Escolaridade, rendimentos e desigualdade de gênero entre os jovens no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87462 |
Resumo: | Esta dissertação é composta por dois ensaios, ambos se referem aos jovens brasileiros. O primeiro deles, busca identificar características ligadas à alocação do tempo entre trabalhar e estudar. Para tal duas definições de trabalho são utilizadas, a de ocupação remunerada, e outra que inclui também os trabalhos sem remuneração, entre estes à responsabilidade sobre os afazeres domésticos. Na primeira definição, destacaram-se o papel da educação dos pais e da renda do domicílio, reforçando a idéia de que existe uma transmissão intergeracional da educação e de oportunidades. Além disso, habitar o meio rural e o casamento foram identificados como maiores influências para que as jovens não estivessem mais estudando, principalmente na definição que inclui os afazeres domésticos. Ainda, no que se refere à probabilidade de ser NEET, isto é, jovem que não estuda e não trabalha, a comparação entre as duas definições mostrou que quando se consideram apenas o trabalho remunerado, as mulheres possuem elevadas chances de estarem nesta categoria e, inclusive, com menor tendência de queda nestes valores com a idade. Já o segundo ensaio objetiva identificar os determinantes dos salários dos jovens. Neste sentido, o nível educacional e o papel do mercado formal de trabalho foram destacados os principais promotores de melhores salários, beneficiando principalmente as mulheres. Assim, de forma geral, destacou-se a necessidade de buscar instrumentos que permitam uma maior conciliação entre os afazeres domésticos, o mercado de trabalho e os estudos. Além de ressaltar a necessidade de políticas que promovam a formalidade no mercado de trabalho e incentivem a escolaridade, dois aspectos cruciais para reduzir a desigualdade de gênero. |
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Tillmann, Eduardo AndréComim, Flavio Vasconcellos2014-02-19T01:51:38Z2013http://hdl.handle.net/10183/87462000910773Esta dissertação é composta por dois ensaios, ambos se referem aos jovens brasileiros. O primeiro deles, busca identificar características ligadas à alocação do tempo entre trabalhar e estudar. Para tal duas definições de trabalho são utilizadas, a de ocupação remunerada, e outra que inclui também os trabalhos sem remuneração, entre estes à responsabilidade sobre os afazeres domésticos. Na primeira definição, destacaram-se o papel da educação dos pais e da renda do domicílio, reforçando a idéia de que existe uma transmissão intergeracional da educação e de oportunidades. Além disso, habitar o meio rural e o casamento foram identificados como maiores influências para que as jovens não estivessem mais estudando, principalmente na definição que inclui os afazeres domésticos. Ainda, no que se refere à probabilidade de ser NEET, isto é, jovem que não estuda e não trabalha, a comparação entre as duas definições mostrou que quando se consideram apenas o trabalho remunerado, as mulheres possuem elevadas chances de estarem nesta categoria e, inclusive, com menor tendência de queda nestes valores com a idade. Já o segundo ensaio objetiva identificar os determinantes dos salários dos jovens. Neste sentido, o nível educacional e o papel do mercado formal de trabalho foram destacados os principais promotores de melhores salários, beneficiando principalmente as mulheres. Assim, de forma geral, destacou-se a necessidade de buscar instrumentos que permitam uma maior conciliação entre os afazeres domésticos, o mercado de trabalho e os estudos. Além de ressaltar a necessidade de políticas que promovam a formalidade no mercado de trabalho e incentivem a escolaridade, dois aspectos cruciais para reduzir a desigualdade de gênero.This dissertation consists of two essays, both refer to young people living in Brazil. The first essay seeks to identify characteristics related to the allocation of time between work and study. For that, two definitions of work are used, one considering only paid labor, and the other including unpaid labor, among these are the responsibility for housework. In the first definition, the role of parents’ education and household income are underlined, reinforcing the idea that there is an intergenerational transmission of education and opportunities. Furthermore, living in rural areas and marriage were identified as major influences for the youth being outside of school, especially in the definition that includes the housework. Besides that, with regard to the likelihood of being a NEET, the comparison between the two definitions showed that when only paid work was considered, women have higher chances of being in this category, and with a less downward trend in these probabilities with age. The second study aims to identify the determinants of wages of young people. In this sense, the educational level and the role of the formal labor market were highlighted as major promoter of better wages, benefiting mainly women. Thus, in general, the results of this dissertation emphasize the need for the adoption of tools so that women can be more able to combine housework, market work and study. In addition, it highlights the need for policies that promote labor market formality and encourage schooling, two crucial aspects to reduce gender inequality.application/pdfporTrabalhoSalárioEscolaridadeJovensBrasilYouthBrazilNEETHouseworkEarningsEscolaridade, rendimentos e desigualdade de gênero entre os jovens no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910773.pdf000910773.pdfTexto completoapplication/pdf616403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87462/1/000910773.pdf79973adcaa9e2629f8f38355229ab5fbMD51TEXT000910773.pdf.txt000910773.pdf.txtExtracted Texttext/plain149561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87462/2/000910773.pdf.txt53e13dbad9fcce76ffe8e6b018770a39MD52THUMBNAIL000910773.pdf.jpg000910773.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87462/3/000910773.pdf.jpg8b3a80f4c3d7f74b66214a95efa446c4MD5310183/874622018-10-09 08:27:47.775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:27:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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