Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmaso, Silvana Copetti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158687
Resumo: Esta pesquisa mapeia, analisa e problematiza as noções que os leitores mobilizam para avaliar a relevância jornalística nas publicações dos jornais brasileiros de referência no Facebook. Por meio da metodologia da Análise do Discurso, foram examinados 59.786 comentários de 211 publicações dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, no período de abril de 2016. A análise resultou em quatro indicadores de relevância utilizados pelos leitores: o interesse individual, a atribuição de importância, a novidade e a atribuição de qualidade. No interesse individual, os leitores vincularam a relevância das notícias à satisfação de interesses pessoais, se autorreferenciando como critério. A atribuição de importância foi dividida em três sentidos: a rejeição ao não importante, às notícias que os sujeitos consideraram inúteis ou fúteis; a indicação do que é mais importante de acordo com a hierarquização e opinião próprias do leitor; e a contestação dos enquadramentos, questionando os tipos de informações destacadas nas notícias. A falta de novidade foi indicada como um valor associado à relevância, pois o novo é uma expectativa da audiência em relação ao jornalismo. E a atribuição de qualidade pôde ser inferida por meio das deficiências apontadas, como informações erradas e falta de isenção e pluralidade. A análise ainda verificou que os sujeitos percebem algumas lógicas do ambiente digital, como o maior número de fontes de informação, a restrição de acesso nos websites dos jornais, a leitura somente dos títulos das notícias e a consciência da economia do clique. Por último, foram identificadas situações de conversação entre os leitores relacionadas ao interesse (pessoal e dos outros) e à relevância das notícias de entretenimento. A partir do levantamento teórico associado à análise dos comentários, concluímos que a relevância é construída subjetivamente pelos leitores, a partir de posições sociais e ideológicas, que consideram parâmetros próprios de interesse e parâmetros aprendidos da prática de leitura do jornalismo. Esses leitores mobilizam graus diferenciados de importância, relacionando-a com a novidade e a qualidade jornalística, e estão circundados por lógicas conectivas, interativas e informativas das redes sociais.
id URGS_1494b76768b48591018d804e0f65c19a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158687
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dalmaso, Silvana CopettiBenetti, Márcia2017-05-27T02:33:06Z2017http://hdl.handle.net/10183/158687001022517Esta pesquisa mapeia, analisa e problematiza as noções que os leitores mobilizam para avaliar a relevância jornalística nas publicações dos jornais brasileiros de referência no Facebook. Por meio da metodologia da Análise do Discurso, foram examinados 59.786 comentários de 211 publicações dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, no período de abril de 2016. A análise resultou em quatro indicadores de relevância utilizados pelos leitores: o interesse individual, a atribuição de importância, a novidade e a atribuição de qualidade. No interesse individual, os leitores vincularam a relevância das notícias à satisfação de interesses pessoais, se autorreferenciando como critério. A atribuição de importância foi dividida em três sentidos: a rejeição ao não importante, às notícias que os sujeitos consideraram inúteis ou fúteis; a indicação do que é mais importante de acordo com a hierarquização e opinião próprias do leitor; e a contestação dos enquadramentos, questionando os tipos de informações destacadas nas notícias. A falta de novidade foi indicada como um valor associado à relevância, pois o novo é uma expectativa da audiência em relação ao jornalismo. E a atribuição de qualidade pôde ser inferida por meio das deficiências apontadas, como informações erradas e falta de isenção e pluralidade. A análise ainda verificou que os sujeitos percebem algumas lógicas do ambiente digital, como o maior número de fontes de informação, a restrição de acesso nos websites dos jornais, a leitura somente dos títulos das notícias e a consciência da economia do clique. Por último, foram identificadas situações de conversação entre os leitores relacionadas ao interesse (pessoal e dos outros) e à relevância das notícias de entretenimento. A partir do levantamento teórico associado à análise dos comentários, concluímos que a relevância é construída subjetivamente pelos leitores, a partir de posições sociais e ideológicas, que consideram parâmetros próprios de interesse e parâmetros aprendidos da prática de leitura do jornalismo. Esses leitores mobilizam graus diferenciados de importância, relacionando-a com a novidade e a qualidade jornalística, e estão circundados por lógicas conectivas, interativas e informativas das redes sociais.This research maps, analyzes and problematizes the notions that readers mobilize when evaluating the journalistic relevance of posts by reference Brazilian newspapers on Facebook. Using the methodology of Discourse Analysis, 59,780 comments were analyzed on 211 posts by the newspapers Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo and O Globo, during April 2016. The analysis resulted in four indicators of relevance used by the readers: individual interest, attribution of importance, novelty and attribution of quality. Under individual interest, the readers linked the relevance of the news to the satisfaction of personal interests, taking self-referencing as the criterion. Attribution of importance was divided into three senses: rejection of the non-important, of news that the subjects consider useless or futile; indication of what is most important according to the reader's own opinion and hierarchization; and contestation of frameworks, questioning the