Oficinando psicologia na escola : problematizações a partir das políticas cognitivas e da pedagogia engajada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237418 |
Resumo: | O ensino de psicologia está presente na educação básica nas modalidades de educação profissional e formação de professores de nível médio. Estudos historiográficos apontam a presença da psicologia na educação escolar desde o século XIX, mantendo-se presente como componente curricular de forma intermitente atualmente. A Resolução CNE/CES nº 5/2011 prevê a formação do professor de psicologia para a educação básica através de projeto pedagógico complementar. Esta dissertação teve como objetivo geral refletir sobre as contribuições do uso de oficinas como dispositivo de encontro para um ensino e aprendizagem de psicologia em salas de aula da educação básica sustentado por políticas cognitivas inventivas e pedagogias engajadas. Como objetivos específicos procuramos: i) pensar como narrativas imersivas no contexto de uma oficina podem ser potentes no ensino aprendizagem de psicologia; ii) contribuir para a proposição de temas/conteúdo a serem debatidos na disciplina de psicologia; e iii) analisar a contribuição de narrativas imersivas, através de acoplamentos tecnológicos, para a experimentação de políticas inventivas nas salas de aula. Para isso, recorremos aos pressupostos teórico metodológicos de bell hooks (2017, 2019, 2020); Virgínia Kastrup (2005, 2007, 2009) e Donna Haraway (2013, 2018). A metodologia proposta foi a da pesquisa intervenção, através do método da cartografia. A pesquisa-intervenção proposta previu a realização de narrativas imersivas figuradas através de uma oficina intitulada Indústria do Gênero, proposta como disparador para a discussão e problematização sobre marcadores sociais da diferença (gênero, raça, classe social e sexualidade) e produção de subjetividades. Participaram da oficina 16 estudantes de uma turma de educação profissional técnica de nível médio. A realização da oficina conduziu a um modo de ensinar e aprender inventivos e engajados em que professor e estudantes puderam experienciar uma forma de aprender psicologia em que o lugar do eros e das experiências sociais de ambos os participantes puderam ser compartilhados na experimentação de uma comunidade de aprendizagem. A oficina como dispositivo de encontro se mostrou potente como fio condutor para o trabalho com temas antirracistas e antissexistas e aprendizagens inventivas moduladas por breakdowns nas aulas de psicologia na escola básica. |
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Machado, Lucas AntunesMaurente, Vanessa Soares2022-04-19T04:38:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/237418001139425O ensino de psicologia está presente na educação básica nas modalidades de educação profissional e formação de professores de nível médio. Estudos historiográficos apontam a presença da psicologia na educação escolar desde o século XIX, mantendo-se presente como componente curricular de forma intermitente atualmente. A Resolução CNE/CES nº 5/2011 prevê a formação do professor de psicologia para a educação básica através de projeto pedagógico complementar. Esta dissertação teve como objetivo geral refletir sobre as contribuições do uso de oficinas como dispositivo de encontro para um ensino e aprendizagem de psicologia em salas de aula da educação básica sustentado por políticas cognitivas inventivas e pedagogias engajadas. Como objetivos específicos procuramos: i) pensar como narrativas imersivas no contexto de uma oficina podem ser potentes no ensino aprendizagem de psicologia; ii) contribuir para a proposição de temas/conteúdo a serem debatidos na disciplina de psicologia; e iii) analisar a contribuição de narrativas imersivas, através de acoplamentos tecnológicos, para a experimentação de políticas inventivas nas salas de aula. Para isso, recorremos aos pressupostos teórico metodológicos de bell hooks (2017, 2019, 2020); Virgínia Kastrup (2005, 2007, 2009) e Donna Haraway (2013, 2018). A metodologia proposta foi a da pesquisa intervenção, através do método da cartografia. A pesquisa-intervenção proposta previu a realização de narrativas imersivas figuradas através de uma oficina intitulada Indústria do Gênero, proposta como disparador para a discussão e problematização sobre marcadores sociais da diferença (gênero, raça, classe social e sexualidade) e produção de subjetividades. Participaram da oficina 16 estudantes de uma turma de educação profissional técnica de nível médio. A realização da oficina conduziu a um modo de ensinar e aprender inventivos e engajados em que professor e estudantes puderam experienciar uma forma de aprender psicologia em que o lugar do eros e das experiências sociais de ambos os participantes puderam ser compartilhados na experimentação de uma comunidade de aprendizagem. A oficina como dispositivo de encontro se mostrou potente como fio condutor para o trabalho com temas antirracistas e antissexistas e aprendizagens inventivas moduladas por breakdowns nas aulas de psicologia na escola básica.The psychology teaching is present in basic education in the modalities of professional education and training of high school teachers. Historiographic studies point to the presence of psychology in school education since the 19th century, remaining present as a curricular component intermittently today. The CNE/CES nº 5/2011 resolution foresee the training of psychology teachers for basic education through a complementary pedagogical project. This dissertation aimed to reflect on the contributions of the use of workshops as a meeting device for teaching and learning psychology in basic education classrooms supported by inventive cognitive policies and engaged pedagogies. As specific objectives we seek to: i) think about how immersive narratives in the context of a workshop can be potent in the teaching learning of psychology; ii) contribute to the proposition of themes/content to be debated in the discipline of psychology; and iii) analyze the contribution of immersive narratives, through technological couplings, to the experimentation of inventive policies in classrooms. For this, we resort to the theoretical-methodological assumptions of bell hooks (2017, 2019, 2020); Virginia Kastrup (2005, 2007, 2009) and Donna Haraway (2013, 2018). The proposed methodology was the intervention research, through the cartography method. The proposed intervention research foresaw the realization of immersive narratives figured through a workshop entitled Gender Industry, proposed as a trigger for the discussion and problematization about social markers of difference (gender, race, social class and sexuality) and the production of subjectivities. Sixteen students from a high school technical vocational education class participated in the workshop. The workshop led to an inventive and engaged way of teaching and learning in which the teacher and students could experience a way of learning psychology in which the place of eros and the social experiences of both participants could be shared in the experimentation of a community of learning. The workshop as a meeting device proved to be a powerful guideline for working with anti-racist and anti-sexist themes and inventive learning modulated by breakdowns in psychology classes at elementary school.application/pdfporEnsino e aprendizagemEnsino fundamental e médioPsicologia : EnsinoRelações de gêneroPolíticaOficina pedagógicaTeachingLarningCognitive policiesEngaged pedagogyOficinando psicologia na escola : problematizações a partir das políticas cognitivas e da pedagogia engajadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139425.pdf.txt001139425.pdf.txtExtracted Texttext/plain312807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237418/2/001139425.pdf.txt75832be4277877c80455d310f4ecd667MD52ORIGINAL001139425.pdfTexto completoapplication/pdf1065811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237418/1/001139425.pdffee393f7388bcc918c1026e74edb892cMD5110183/2374182022-04-20 04:49:39.743676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:49:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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