Proposta de método para seleção e classificação de indicadores em instituições de educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behenck, Jordário Reck
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223523
Resumo: A avaliação institucional constitui importante ferramenta para o diagnóstico e proposição de melhorias nas Instituições de Educação Superior – IES, sobretudo se associada ao planejamento estratégico. A utilização de indicadores nesse processo não é recente, sendo adotada inclusive pelo Ministério da Educação - MEC. Diariamente, novos indicadores são lançados por entidades externas, como Rankings Nacionais, Internacionais, bem como agências acreditadoras. Ao longo do tempo, diversos trabalhos também buscaram apontar os indicadores apropriados para utilização no processo avaliativo das IES. Contudo, a disponibilidade de um número cada vez maior de indicadores acaba sendo um problema, pois torna-se mais difícil identificar aqueles que são adequados a realidade de cada instituição. Nesse sentido, esse trabalho utilizou procedimentos de Design Science Research para desenvolver um método para que a IES possa selecionar os indicadores pertinentes a sua visão e avaliá-los de forma a verificar aqueles que reúnem melhores condições para serem aplicados. Com base em uma revisão bibliográfica e na análise de estudos similares, foi possível propor esse artefato que está estruturado em três etapas e prevê a participação dos gestores, da Comissão Própria de Avaliação – CPA, entre outros técnicos da IES. O método criado foi aplicado em um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde foi possível verificar oportunidades para melhorias que foram incorporadas na versão final do artefato.
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spelling Behenck, Jordário ReckCassel, Ricardo Augusto2021-07-10T04:51:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/223523001126995A avaliação institucional constitui importante ferramenta para o diagnóstico e proposição de melhorias nas Instituições de Educação Superior – IES, sobretudo se associada ao planejamento estratégico. A utilização de indicadores nesse processo não é recente, sendo adotada inclusive pelo Ministério da Educação - MEC. Diariamente, novos indicadores são lançados por entidades externas, como Rankings Nacionais, Internacionais, bem como agências acreditadoras. Ao longo do tempo, diversos trabalhos também buscaram apontar os indicadores apropriados para utilização no processo avaliativo das IES. Contudo, a disponibilidade de um número cada vez maior de indicadores acaba sendo um problema, pois torna-se mais difícil identificar aqueles que são adequados a realidade de cada instituição. Nesse sentido, esse trabalho utilizou procedimentos de Design Science Research para desenvolver um método para que a IES possa selecionar os indicadores pertinentes a sua visão e avaliá-los de forma a verificar aqueles que reúnem melhores condições para serem aplicados. Com base em uma revisão bibliográfica e na análise de estudos similares, foi possível propor esse artefato que está estruturado em três etapas e prevê a participação dos gestores, da Comissão Própria de Avaliação – CPA, entre outros técnicos da IES. O método criado foi aplicado em um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde foi possível verificar oportunidades para melhorias que foram incorporadas na versão final do artefato.The Institutional evaluation is a relevant tool for diagnostic and proposition of improvement in Higher Education Institutions – HEIs, mainly linked to the strategic plan. Using indicators for such process is nothing new, insofar as they were also adopted by the Ministry of Education – MEC. New indicators are launched daily by external entities, such as national and international rankings, and accrediting agencies. Several studies have been pointing to some appropriate indicators for use in the evaluation process of the HEIs. However, the availability of an increasing number of indicators turns out to be a problem, as it becomes more difficult to identify those that are appropriate to the reality of each institution. Then, this study used Design Science Research procedures to provides a method by which a HEI may choose some more relevant indicators, in accordance with its vision, in addition it may evaluate them to check out those ones that are able for the best for applications. Carrying out a bibliographical review, along with analyzing other related studies it was possible to propose a method which is structured in three stages and provides for the participation of managers, the Self-Evaluation Comittee of the HEI among other IES technicians. The method created was applied in a case study of Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, where it was possible to verify opportunities for improvements that were incorporated in the final version of the artifact.application/pdfporAvaliação institucionalIndicadores de desempenhoInstituições de ensino superiorInstitutional evaluationIndicatorsHigher education institutionsProposta de método para seleção e classificação de indicadores em instituições de educação superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126995.pdf.txt001126995.pdf.txtExtracted Texttext/plain394557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223523/2/001126995.pdf.txtcea133199215b07b53e4336a55af38fcMD52ORIGINAL001126995.pdfTexto completoapplication/pdf3240434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223523/1/001126995.pdf89238aca4bb98b56f9f2368f078c21d5MD5110183/2235232021-08-18 04:27:11.696698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:27:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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