Formação de professores de educação especial no Brasil : percursos formativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273192 |
Resumo: | A presente pesquisa, ao considerar a diversidade de trajetórias possíveis para a formação de professores de Educação Especial no Brasil e as atuais demandas nos sistemas de ensino, tem como principal objetivo analisar como essa pluralidade se manifesta na constituição do perfil dos profissionais envolvidos na oferta dos diferentes serviços da Educação Especial nos distintos sistemas de ensino no cenário educacional brasileiro. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, com base teórica fundamentada nas aproximações entre o ciclo de políticas e o pensamento sistêmico, por meio do diálogo com estudiosos como Stephen Ball, Gregory Bateson, Humberto Maturana, entre outros. Os caminhos metodológicos contemplaram diferentes estratégias: revisão da literatura especializada sobre o tema, análise de indicadores educacionais, análise documental de dispositivos normativos nacionais e de documentos institucionais específicos – planos de carreira e editais de concurso –, além de pesquisa com 58 professores de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Capão da Canoa/RS, por meio de um questionário relativo aos perfis docentes e às suas trajetórias formativas. As articulações que envolveram a análise da literatura especializada e o contexto específico da pesquisa empírica permitiram a identificação de dinâmicas que constituem o cenário político educacional brasileiro, enfatizando regularidades, tendências e lacunas. Destacam-se a limitada existência de normativas que regulamentem a formação desses professores, assim como um cenário formativo multifacetado, fragmentado, composto por uma gradativa diversificação. Assim, pode-se identificar uma tendência a uma polarização nos direcionamentos formativos que se concentra na formação em nível de graduação e na formação continuada, principalmente aquela representada por cursos de especialização. Entre os aspectos emergentes da pesquisa, destaca-se a coexistência de diferentes espaços e serviços para os quais se destina a atuação desses professores. Além disso, foi possível identificar a importância de uma análise crítica acerca da formação excessivamente especializada e centrada em tipologias de deficiências, que se mostra ainda predominante. Identifica-se, com clareza, a necessidade de pensar a constituição do professor de Educação Especial, buscando atentar para a sua função docente, suas condições de trabalho, os nexos entre o conhecimento especializado e a atuação como parte de uma organização da ação pedagógica concernentes ao cotidiano escolar, com ênfase no ensino comum. Pretende-se que a presente pesquisa possa contribuir com novas reflexões associadas aos percursos formativos e à construção dos conhecimentos articulados que possam favorecer a ação pedagógica em contextos de inclusão escolar. |
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Marquet, Mônica GrazieliBaptista, Cláudio Roberto2024-03-09T05:03:07Z2024http://hdl.handle.net/10183/273192001197850A presente pesquisa, ao considerar a diversidade de trajetórias possíveis para a formação de professores de Educação Especial no Brasil e as atuais demandas nos sistemas de ensino, tem como principal objetivo analisar como essa pluralidade se manifesta na constituição do perfil dos profissionais envolvidos na oferta dos diferentes serviços da Educação Especial nos distintos sistemas de ensino no cenário educacional brasileiro. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, com base teórica fundamentada nas aproximações entre o ciclo de políticas e o pensamento sistêmico, por meio do diálogo com estudiosos como Stephen Ball, Gregory Bateson, Humberto Maturana, entre outros. Os caminhos metodológicos contemplaram diferentes estratégias: revisão da literatura especializada sobre o tema, análise de indicadores educacionais, análise documental de dispositivos normativos nacionais e de documentos institucionais específicos – planos de carreira e editais de concurso –, além de pesquisa com 58 professores de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Capão da Canoa/RS, por meio de um questionário relativo aos perfis docentes e às suas trajetórias formativas. As articulações que envolveram a análise da literatura especializada e o contexto específico da pesquisa empírica permitiram a identificação de dinâmicas que constituem o cenário político educacional brasileiro, enfatizando regularidades, tendências e lacunas. Destacam-se a limitada existência de normativas que regulamentem a formação desses professores, assim como um cenário formativo multifacetado, fragmentado, composto por uma gradativa diversificação. Assim, pode-se identificar uma tendência a uma polarização nos direcionamentos formativos que se concentra na formação em nível de graduação e na formação continuada, principalmente aquela representada por cursos de especialização. Entre os aspectos emergentes da pesquisa, destaca-se a coexistência de diferentes espaços e serviços para os quais se destina a atuação desses professores. Além disso, foi possível identificar a importância de uma análise crítica acerca da formação excessivamente especializada e centrada em tipologias de deficiências, que se mostra ainda predominante. Identifica-se, com clareza, a necessidade de pensar a constituição do professor de Educação Especial, buscando atentar para a sua função docente, suas condições de trabalho, os nexos entre o conhecimento especializado e a atuação como parte de uma organização da ação pedagógica concernentes ao cotidiano escolar, com ênfase no ensino comum. Pretende-se que a presente pesquisa possa contribuir com novas reflexões associadas aos percursos formativos e à construção dos conhecimentos articulados que possam favorecer a ação pedagógica em contextos de inclusão escolar.This research, considering the diversity of possible paths for training S pecial E ducation teachers in Brazil and the current demands in education systems, has as its main objective to analyze