“Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Farias da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225348
Resumo: Pelo menos desde o período de redemocratização as cidades brasileiras são palcos frequentes de diferentes manifestações de demandas coletivas. Inclusive durante o período de pandemia vivenciamos eventos de protesto que reivindicavam desde a abertura do comércio até o impeachment do presidente. Os protestos, no entanto, assumem formas variadas. Escolhas táticas são realizadas, por exemplo, faremos uma passeata ou uma greve? Ainda assim, escolhida a tática, ao colocá-la “em prática” ações diversas são performatizadas. Uma passeata na qual sua principal demanda refere-se ao direito das mulheres tende a ser diferente de uma passeata na qual a principal demanda é o porte de armas, por exemplo. Independente das diferenças existem muitas preocupações que são comuns, entre elas estão: como motivar a participação das pessoas em empreender a ação coletiva contestatória? Como um protesto pode ser eficaz não necessariamente apenas em termos de resultado, mas no sentido de satisfazer expectativas diversas dos manifestantes? No que diz respeito a tais preocupações (e não somente a elas) as emoções cumprem função central. As emoções são responsáveis por grande parte das decisões. Levando esse fato em consideração, o argumento apresentado por essa tese é que existe um fenômeno chamado de engajamento emocional que é o maior nível de envolvimento entre o manifestante e a ação performatizada no protesto (performance). Ele pode ser tanto positivo (gerando aderência a performance), quanto negativo (gerando rejeição a performance). O problema sobre o qual se desenvolve a pesquisa é como ocorre o engajamento emocional dos participantes de eventos de protesto com as performances públicas de contestação que compõem tais eventos? Para avançar em uma resposta o desenho da pesquisa foi dividido em duas etapas: primeiro uma parte descritiva a fim de caracterizar o engajamento emocional positivo e negativo, e uma segunda parte para explicar o fenômeno. Para primeira etapa foram realizadas observações em eventos de protesto e aplicados questionários. No que diz respeito a segunda etapa foram realizadas entrevistas com manifestantes e esses entrevistados foram acompanhados pela pesquisadora em um protesto. Como resultado identificou-se que na interação entre manifestante e performance, o manifestante compreende a performance e age sobre ela. O que o manifestante faz a partir de sua compreensão, ou seja, sua ação, é o mecanismo causal que explica o engajamento emocional. Foram identificados três principais mecanismos (que podem ocorrer de forma combinada): enquadramento de eficácia, enquadramento de injustiça e identificação.
id URGS_0d4432018f7ccd1240a7e9faf8e49a29
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225348
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Camila Farias daSilva, Marcelo Kunrath2021-08-10T04:31:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/225348001129709Pelo menos desde o período de redemocratização as cidades brasileiras são palcos frequentes de diferentes manifestações de demandas coletivas. Inclusive durante o período de pandemia vivenciamos eventos de protesto que reivindicavam desde a abertura do comércio até o impeachment do presidente. Os protestos, no entanto, assumem formas variadas. Escolhas táticas são realizadas, por exemplo, faremos uma passeata ou uma greve? Ainda assim, escolhida a tática, ao colocá-la “em prática” ações diversas são performatizadas. Uma passeata na qual sua principal demanda refere-se ao direito das mulheres tende a ser diferente de uma passeata na qual a principal demanda é o porte de armas, por exemplo. Independente das diferenças existem muitas preocupações que são comuns, entre elas estão: como motivar a participação das pessoas em empreender a ação coletiva contestatória? Como um protesto pode ser eficaz não necessariamente apenas em termos de resultado, mas no sentido de satisfazer expectativas diversas dos manifestantes? No que diz respeito a tais preocupações (e não somente a elas) as emoções cumprem função central. As emoções são responsáveis por grande parte das decisões. Levando esse fato em consideração, o argumento apresentado por essa tese é que existe um fenômeno chamado de engajamento emocional que é o maior nível de envolvimento entre o manifestante e a ação performatizada no protesto (performance). Ele pode ser tanto positivo (gerando aderência a performance), quanto negativo (gerando rejeição a performance). O problema sobre o qual se desenvolve a pesquisa é como ocorre o engajamento emocional dos participantes de eventos de protesto com as performances públicas de contestação que compõem tais eventos? Para avançar em uma resposta o desenho da pesquisa foi dividido em duas etapas: primeiro uma parte descritiva a fim de caracterizar o engajamento emocional positivo e negativo, e uma segunda parte para explicar o fenômeno. Para primeira etapa foram realizadas observações em eventos de protesto e aplicados questionários. No que diz respeito a segunda etapa foram realizadas entrevistas com manifestantes e esses entrevistados foram acompanhados pela pesquisadora em um protesto. Como resultado identificou-se que na interação entre manifestante e performance, o manifestante compreende a performance e age sobre ela. O que o manifestante faz a partir de sua compreensão, ou seja, sua ação, é o mecanismo causal que explica o engajamento emocional. Foram identificados três principais mecanismos (que podem ocorrer de forma combinada): enquadramento de eficácia, enquadramento de injustiça e identificação.At least since the redemocratization, Brazilian cities have been a frequent stage for different demonstrations of collective demands. Even during the pandemic period, we have experienced protest events that claimed, for example, for the reopening of the commerce and for the impeachment of the president. Protests, however, take different forms. Tactical choices are made. For example, will we march or strike? Once the tactic is chosen, when putting it “in practice”, different actions are performed. A march in which activists claim for women's rights tends to be different from a march in which they claim for the possession of weapons, for example. Regardless of the differences, there are many concerns that are common for every performance, such as: how to motivate people to participate in protest