Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Marcos Kroning
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/166223
Resumo: Este estudo qualitativo investiga os procedimentos envolvidos na auto-aprendizagem do violão, em contexto extra-escolar, através de cinco estudos de caso realizados com adolescentes. Entre outras questões a pesquisa discute as motivações que levam cinco jovens, entre 15 e 16 anos, no seu tempo livre, a buscar suas próprias formas de aprender, e descreve e analisa os procedimentos metodológicos utilizados. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, registradas em fitas cassete e fitas VHS, realizadas nas próprias casas dos adolescentes, no periodo de julho de 1999 a janeiro de 2000, em Porto Alegre. O estudo aponta elementos importantes relacionados as práticas pedagógicas de autoformação no instrumento, inseridas na prática pedagógica extra-escolar.
id URGS_08d92a9c84119909bdbb59765283d809
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166223
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Correa, Marcos KroningSouza, Jusamara Vieira de2017-09-09T02:40:29Z2000http://hdl.handle.net/10183/166223000275172Este estudo qualitativo investiga os procedimentos envolvidos na auto-aprendizagem do violão, em contexto extra-escolar, através de cinco estudos de caso realizados com adolescentes. Entre outras questões a pesquisa discute as motivações que levam cinco jovens, entre 15 e 16 anos, no seu tempo livre, a buscar suas próprias formas de aprender, e descreve e analisa os procedimentos metodológicos utilizados. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, registradas em fitas cassete e fitas VHS, realizadas nas próprias casas dos adolescentes, no periodo de julho de 1999 a janeiro de 2000, em Porto Alegre. O estudo aponta elementos importantes relacionados as práticas pedagógicas de autoformação no instrumento, inseridas na prática pedagógica extra-escolar.This qualitative study investigates the procedures involved in self-leaming guitar playing, in an extra school context, through five case studies. The motivation which takes five youngsters, between fifteen and sixteen years old, to seek the their own ways of leaming in their spare time and the methodological procedures used are the issues investigated in this research. The interview, semi-structured 1n recorded cassettes and on video-tape, were made in the teenagers' homes between July 1999 and January 2000, in Porto Alegre. The study highlights important elements related to the pedagogical practices of self-graduation in the instrument, inserted in the extra school pedagogical practice.application/pdfporViolão : Auto-aprendizagem : AdolescentesViolão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000275172.pdf000275172.pdfTexto completoapplication/pdf23458527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/1/000275172.pdf0c9a6f3167c6af783442cd862306e589MD51TEXT000275172.pdf.txt000275172.pdf.txtExtracted Texttext/plain250083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/2/000275172.pdf.txt60deb479c4b123ae8bddfe45c4473fa8MD52THUMBNAIL000275172.pdf.jpg000275172.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/3/000275172.pdf.jpg902b101975cec8f7c65e13676c3a2dfaMD5310183/1662232018-10-23 09:21:57.119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:21:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
title Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
spellingShingle Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
Correa, Marcos Kroning
Violão : Auto-aprendizagem : Adolescentes
title_short Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
title_full Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
title_fullStr Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
title_full_unstemmed Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
title_sort Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
author Correa, Marcos Kroning
author_facet Correa, Marcos Kroning
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Marcos Kroning
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Violão : Auto-aprendizagem : Adolescentes
topic Violão : Auto-aprendizagem : Adolescentes
description Este estudo qualitativo investiga os procedimentos envolvidos na auto-aprendizagem do violão, em contexto extra-escolar, através de cinco estudos de caso realizados com adolescentes. Entre outras questões a pesquisa discute as motivações que levam cinco jovens, entre 15 e 16 anos, no seu tempo livre, a buscar suas próprias formas de aprender, e descreve e analisa os procedimentos metodológicos utilizados. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, registradas em fitas cassete e fitas VHS, realizadas nas próprias casas dos adolescentes, no periodo de julho de 1999 a janeiro de 2000, em Porto Alegre. O estudo aponta elementos importantes relacionados as práticas pedagógicas de autoformação no instrumento, inseridas na prática pedagógica extra-escolar.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-09T02:40:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/166223
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000275172
url http://hdl.handle.net/10183/166223
identifier_str_mv 000275172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/1/000275172.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/2/000275172.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/3/000275172.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c9a6f3167c6af783442cd862306e589
60deb479c4b123ae8bddfe45c4473fa8
902b101975cec8f7c65e13676c3a2dfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309112827805696