types of information highlighted in the news. The lack of novelty was indicated as a value associated to relevance, since new is an expectation by the audience in relation to journalism. Attribution of quality was inferred from the deficiencies pointed out, such as misinformation and lack of exemption and plurality. The analysis also verified that the subjects perceive some of the logics of the digital environment, such as the increase of information sources, websites with restricted access of the newspapers, reading headlights only and the consciousness of click economy. Lastly, conversational situations between readers were identified regarding interest (personal and of others) and also regarding the relevance of entertainment news. From the theoretical survey associated to the analysis of the comments, we have concluded that relevance is constructed subjectively by readers, from social and ideological positions, who consider personal parameters of interest and parameters learned through the practice of journalistic reading. Readers mobilize different degrees of importance, relating it to novelty and journalistic quality, and are surrounded by connective, interactive and informative logics of social networks.application/pdfporJornalismoAnálise do discursoFacebook (Site)LeitorJournalismRelevanceReaderDiscourseNetwork journalismSocial networksJornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022517.pdf001022517.pdfTexto completoapplication/pdf3315685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158687/1/001022517.pdf2b271aca0f88dd0c2851534951bfd489MD51TEXT001022517.pdf.txt001022517.pdf.txtExtracted Texttext/plain492131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158687/2/001022517.pdf.txt92981786ae80059e4e1472177698e562MD5210183/1586872017-05-28 02:27:45.016985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-05-28T05:27:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
title Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
spellingShingle Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
Dalmaso, Silvana Copetti
Jornalismo
Análise do discurso
Facebook (Site)
Leitor
Journalism
Relevance
Reader
Discourse
Network journalism
Social networks
title_short Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
title_full Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
title_fullStr Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
title_full_unstemmed Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
title_sort Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
author Dalmaso, Silvana Copetti
author_facet Dalmaso, Silvana Copetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmaso, Silvana Copetti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Benetti, Márcia
contributor_str_mv Benetti, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Análise do discurso
Facebook (Site)
Leitor
topic Jornalismo
Análise do discurso
Facebook (Site)
Leitor
Journalism
Relevance
Reader
Discourse
Network journalism
Social networks
dc.subject.eng.fl_str_mv Journalism
Relevance
Reader
Discourse
Network journalism
Social networks
description Esta pesquisa mapeia, analisa e problematiza as noções que os leitores mobilizam para avaliar a relevância jornalística nas publicações dos jornais brasileiros de referência no Facebook. Por meio da metodologia da Análise do Discurso, foram examinados 59.786 comentários de 211 publicações dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, no período de abril de 2016. A análise resultou em quatro indicadores de relevância utilizados pelos leitores: o interesse individual, a atribuição de importância, a novidade e a atribuição de qualidade. No interesse individual, os leitores vincularam a relevância das notícias à satisfação de interesses pessoais, se autorreferenciando como critério. A atribuição de importância foi dividida em três sentidos: a rejeição ao não importante, às notícias que os sujeitos consideraram inúteis ou fúteis; a indicação do que é mais importante de acordo com a hierarquização e opinião próprias do leitor; e a contestação dos enquadramentos, questionando os tipos de informações destacadas nas notícias. A falta de novidade foi indicada como um valor associado à relevância, pois o novo é uma expectativa da audiência em relação ao jornalismo. E a atribuição de qualidade pôde ser inferida por meio das deficiências apontadas, como informações erradas e falta de isenção e pluralidade. A análise ainda verificou que os sujeitos percebem algumas lógicas do ambiente digital, como o maior número de fontes de informação, a restrição de acesso nos websites dos jornais, a leitura somente dos títulos das notícias e a consciência da economia do clique. Por último, foram identificadas situações de conversação entre os leitores relacionadas ao interesse (pessoal e dos outros) e à relevância das notícias de entretenimento. A partir do levantamento teórico associado à análise dos comentários, concluímos que a relevância é construída subjetivamente pelos leitores, a partir de posições sociais e ideológicas, que consideram parâmetros próprios de interesse e parâmetros aprendidos da prática de leitura do jornalismo. Esses leitores mobilizam graus diferenciados de importância, relacionando-a com a novidade e a qualidade jornalística, e estão circundados por lógicas conectivas, interativas e informativas das redes sociais.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-27T02:33:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001022517
url http://hdl.handle.net/10183/158687
identifier_str_mv 001022517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158687/1/001022517.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158687/2/001022517.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b271aca0f88dd0c2851534951bfd489
92981786ae80059e4e1472177698e562
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085406112219136