Paradoxo da inovação em serviços públicos contratualizados : um estudo de caso sobre inovação nos serviços de atenção primária à saúde com gestão contratualizada de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Woltmann, Eduardo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276276
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a gestão da inovação em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) é impactada pelo modelo de gestão contratualizada entre Administração Pública (AP) e organizações privadas, nos moldes do gerencialismo e da Nova Administração Pública (NAP). Utilizando o materialismo histórico dialético como episteme orientadora, foi realizado um estudo de caso sobre a gestão da inovação nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) de Porto Alegre que são gerenciados por Organizações da Sociedade Civil (OSC) mediante Termos de Colaboração. A partir de pesquisa documental, foram identificadas as reformas ocorridas no modelo de gestão do SUS, relacionando-as com o avanço do gerencialismo na Administração Pública brasileira, bem como seu impacto no avanço do modelo de gestão contratualizada nos serviços de APS. Após, a partir de pesquisa documental e de levantamento de dados, foi descrito o modelo de gestão da inovação no SUS e na APS. Em seguida, a partir de uma pesquisa documental histórica descritiva, foi delineado como ocorreu o processo de contratualização da Atenção Primária à Saúde em Porto Alegre. Por último, foi realizada uma análise de conteúdo, com utilização do aplicativo NVivo, dos Planos de Trabalho dos Termos de Colaboração firmados entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e as OSC que gerenciam tais serviços, a fim de identificar qual o modelo de gestão da inovação em saúde implementado nestes serviços. A análise histórica do avanço do modelo de gestão contratualizada na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil revelou uma dinâmica complexa, permeada por influências ideológicas, transformações institucionais e desafios intrínsecos à gestão em saúde sob relações capitalistas de produção. A análise do modelo de gestão da inovação adotado pelas OSC nos serviços de APS contratualizados de Porto Alegre revelou uma abordagem pouco empreendedora por parte das organizações privadas que gerenciam estes serviços públicos. As propostas das OSC destacam mudanças incrementais, sem investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento e pouco interesse em promover a inovação nos serviços que administram. Dessa forma, os resultados do estudo demonstram que, nos serviços de APS contratualizados, as funções administrativas de gestão da inovação continuam sob responsabilidade do Estado, tornando a gestão em saúde pública mais complexa e burocratizada, o que contradiz as propostas gerencialistas.
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spelling Woltmann, EduardoLopes, Fernando Dias2024-07-12T06:11:03Z2024http://hdl.handle.net/10183/276276001205917Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a gestão da inovação em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) é impactada pelo modelo de gestão contratualizada entre Administração Pública (AP) e organizações privadas, nos moldes do gerencialismo e da Nova Administração Pública (NAP). Utilizando o materialismo histórico dialético como episteme orientadora, foi realizado um estudo de caso sobre a gestão da inovação nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) de Porto Alegre que são gerenciados por Organizações da Sociedade Civil (OSC) mediante Termos de Colaboração. A partir de pesquisa documental, foram identificadas as reformas ocorridas no modelo de gestão do SUS, relacionando-as com o avanço do gerencialismo na Administração Pública brasileira, bem como seu impacto no avanço do modelo de gestão contratualizada nos serviços de APS. Após, a partir de pesquisa documental e de levantamento de dados, foi descrito o modelo de gestão da inovação no SUS e na APS. Em seguida, a partir de uma pesquisa documental histórica descritiva, foi delineado como ocorreu o processo de contratualização da Atenção Primária à Saúde em Porto Alegre. Por último, foi realizada uma análise de conteúdo, com utilização do aplicativo NVivo, dos Planos de Trabalho dos Termos de Colaboração firmados entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e as OSC que gerenciam tais serviços, a fim de identificar qual o modelo de gestão da inovação em saúde implementado nestes serviços. A análise histórica do avanço do modelo de gestão contratualizada na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil revelou uma dinâmica complexa, permeada por influências ideológicas, transformações institucionais e desafios intrínsecos à gestão em saúde sob relações capitalistas de produção. A análise do modelo de gestão da inovação adotado pelas OSC nos serviços de APS contratualizados de Porto Alegre revelou uma abordagem pouco empreendedora por parte das organizações privadas que gerenciam estes serviços públicos. As propostas das OSC destacam mudanças incrementais, sem investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento e pouco interesse em promover a inovação nos serviços que administram. Dessa forma, os resultados do estudo demonstram que, nos serviços de APS contratualizados, as funções administrativas de gestão da inovação continuam sob responsabilidade do Estado, tornando a gestão em saúde pública mais complexa e burocratizada, o que contradiz as propostas gerencialistas.This study aimed to analyze how the innovation management in health of the Unified Health System (SUS) is impacted by the contracted management model between Public Administration (PA) and private organizations, in the molds of managerialism and New Public Management (NPM). Using dialectical historical materialism as the guiding episteme, a case