Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258326 |
Resumo: | O Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográfico, conhecimento em direitos, experiências em protagonismo juvenil e no programa, e inventário sobre a situação de direitos. Foi utilizada a inserção ecológica e o diário de campo para a avaliação do processo. Os resultados indicaram que após cinco meses da primeira avaliação, o G1 apresentou maior conhecimento quanto aos direitos de participação na família. Resultados qualitativos demonstraram que o programa foi capaz de promover ações protagonistas e o reconhecimento dos adolescentes de G1 como representantes de sua comunidade. |
id |
URGS_04560611e2d9c2845c5c159c2e33b157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258326 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Ana Paula Lazzaretti deKoller, Silvia Helena2023-05-19T03:46:31Z2012http://hdl.handle.net/10183/258326000866800O Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográfico, conhecimento em direitos, experiências em protagonismo juvenil e no programa, e inventário sobre a situação de direitos. Foi utilizada a inserção ecológica e o diário de campo para a avaliação do processo. Os resultados indicaram que após cinco meses da primeira avaliação, o G1 apresentou maior conhecimento quanto aos direitos de participação na família. Resultados qualitativos demonstraram que o programa foi capaz de promover ações protagonistas e o reconhecimento dos adolescentes de G1 como representantes de sua comunidade.The Youth on Stage, a program for human rights education and promotion of youth participation, is presented and evaluated. For this study, a quasi-experimental longitudinal design was used. Participants were 72 adolescents aged 12 to 18 years, from the metropolitan region of Porto Alegre, divided into two groups: Adolescents who participated in the program (G1) and adolescents who did not (G2). The impact of the program was evaluated using the following questionnaires: socio-demographic survey, knowledge of rights, experiences of youth participation and in the program, and an inventory of human rights. Process evaluation was performed with the use of the ecological engagement approach and a field diary. Findings indicate that after five months from the first assessment, the G1 gained more knowledge regarding the rights of participation in the family. Qualitative results showed that the program promoted protagonist actions and the recognition of adolescents (G1) as community representatives.application/pdfporDireitos humanosCriançaAdolescenteEducaçãoParticipação socialAvaliação de programa educacionalAdolescencehuman rightsAvaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000866800.pdf.txt000866800.pdf.txtExtracted Texttext/plain734754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258326/2/000866800.pdf.txt8fc86e6a7824122267eeecce1fe3f6dcMD52ORIGINAL000866800.pdfTexto parcialapplication/pdf1664684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258326/1/000866800.pdfe1e870690ae85eab9658b4161b81d214MD5110183/2583262023-05-20 03:47:18.186949oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-20T06:47:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena |
title |
Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena |
spellingShingle |
Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena Souza, Ana Paula Lazzaretti de Direitos humanos Criança Adolescente Educação Participação social Avaliação de programa educacional Adolescence human rights |
title_short |
Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena |
title_full |
Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena |
title_fullStr |
Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena |
title_sort |
Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena |
author |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Lazzaretti de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Koller, Silvia Helena |
contributor_str_mv |
Koller, Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos humanos Criança Adolescente Educação Participação social Avaliação de programa educacional |
topic |
Direitos humanos Criança Adolescente Educação Participação social Avaliação de programa educacional Adolescence human rights |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adolescence human rights |
description |
O Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográfico, conhecimento em direitos, experiências em protagonismo juvenil e no programa, e inventário sobre a situação de direitos. Foi utilizada a inserção ecológica e o diário de campo para a avaliação do processo. Os resultados indicaram que após cinco meses da primeira avaliação, o G1 apresentou maior conhecimento quanto aos direitos de participação na família. Resultados qualitativos demonstraram que o programa foi capaz de promover ações protagonistas e o reconhecimento dos adolescentes de G1 como representantes de sua comunidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-19T03:46:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258326 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000866800 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258326 |
identifier_str_mv |
000866800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258326/2/000866800.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258326/1/000866800.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fc86e6a7824122267eeecce1fe3f6dc e1e870690ae85eab9658b4161b81d214 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085617768333312 |