Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/166223 |
Resumo: | Este estudo qualitativo investiga os procedimentos envolvidos na auto-aprendizagem do violão, em contexto extra-escolar, através de cinco estudos de caso realizados com adolescentes. Entre outras questões a pesquisa discute as motivações que levam cinco jovens, entre 15 e 16 anos, no seu tempo livre, a buscar suas próprias formas de aprender, e descreve e analisa os procedimentos metodológicos utilizados. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, registradas em fitas cassete e fitas VHS, realizadas nas próprias casas dos adolescentes, no periodo de julho de 1999 a janeiro de 2000, em Porto Alegre. O estudo aponta elementos importantes relacionados as práticas pedagógicas de autoformação no instrumento, inseridas na prática pedagógica extra-escolar. |
id |
URGS_08d92a9c84119909bdbb59765283d809 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166223 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Correa, Marcos KroningSouza, Jusamara Vieira de2017-09-09T02:40:29Z2000http://hdl.handle.net/10183/166223000275172Este estudo qualitativo investiga os procedimentos envolvidos na auto-aprendizagem do violão, em contexto extra-escolar, através de cinco estudos de caso realizados com adolescentes. Entre outras questões a pesquisa discute as motivações que levam cinco jovens, entre 15 e 16 anos, no seu tempo livre, a buscar suas próprias formas de aprender, e descreve e analisa os procedimentos metodológicos utilizados. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, registradas em fitas cassete e fitas VHS, realizadas nas próprias casas dos adolescentes, no periodo de julho de 1999 a janeiro de 2000, em Porto Alegre. O estudo aponta elementos importantes relacionados as práticas pedagógicas de autoformação no instrumento, inseridas na prática pedagógica extra-escolar.This qualitative study investigates the procedures involved in self-leaming guitar playing, in an extra school context, through five case studies. The motivation which takes five youngsters, between fifteen and sixteen years old, to seek the their own ways of leaming in their spare time and the methodological procedures used are the issues investigated in this research. The interview, semi-structured 1n recorded cassettes and on video-tape, were made in the teenagers' homes between July 1999 and January 2000, in Porto Alegre. The study highlights important elements related to the pedagogical practices of self-graduation in the instrument, inserted in the extra school pedagogical practice.application/pdfporViolão : Auto-aprendizagem : AdolescentesViolão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000275172.pdf000275172.pdfTexto completoapplication/pdf23458527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/1/000275172.pdf0c9a6f3167c6af783442cd862306e589MD51TEXT000275172.pdf.txt000275172.pdf.txtExtracted Texttext/plain250083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/2/000275172.pdf.txt60deb479c4b123ae8bddfe45c4473fa8MD52THUMBNAIL000275172.pdf.jpg000275172.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/3/000275172.pdf.jpg902b101975cec8f7c65e13676c3a2dfaMD5310183/1662232018-10-23 09:21:57.119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:21:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes |
title |
Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes |
spellingShingle |
Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes Correa, Marcos Kroning Violão : Auto-aprendizagem : Adolescentes |
title_short |
Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes |
title_full |
Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes |
title_fullStr |
Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes |
title_full_unstemmed |
Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes |
title_sort |
Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes |
author |
Correa, Marcos Kroning |
author_facet |
Correa, Marcos Kroning |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Marcos Kroning |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
contributor_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violão : Auto-aprendizagem : Adolescentes |
topic |
Violão : Auto-aprendizagem : Adolescentes |
description |
Este estudo qualitativo investiga os procedimentos envolvidos na auto-aprendizagem do violão, em contexto extra-escolar, através de cinco estudos de caso realizados com adolescentes. Entre outras questões a pesquisa discute as motivações que levam cinco jovens, entre 15 e 16 anos, no seu tempo livre, a buscar suas próprias formas de aprender, e descreve e analisa os procedimentos metodológicos utilizados. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, registradas em fitas cassete e fitas VHS, realizadas nas próprias casas dos adolescentes, no periodo de julho de 1999 a janeiro de 2000, em Porto Alegre. O estudo aponta elementos importantes relacionados as práticas pedagógicas de autoformação no instrumento, inseridas na prática pedagógica extra-escolar. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-09T02:40:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/166223 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000275172 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/166223 |
identifier_str_mv |
000275172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/1/000275172.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/2/000275172.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166223/3/000275172.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c9a6f3167c6af783442cd862306e589 60deb479c4b123ae8bddfe45c4473fa8 902b101975cec8f7c65e13676c3a2dfa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085418759094272 |