento quanto aos direitos de participação na família. Resultados qualitativos demonstraram que o programa foi capaz de promover ações protagonistas e o reconhecimento dos adolescentes de G1 como representantes de sua comunidade.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-19T03:46:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258326
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000866800
url http://hdl.handle.net/10183/258326
identifier_str_mv 000866800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258326/2/000866800.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258326/1/000866800.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fc86e6a7824122267eeecce1fe3f6dc
e1e870690ae85eab9658b4161b81d214
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309216302333952