Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150246 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de congruência de figuras planas, no Ensino Fundamental, por meio de estudo das transformações isométricas. O estudo foi realizado com uma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parobé, no Rio Grande do Sul. Sob a inspiração do modelo de cooperação investigativa de Ole Skovsmose, foram desenvolvidas atividades de natureza exploratória e investigativa com questões abertas ao diálogo entre os participantes da pesquisa e uso de materiais manipulativos e de um software de geometria dinâmica. As soluções propostas pelos alunos e as discussões realizadas durante o desenvolvimento das atividades foram registradas por meio das produções escritas dos alunos, de gravações em áudio e vídeo e de arquivos elaborados no ambiente do software GeoGebra. As análises desses registros permitiram concluir que os alunos compreenderam o conceito de congruência de figuras planas por meio da exploração e da discussão sobre as transformações isométricas. |
id |
URGS_0761b13735ae7165141e207763fdfe1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150246 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Brocker, Mosael JulianoBurigo, Elisabete Zardo2016-12-21T02:23:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/150246001008089Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de congruência de figuras planas, no Ensino Fundamental, por meio de estudo das transformações isométricas. O estudo foi realizado com uma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parobé, no Rio Grande do Sul. Sob a inspiração do modelo de cooperação investigativa de Ole Skovsmose, foram desenvolvidas atividades de natureza exploratória e investigativa com questões abertas ao diálogo entre os participantes da pesquisa e uso de materiais manipulativos e de um software de geometria dinâmica. As soluções propostas pelos alunos e as discussões realizadas durante o desenvolvimento das atividades foram registradas por meio das produções escritas dos alunos, de gravações em áudio e vídeo e de arquivos elaborados no ambiente do software GeoGebra. As análises desses registros permitiram concluir que os alunos compreenderam o conceito de congruência de figuras planas por meio da exploração e da discussão sobre as transformações isométricas.This work presents an experience of an approach of the concept of plane figures, in elementary school, through the study of isometric transformations. This study was conducted with a ninth grade group of students of a public elementary school in the city of Parobé, Rio Grande do Sul. Under the inspiration of the investigative cooperation model of Ole Skovsmose, exploratory and investigative nature activities were developed and open questions were proposed in order to establish a dialogue between the participants in the research. The use of manipulative materials and a dynamic geometry software has also been applied. The solutions proposed by the students and the discussion conducted during the activities development were recorded through written papers, audio and video recordings and files created with GeoGebra software environment. Through the analysis of these records, the conclusion was that the students understood the concept of congruence of plane figures through the exploration and the discussion around the isometric transformations.application/pdfporEducação MatemáticaGeometria dinâmicaEducação básicaIsometric transformationsClassroom investigationDynamic geometryMathematics educationElementary educationIsometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001008089.pdf001008089.pdfTexto completoapplication/pdf5159490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/1/001008089.pdfd1dd8ed7ee17714121a833d7c60b6b87MD51TEXT001008089.pdf.txt001008089.pdf.txtExtracted Texttext/plain291417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/2/001008089.pdf.txt0c250d4d8cdb5f39c0f0c7a2409e10f1MD52THUMBNAIL001008089.pdf.jpg001008089.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/3/001008089.pdf.jpg3dcb5c3d206fc4c9e0d3a7ce9e2df609MD5310183/1502462018-10-30 07:55:40.759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-30T10:55:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental |
title |
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental Brocker, Mosael Juliano Educação Matemática Geometria dinâmica Educação básica Isometric transformations Classroom investigation Dynamic geometry Mathematics education Elementary education |
title_short |
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental |
title_full |
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental |
title_sort |
Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental |
author |
Brocker, Mosael Juliano |
author_facet |
Brocker, Mosael Juliano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brocker, Mosael Juliano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Geometria dinâmica Educação básica |
topic |
Educação Matemática Geometria dinâmica Educação básica Isometric transformations Classroom investigation Dynamic geometry Mathematics education Elementary education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Isometric transformations Classroom investigation Dynamic geometry Mathematics education Elementary education |
description |
Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de congruência de figuras planas, no Ensino Fundamental, por meio de estudo das transformações isométricas. O estudo foi realizado com uma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parobé, no Rio Grande do Sul. Sob a inspiração do modelo de cooperação investigativa de Ole Skovsmose, foram desenvolvidas atividades de natureza exploratória e investigativa com questões abertas ao diálogo entre os participantes da pesquisa e uso de materiais manipulativos e de um software de geometria dinâmica. As soluções propostas pelos alunos e as discussões realizadas durante o desenvolvimento das atividades foram registradas por meio das produções escritas dos alunos, de gravações em áudio e vídeo e de arquivos elaborados no ambiente do software GeoGebra. As análises desses registros permitiram concluir que os alunos compreenderam o conceito de congruência de figuras planas por meio da exploração e da discussão sobre as transformações isométricas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-21T02:23:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150246 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001008089 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150246 |
identifier_str_mv |
001008089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/1/001008089.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/2/001008089.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/3/001008089.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1dd8ed7ee17714121a833d7c60b6b87 0c250d4d8cdb5f39c0f0c7a2409e10f1 3dcb5c3d206fc4c9e0d3a7ce9e2df609 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085387124604928 |