Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocker, Mosael Juliano
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150246
Resumo: Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de congruência de figuras planas, no Ensino Fundamental, por meio de estudo das transformações isométricas. O estudo foi realizado com uma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parobé, no Rio Grande do Sul. Sob a inspiração do modelo de cooperação investigativa de Ole Skovsmose, foram desenvolvidas atividades de natureza exploratória e investigativa com questões abertas ao diálogo entre os participantes da pesquisa e uso de materiais manipulativos e de um software de geometria dinâmica. As soluções propostas pelos alunos e as discussões realizadas durante o desenvolvimento das atividades foram registradas por meio das produções escritas dos alunos, de gravações em áudio e vídeo e de arquivos elaborados no ambiente do software GeoGebra. As análises desses registros permitiram concluir que os alunos compreenderam o conceito de congruência de figuras planas por meio da exploração e da discussão sobre as transformações isométricas.
id URGS_0761b13735ae7165141e207763fdfe1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150246
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Brocker, Mosael JulianoBurigo, Elisabete Zardo2016-12-21T02:23:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/150246001008089Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de congruência de figuras planas, no Ensino Fundamental, por meio de estudo das transformações isométricas. O estudo foi realizado com uma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parobé, no Rio Grande do Sul. Sob a inspiração do modelo de cooperação investigativa de Ole Skovsmose, foram desenvolvidas atividades de natureza exploratória e investigativa com questões abertas ao diálogo entre os participantes da pesquisa e uso de materiais manipulativos e de um software de geometria dinâmica. As soluções propostas pelos alunos e as discussões realizadas durante o desenvolvimento das atividades foram registradas por meio das produções escritas dos alunos, de gravações em áudio e vídeo e de arquivos elaborados no ambiente do software GeoGebra. As análises desses registros permitiram concluir que os alunos compreenderam o conceito de congruência de figuras planas por meio da exploração e da discussão sobre as transformações isométricas.This work presents an experience of an approach of the concept of plane figures, in elementary school, through the study of isometric transformations. This study was conducted with a ninth grade group of students of a public elementary school in the city of Parobé, Rio Grande do Sul. Under the inspiration of the investigative cooperation model of Ole Skovsmose, exploratory and investigative nature activities were developed and open questions were proposed in order to establish a dialogue between the participants in the research. The use of manipulative materials and a dynamic geometry software has also been applied. The solutions proposed by the students and the discussion conducted during the activities development were recorded through written papers, audio and video recordings and files created with GeoGebra software environment. Through the analysis of these records, the conclusion was that the students understood the concept of congruence of plane figures through the exploration and the discussion around the isometric transformations.application/pdfporEducação MatemáticaGeometria dinâmicaEducação básicaIsometric transformationsClassroom investigationDynamic geometryMathematics educationElementary educationIsometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001008089.pdf001008089.pdfTexto completoapplication/pdf5159490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/1/001008089.pdfd1dd8ed7ee17714121a833d7c60b6b87MD51TEXT001008089.pdf.txt001008089.pdf.txtExtracted Texttext/plain291417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/2/001008089.pdf.txt0c250d4d8cdb5f39c0f0c7a2409e10f1MD52THUMBNAIL001008089.pdf.jpg001008089.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/3/001008089.pdf.jpg3dcb5c3d206fc4c9e0d3a7ce9e2df609MD5310183/1502462018-10-30 07:55:40.759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-30T10:55:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
title Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
spellingShingle Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
Brocker, Mosael Juliano
Educação Matemática
Geometria dinâmica
Educação básica
Isometric transformations
Classroom investigation
Dynamic geometry
Mathematics education
Elementary education
title_short Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
title_full Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
title_fullStr Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
title_sort Isometrias e congruência : uma investigação no Ensino Fundamental
author Brocker, Mosael Juliano
author_facet Brocker, Mosael Juliano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brocker, Mosael Juliano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Geometria dinâmica
Educação básica
topic Educação Matemática
Geometria dinâmica
Educação básica
Isometric transformations
Classroom investigation
Dynamic geometry
Mathematics education
Elementary education
dc.subject.eng.fl_str_mv Isometric transformations
Classroom investigation
Dynamic geometry
Mathematics education
Elementary education
description Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de congruência de figuras planas, no Ensino Fundamental, por meio de estudo das transformações isométricas. O estudo foi realizado com uma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parobé, no Rio Grande do Sul. Sob a inspiração do modelo de cooperação investigativa de Ole Skovsmose, foram desenvolvidas atividades de natureza exploratória e investigativa com questões abertas ao diálogo entre os participantes da pesquisa e uso de materiais manipulativos e de um software de geometria dinâmica. As soluções propostas pelos alunos e as discussões realizadas durante o desenvolvimento das atividades foram registradas por meio das produções escritas dos alunos, de gravações em áudio e vídeo e de arquivos elaborados no ambiente do software GeoGebra. As análises desses registros permitiram concluir que os alunos compreenderam o conceito de congruência de figuras planas por meio da exploração e da discussão sobre as transformações isométricas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-21T02:23:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150246
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001008089
url http://hdl.handle.net/10183/150246
identifier_str_mv 001008089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/1/001008089.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/2/001008089.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150246/3/001008089.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d1dd8ed7ee17714121a833d7c60b6b87
0c250d4d8cdb5f39c0f0c7a2409e10f1
3dcb5c3d206fc4c9e0d3a7ce9e2df609
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085387124604928