study was conducted on the innovation management in Primary Health Care (PHC) services in Porto Alegre, which are managed by Civil Society Organizations (CSOs) through Collaboration Agreements. From documentary research, the reforms that occurred in the SUS management model were identified, linking them with the advancement of managerialism in Brazilian Public Administration, as well as its impact on the advancement of the contracted management model in PHC services. Afterwards, from documentary research and data collection, the innovation management model in SUS and in PHC was described. Then, from a descriptive historical documentary research, it was outlined how the contracting process of Primary Health Care in Porto Alegre occurred. Lastly, a content analysis was performed, using the NVivo application, of the Work Plans of the Collaboration Agreements signed between the Municipal Health Secretariat of Porto Alegre and the CSOs managing such services, in order to identify which health innovation management model was implemented in these services. The historical analysis of the advancement of the contracted management model in Primary Health Care (PHC) in Brazil revealed a complex dynamic, permeated by ideological influences, institutional transformations, and intrinsic challenges to health management under capitalist production relations. The analysis of the innovation management model adopted by the CSOs in the contracted PHC services of Porto Alegre revealed a scarcely entrepreneurial approach by the private organizations managing these public services. The CSO proposals highlight incremental changes, without significant investment in research and development and little interest in promoting innovation in the services they manage. Thus, the study's results demonstrate that, in the contracted PHC services, the administrative functions of innovation management remain under the responsibility of the State, making public health management more complex and bureaucratized, which contradicts managerialist proposals.Este estudio tuvo como objetivo analizar cómo la gestión de la innovación en salud del Sistema Único de Salud (SUS) es impactada por el modelo de gestión contractual entre la Administración Pública (AP) y organizaciones privadas, bajo los moldes del gerencialismo y la Nueva Gestión Pública (NGP). Utilizando el materialismo histórico dialéctico como episteme guía, se realizó un estudio de caso sobre la gestión de la innovación en los servicios de Atención Primaria de Salud (APS) de Porto Alegre, los cuales son gestionados por Organizaciones de la Sociedad Civil (OSC) mediante Términos de Colaboración. A partir de investigación documental, se identificaron las reformas ocurridas en el modelo de gestión del SUS, relacionándolas con el avance del gerencialismo en la Administración Pública brasileña, así como su impacto en el avance del modelo de gestión contractual en los servicios de APS. Luego, a partir de investigación documental y recopilación de datos, se describió el modelo de gestión de la innovación en el SUS y en la APS. A continuación, mediante una investigación documental histórica descriptiva, se delineó cómo ocurrió el proceso de contractualización de la Atención Primaria de Salud en Porto Alegre. Por último, se realizó un análisis de contenido, utilizando la aplicación NVivo, de los Planes de Trabajo de los Términos de Colaboración firmados entre la Secretaría Municipal de Salud de Porto Alegre y las OSC que gestionan dichos servicios, con el fin de identificar cuál es el modelo de gestión de la innovación en salud implementado en estos servicios. El análisis histórico del avance del modelo de gestión contractual en la Atención Primaria de Salud (APS) en Brasil reveló una dinámica compleja, permeada por influencias ideológicas, transformaciones institucionales y desafíos intrínsecos a la gestión en salud bajo relaciones de producción capitalistas. El análisis del modelo de gestión de la innovación adoptado por las OSC en los servicios de APS contractualizados de Porto Alegre reveló un enfoque poco emprendedor por parte de las organizaciones privadas que gestionan estos servicios públicos. Las propuestas de las OSC destacan cambios incrementales, sin inversión significativa en investigación y desarrollo y poco interés en promover la innovación en los servicios que administran. De esta manera, los resultados del estudio demuestran que, en los servicios de APS contractualizados, las funciones administrativas de gestión de la innovación continúan bajo la responsabilidad del Estado, haciendo la gestión en salud pública más compleja y burocratizada, lo que contradice las propuestas gerencialistas.application/pdfporEstudos organizacionaisAdministração públicaServiços de saúdeAtenção primária à saúdeInovação em saúdeGestão em saúdeOrganizational StudiesNew Public ManagementHealth ManagementManagement of ScienceTechnology, and Innovation in HealthContractualizationEstudios OrganizacionalesNueva Gestión PúblicaGestión en SaludGestión de Ciencia, Tecnología e Innovación en SaludContractualizaciónParadoxo da inovação em serviços públicos contratualizados : um estudo de caso sobre inovação nos serviços de atenção primária à saúde com gestão contratualizada de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205917.pdf.txt001205917.pdf.txtExtracted Texttext/plain732379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276276/2/001205917.pdf.txtaecb6808cf3b81b7f84f6a2165ce5b75MD52ORIGINAL001205917.pdfTexto completoapplication/pdf3679724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276276/1/001205917.pdf8e3bc89e1b6f4f805b517f51753e83c2MD5110183/2762762024-07-13 06:41:19.364198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-13T09:41:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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