A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5936 |
Resumo: | Este trabalho, de caráter exploratório, visou identificar o valor percebido pelos alunos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior a respeito dos recursos de Tecnologia da Informação e de sua utilização voltada para as atividades acadêmicas. Para tal, foi utilizada a técnica de entrevistas em laddering. Vinte e cinco alunos de graduação foram entrevistados, através de uma das três seguintes modalidades: e-mail, telefone ou pessoalmente. Os resultados do trabalho incluem a construção do mapa hierárquico de valor e a identificação das dimensões de valor mais importantes. Foram identificados como importantes 4 atributos, 12 conseqüências de uso e 3 valores. Os atributos identificados como importantes são: “Bom acesso à Internet”, “Bom equipamento”, “Bom software” e “Capacidade de armazenamento”. As conseqüências de uso identificadas como importantes são: “Acesso a mais informações”, “Comunicação”, “Conseguir fazer os trabalhos”, “Facilidade de uso”, “Fazer trabalhos melhores”, “Ganhar tempo”, “Maior rapidez”, “Melhor desempenho acadêmico”, “Reutilização do material”, “Maior acesso ao mercado de trabalho”, “Mais tempo disponível” e “Poder trabalhar em qualquer horário”. Os valores identificados como importantes são: “Clareza e boa apresentação melhoram a avaliação”, “Meu tempo é importante” e “Ser competitivo no mercado de trabalho”. Como resultado do trabalho também pode ser apontado que a técnica de entrevistas em laddering mostrou-se adequada para o estudo em questão. |
id |
URGS_14ab3b3e25082753b7851acf3fbead9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5936 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Löw, ThomasHoppen, Norberto2007-06-06T18:51:13Z2004http://hdl.handle.net/10183/5936000433731Este trabalho, de caráter exploratório, visou identificar o valor percebido pelos alunos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior a respeito dos recursos de Tecnologia da Informação e de sua utilização voltada para as atividades acadêmicas. Para tal, foi utilizada a técnica de entrevistas em laddering. Vinte e cinco alunos de graduação foram entrevistados, através de uma das três seguintes modalidades: e-mail, telefone ou pessoalmente. Os resultados do trabalho incluem a construção do mapa hierárquico de valor e a identificação das dimensões de valor mais importantes. Foram identificados como importantes 4 atributos, 12 conseqüências de uso e 3 valores. Os atributos identificados como importantes são: “Bom acesso à Internet”, “Bom equipamento”, “Bom software” e “Capacidade de armazenamento”. As conseqüências de uso identificadas como importantes são: “Acesso a mais informações”, “Comunicação”, “Conseguir fazer os trabalhos”, “Facilidade de uso”, “Fazer trabalhos melhores”, “Ganhar tempo”, “Maior rapidez”, “Melhor desempenho acadêmico”, “Reutilização do material”, “Maior acesso ao mercado de trabalho”, “Mais tempo disponível” e “Poder trabalhar em qualquer horário”. Os valores identificados como importantes são: “Clareza e boa apresentação melhoram a avaliação”, “Meu tempo é importante” e “Ser competitivo no mercado de trabalho”. Como resultado do trabalho também pode ser apontado que a técnica de entrevistas em laddering mostrou-se adequada para o estudo em questão.application/pdfporSatisfação do consumidorAnalise do valorComportamento do consumidorMarketing de serviçosEstratégia de marketingA percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000433731.pdf000433731.pdfTexto completoapplication/pdf986424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5936/1/000433731.pdff6c8114d0c2dd0c621ee7ca317d4d88fMD51TEXT000433731.pdf.txt000433731.pdf.txtExtracted Texttext/plain216455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5936/2/000433731.pdf.txt98b54f91b4c8a9fbe65dd3553cbaa4b6MD52THUMBNAIL000433731.pdf.jpg000433731.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5936/3/000433731.pdf.jpge022c27a0060765b3fa6b0d5c4e4bcafMD5310183/59362018-10-18 07:26:54.662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:26:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior |
title |
A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior |
spellingShingle |
A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior Löw, Thomas Satisfação do consumidor Analise do valor Comportamento do consumidor Marketing de serviços Estratégia de marketing |
title_short |
A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior |
title_full |
A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior |
title_sort |
A percepção sobre o valor da utilização de recursos de TI para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior |
author |
Löw, Thomas |
author_facet |
Löw, Thomas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Löw, Thomas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoppen, Norberto |
contributor_str_mv |
Hoppen, Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do consumidor Analise do valor Comportamento do consumidor Marketing de serviços Estratégia de marketing |
topic |
Satisfação do consumidor Analise do valor Comportamento do consumidor Marketing de serviços Estratégia de marketing |
description |
Este trabalho, de caráter exploratório, visou identificar o valor percebido pelos alunos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior a respeito dos recursos de Tecnologia da Informação e de sua utilização voltada para as atividades acadêmicas. Para tal, foi utilizada a técnica de entrevistas em laddering. Vinte e cinco alunos de graduação foram entrevistados, através de uma das três seguintes modalidades: e-mail, telefone ou pessoalmente. Os resultados do trabalho incluem a construção do mapa hierárquico de valor e a identificação das dimensões de valor mais importantes. Foram identificados como importantes 4 atributos, 12 conseqüências de uso e 3 valores. Os atributos identificados como importantes são: “Bom acesso à Internet”, “Bom equipamento”, “Bom software” e “Capacidade de armazenamento”. As conseqüências de uso identificadas como importantes são: “Acesso a mais informações”, “Comunicação”, “Conseguir fazer os trabalhos”, “Facilidade de uso”, “Fazer trabalhos melhores”, “Ganhar tempo”, “Maior rapidez”, “Melhor desempenho acadêmico”, “Reutilização do material”, “Maior acesso ao mercado de trabalho”, “Mais tempo disponível” e “Poder trabalhar em qualquer horário”. Os valores identificados como importantes são: “Clareza e boa apresentação melhoram a avaliação”, “Meu tempo é importante” e “Ser competitivo no mercado de trabalho”. Como resultado do trabalho também pode ser apontado que a técnica de entrevistas em laddering mostrou-se adequada para o estudo em questão. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:51:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5936 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000433731 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5936 |
identifier_str_mv |
000433731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5936/1/000433731.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5936/2/000433731.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5936/3/000433731.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6c8114d0c2dd0c621ee7ca317d4d88f 98b54f91b4c8a9fbe65dd3553cbaa4b6 e022c27a0060765b3fa6b0d5c4e4bcaf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085060032856064 |