A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Isabel Serafim da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12828
Resumo: Este estudo monografico de carater bibliografico tern como tematica o ensino de geografia nos anos iniciais da educacao basica, no qua! procura rever a arte de let, investigar e compreender o mundo/lugar com o proposito de aprofundar a questao sobre os conceitos fundamentals no ensino de geografia. Assim, busca seguir seu objetivo, no qua! centra num resgate da maneira mais compreensiva de trabalhar os conceitos geograficos sobre a ideia de lugar, paisagem, regiao; espaco, territorio e sociedade, forma esta que se faca uma abordagem frente a realidade no ambiente a ser estudado. Desta forma, o estudo focaliza o eixo tematico voltados para as discussoes pertinentes relacionadas ao ensino da geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, tern como topicos: o ensino da geografia na atualidade: aspectos historicos e estruturais e suas concepcoes no ensino, as contribuicoes dos Parametros Curriculares Nacionais - PCN's no ensino de geografia, com a construcao de conceitos geograficos; o ensino da geografia a partir do planejamento e a pratica pedagogica no ensino fundamental, tendo foco a importancia de trabalhar o conhecimento geografico sobre o espaco, bem como, algumas sugestoes e procedimentos no ensino de geografia com a caracterizacao do ambiente a ser estudado, levando em consideracao os conceitos geograficos no municipio de Mato Grosso - PB. Para tanto, buscou-se fundamentos teoricos como suporte autores que abordam a tematica os conceitos geograficos, dentre os quais, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), Diniz filho (2009), Straforini (2004), Parametros Curriculares Nacionais de geografia - PCN's em Brasil (1998 e 2001), Vessentini (1995), Moraes, (1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) entre outros que abordam a tematica.
id UFCG_c368eafeb7dd15329acd219ea3d14970
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12828
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.Geography in the early years of basic education: the art of reading, investigating and understanding the world / place.Geografia- ensinoEducação básica -geografiaRelação professor-alunoAprendizagem- ensino de geografiaGeography - teachingBasic education - geographyTeacher-student relationshipLearning - teaching geographyLicenciatura em Geografia.Este estudo monografico de carater bibliografico tern como tematica o ensino de geografia nos anos iniciais da educacao basica, no qua! procura rever a arte de let, investigar e compreender o mundo/lugar com o proposito de aprofundar a questao sobre os conceitos fundamentals no ensino de geografia. Assim, busca seguir seu objetivo, no qua! centra num resgate da maneira mais compreensiva de trabalhar os conceitos geograficos sobre a ideia de lugar, paisagem, regiao; espaco, territorio e sociedade, forma esta que se faca uma abordagem frente a realidade no ambiente a ser estudado. Desta forma, o estudo focaliza o eixo tematico voltados para as discussoes pertinentes relacionadas ao ensino da geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, tern como topicos: o ensino da geografia na atualidade: aspectos historicos e estruturais e suas concepcoes no ensino, as contribuicoes dos Parametros Curriculares Nacionais - PCN's no ensino de geografia, com a construcao de conceitos geograficos; o ensino da geografia a partir do planejamento e a pratica pedagogica no ensino fundamental, tendo foco a importancia de trabalhar o conhecimento geografico sobre o espaco, bem como, algumas sugestoes e procedimentos no ensino de geografia com a caracterizacao do ambiente a ser estudado, levando em consideracao os conceitos geograficos no municipio de Mato Grosso - PB. Para tanto, buscou-se fundamentos teoricos como suporte autores que abordam a tematica os conceitos geograficos, dentre os quais, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), Diniz filho (2009), Straforini (2004), Parametros Curriculares Nacionais de geografia - PCN's em Brasil (1998 e 2001), Vessentini (1995), Moraes, (1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) entre outros que abordam a tematica.This monographic character of literature has as its theme the teaching of geography in the early years of basic education, which seeks to review the art of reading, researching and understanding the geographical space in order to deepen the question of the fundamental concepts in teaching geography. So, follow your quest objective, which focuses on a rescue in the most comprehensive work on the geographical concepts the idea of place, landscape, region, space, territory and society, so that they make an approach towards reality in the environment to be studied. Thus, the study focuses on the main theme focused on relevant discussions related to the teaching of geography in the early years of elementary school, and has the topics: the teaching of geography at the present time: historical aspects and structural concepts and their teaching; contributions National Curriculum Parameters - PCN's in teaching geography, with the constaiction of geographical concepts, and the teaching of geography from the planning and pedagogical practice in primary education, with focus on the importance of working knowledge about the geographic space as well as some suggestions and procedures in teaching geography to characterize the environment to be studied, taking into account the geographical concepts in the municipality of Mato Grosso - PB Therefore, we sought theoretical support authors as to the thematic geographical concepts, among which, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), son Diniz (2009), Straforini (2004), National Curriculum geography - NCP's in Brazil (1998 and 2001), Vessentini (1995), Moraes (1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) among others that address the topic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027SOUZA, Marcos Assis Pereira de.BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.SILVA, Isabel Serafim da.2013-04-192020-05-14T21:36:24Z2020-05-142020-05-14T21:36:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12828SILVA, Isabel Serafim da. A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T17:29:33Zoai:localhost:riufcg/12828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T17:29:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
Geography in the early years of basic education: the art of reading, investigating and understanding the world / place.