and undertake collective action? How can a protest be effective, not only in terms of its results, but also in the sense of satisfying the various expectations of the protesters? With regards to such concerns (but not only them) emotions play a central role. Emotions are responsible for a large part of decisions activists make. Considering this, this thesis argues that there is a phenomenon called “emotional engagement”, defined as the highest level of involvement between the demonstrator and the action performed in the protest (performance). Emotional engagement can be both positive (generating performance adherence), as well as negative (generating performance rejection). The problem assessed by this research is how does the emotional engagement between protest participants and the public performances that compose such events occur? To advance a response to this question, the research design was divided into two stages: first descriptive procedures sought to characterize positive and negative emotional engagement, and second it sought to explain the phenomenon. For the first stage, observations were made at protest events and questionnaires were applied.application/pdfporAção coletivaEmoçõesManifestações públicasEngajamento políticoPerformanceSociologiaCollective actionEmotionsProtest eventsEmotional engagementPerformances“Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129709.pdf.txt001129709.pdf.txtExtracted Texttext/plain422528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225348/2/001129709.pdf.txt331c9bf5ddb66df7782d30cacb731821MD52ORIGINAL001129709.pdfTexto completoapplication/pdf2149711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225348/1/001129709.pdff6e8ab4031cc60926d5226e72d199cddMD5110183/2253482021-08-18 04:28:26.893394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:28:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação
title “Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação
spellingShingle “Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação
Silva, Camila Farias da
Ação coletiva
Emoções
Manifestações públicas
Engajamento político
Performance
Sociologia
Collective action
Emotions
Protest events
Emotional engagement
Performances
title_short “Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação
title_full “Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação
title_fullStr “Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação
title_full_unstemmed “Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação
title_sort “Acontece uma coisa que eu não sei explicar” : um estudo sobre emoções e performances públicas de contestação
author Silva, Camila Farias da
author_facet Silva, Camila Farias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Farias da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marcelo Kunrath
contributor_str_mv Silva, Marcelo Kunrath
dc.subject.por.fl_str_mv Ação coletiva
Emoções
Manifestações públicas
Engajamento político
Performance
Sociologia
topic Ação coletiva
Emoções
Manifestações públicas
Engajamento político
Performance
Sociologia
Collective action
Emotions
Protest events
Emotional engagement
Performances
dc.subject.eng.fl_str_mv Collective action
Emotions
Protest events
Emotional engagement
Performances
description Pelo menos desde o período de redemocratização as cidades brasileiras são palcos frequentes de diferentes manifestações de demandas coletivas. Inclusive durante o período de pandemia vivenciamos eventos de protesto que reivindicavam desde a abertura do comércio até o impeachment do presidente. Os protestos, no entanto, assumem formas variadas. Escolhas táticas são realizadas, por exemplo, faremos uma passeata ou uma greve? Ainda assim, escolhida a tática, ao colocá-la “em prática” ações diversas são performatizadas. Uma passeata na qual sua principal demanda refere-se ao direito das mulheres tende a ser diferente de uma passeata na qual a principal demanda é o porte de armas, por exemplo. Independente das diferenças existem muitas preocupações que são comuns, entre elas estão: como motivar a participação das pessoas em empreender a ação coletiva contestatória? Como um protesto pode ser eficaz não necessariamente apenas em termos de resultado, mas no sentido de satisfazer expectativas diversas dos manifestantes? No que diz respeito a tais preocupações (e não somente a elas) as emoções cumprem função central. As emoções são responsáveis por grande parte das decisões. Levando esse fato em consideração, o argumento apresentado por essa tese é que existe um fenômeno chamado de engajamento emocional que é o maior nível de envolvimento entre o manifestante e a ação performatizada no protesto (performance). Ele pode ser tanto positivo (gerando aderência a performance), quanto negativo (gerando rejeição a performance). O problema sobre o qual se desenvolve a pesquisa é como ocorre o engajamento emocional dos participantes de eventos de protesto com as performances públicas de contestação que compõem tais eventos? Para avançar em uma resposta o desenho da pesquisa foi dividido em duas etapas: primeiro uma parte descritiva a fim de caracterizar o engajamento emocional positivo e negativo, e uma segunda parte para explicar o fenômeno. Para primeira etapa foram realizadas observações em eventos de protesto e aplicados questionários. No que diz respeito a segunda etapa foram realizadas entrevistas com manifestantes e esses entrevistados foram acompanhados pela pesquisadora em um protesto. Como resultado identificou-se que na interação entre manifestante e performance, o manifestante compreende a performance e age sobre ela. O que o manifestante faz a partir de sua compreensão, ou seja, sua ação, é o mecanismo causal que explica o engajamento emocional. Foram identificados três principais mecanismos (que podem ocorrer de forma combinada): enquadramento de eficácia, enquadramento de injustiça e identificação.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:31:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225348
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129709
url http://hdl.handle.net/10183/225348
identifier_str_mv 001129709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225348/2/001129709.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225348/1/001129709.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 331c9bf5ddb66df7782d30cacb731821
f6e8ab4031cc60926d5226e72d199cdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085560805490688