how this plurality manifests itself in the constitution of the profile of professionals involved in the provision of different S pecial E ducation services in the different education systems in the Brazilian educational scenario. This is a qualitative study, based on theoretical approaches between the policy cycle and systems thinking, through dialog with scho lars such as Stephen Ball, Gregory Bateson and Humberto Maturana, among others. The methodological paths included different strategies: a review of the specialized literature on the subject, analysis of educational indicators, documentary analysis of national normative provisions and specific institutional documents career plans and public announcements as well as a survey of 58 S pecial E ducation teachers from the Capão da Canoa/RS Municipal Education Network, through a questionnaire on teacher profiles and their formative trajectories. The links between the analysis of specialized literature and the specific context of the empirical research enabled the identification of the dynamics that make up the Brazilian educational policy scenario, highlighting regularities, trends and gaps. These include the limited existence of regulations governing the training of these teachers, as well as a multifaceted, fragmented training scenario made up of gradual diversification. Thus, a tendency can be identified toward s a polarization of training directions, which is concentrated on training at undergraduate level and continuing training, especially that in the form of specialization courses. Among the aspects that emerged from the research, the following stand out: the coexistence of different spaces and services for professionals to work in. In addition, it was possible to identify the importance of a critical analysis of the excessively specialized training focused on disability typologies, which is still predominant. It is clear that there is a need to think about the constitution of the S pecial E ducation teacher, looking at their teaching role, their working conditions, the links between specialized knowledge and performance as part of an organization of pedagogical action concerning everyday school life, with an emphasis on ordinary education. It is hoped that this research can contribute to new reflections associated with training paths and the construction of articulated knowledge that can favor pedagogical action in contexts of school inclusion.La presente investigación, al considerar la diversidad de trayectorias posibles para la formación de profesores de Educación Especial en Brasil y las demandas actuales en los sistemas de enseñanza, tiene como objetivo principal analizar cómo esta pluralidad se manifiesta en la constitución del perfil de los profesionales involucrados en la oferta de diferentes servicios de Educación Especial en diferentes sistemas de enseñanza en el escenario educativo brasileño. Se trata de un estudio cualitativo, con una base teórica basada en las aproximaciones entre el ciclo político y el pensamiento sistémico, a través del diálogo con académicos como Stephen Ball, Gregory Bateson, Humberto Maturana, entre otros. Las rutas metodológicas incluyeron diferentes estrategias: revisión de la literatura especializada sobre el tema, análisis de indicadores educativos, análisis documental de dispositivos normativos nacionales y documentos institucionales específicos – planes de carrera y convocatorias –, así como investigación con 58 profesores de Educación Especial de la Red Municipal de Educación de Capão da Canoa/RS, a través de un cuestionario relacionado con los perfiles docentes y sus trayectorias formativas. Las articulaciones que involucraron el análisis de la literatura especializada y el contexto específico de la investigación empírica permitieron identificar las dinámicas que constituyen el escenario político educativo brasileño, destacando regularidades, tendencias y brechas. Se destaca la escasa existencia de normas que regulen la formación de estos docentes, así como un escenario formativo multifacético, fragmentado, compuesto por una diversificación paulatina. Así, es posible identificar una tendencia hacia una polarización en las direcciones de formación que se centra en la formación de pregrado y la educación continua, especialmente en la forma de cursos de especialización. Entre los aspectos emergentes de la investigación destacan: la coexistencia de diferentes espacios y servicios para el trabajo de los profesionales. Además, se pudo identificar la importancia de un análisis crítico de la formación excesivamente especializada centrada en los tipos de discapacidad, que sigue siendo predominante. Se identifica claramente la necesidad de pensar la constitución del docente de Educación Especial, buscando prestar atención a su función docente, a sus condiciones de trabajo, a los vínculos entre el conocimiento especializado y el desempeño como parte de una organización de la acción pedagógica en relación con la rutina escolar, con énfasis en la educación común. Se pretende que la presente investigación pueda aportar nuevas reflexiones asociadas a los itinerarios formativos y a la construcción de saberes articulados que puedan favorecer la acción pedagógica en contextos de inclusión escolar.application/pdfporFormação docenteEducação especialSpecial EducationTeacher trainingSchool inclusionEducación EspecialFormación de profesoresInclusión escolarFormação de professores de educação especial no Brasil : percursos formativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197850.pdf.txt001197850.pdf.txtExtracted Texttext/plain329696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273192/2/001197850.pdf.txtc3550be131d0526245897aeb3f6bfbd3MD52ORIGINAL001197850.pdfTexto completoapplication/pdf1197356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273192/1/001197850.pdf90ff8a310382fd3a333f2aeb9d18571aMD5110183/2731922024-03-10 04:53:45.211179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-10T07:53:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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