title A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
spellingShingle A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
SILVA, Isabel Serafim da.
Geografia- ensino
Educação básica -geografia
Relação professor-aluno
Aprendizagem- ensino de geografia
Geography - teaching
Basic education - geography
Teacher-student relationship
Learning - teaching geography
Licenciatura em Geografia.
title_short A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
title_full A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
title_fullStr A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
title_full_unstemmed A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
title_sort A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
author SILVA, Isabel Serafim da.
author_facet SILVA, Isabel Serafim da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Isabel Serafim da.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia- ensino
Educação básica -geografia
Relação professor-aluno
Aprendizagem- ensino de geografia
Geography - teaching
Basic education - geography
Teacher-student relationship
Learning - teaching geography
Licenciatura em Geografia.
topic Geografia- ensino
Educação básica -geografia
Relação professor-aluno
Aprendizagem- ensino de geografia
Geography - teaching
Basic education - geography
Teacher-student relationship
Learning - teaching geography
Licenciatura em Geografia.
description Este estudo monografico de carater bibliografico tern como tematica o ensino de geografia nos anos iniciais da educacao basica, no qua! procura rever a arte de let, investigar e compreender o mundo/lugar com o proposito de aprofundar a questao sobre os conceitos fundamentals no ensino de geografia. Assim, busca seguir seu objetivo, no qua! centra num resgate da maneira mais compreensiva de trabalhar os conceitos geograficos sobre a ideia de lugar, paisagem, regiao; espaco, territorio e sociedade, forma esta que se faca uma abordagem frente a realidade no ambiente a ser estudado. Desta forma, o estudo focaliza o eixo tematico voltados para as discussoes pertinentes relacionadas ao ensino da geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, tern como topicos: o ensino da geografia na atualidade: aspectos historicos e estruturais e suas concepcoes no ensino, as contribuicoes dos Parametros Curriculares Nacionais - PCN's no ensino de geografia, com a construcao de conceitos geograficos; o ensino da geografia a partir do planejamento e a pratica pedagogica no ensino fundamental, tendo foco a importancia de trabalhar o conhecimento geografico sobre o espaco, bem como, algumas sugestoes e procedimentos no ensino de geografia com a caracterizacao do ambiente a ser estudado, levando em consideracao os conceitos geograficos no municipio de Mato Grosso - PB. Para tanto, buscou-se fundamentos teoricos como suporte autores que abordam a tematica os conceitos geograficos, dentre os quais, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), Diniz filho (2009), Straforini (2004), Parametros Curriculares Nacionais de geografia - PCN's em Brasil (1998 e 2001), Vessentini (1995), Moraes, (1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) entre outros que abordam a tematica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-19
2020-05-14T21:36:24Z
2020-05-14
2020-05-14T21:36:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12828
SILVA, Isabel Serafim da. A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12828
identifier_str_mv SILVA, Isabel Serafim da. A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443666857984