Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236378 |
Resumo: | A presente pesquisa tematiza a formação inicial de professores, com foco nas concepções de deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como corpus documental 64 cartas escritas na disciplina de Educação Inclusiva pelos licenciandos do curso de Pedagogia matriculados no ano de 2020 em uma universidade pública do Nordeste do Brasil. As cartas foram construídas no início e ao final da disciplina. A escrita, a organização dos documentos e as sucessivas leituras foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin. O argumento, por sua vez, foi construído sob a forma de ensaio. A análise das cartas sinaliza a importância de inserir no campo da formação inicial de professores os estudos sobre deficiência, pois há, ainda, a preponderância de uma lógica que secundariza o pedagógico e privilegia o modelo médico, reforçando os discursos normocêntricos e as ideias capacitistas. Ao tematizar a deficiência a partir do modelo social, as barreiras à participação resultam da opressão social e de ambientes restritivos, e não de déficits individuais. Defende-se a tese de que a mudança na compreensão da deficiência pode constituir outras experiências formativas para os licenciandos, bem como contribuir com a construção de uma educação democrática. |
id |
URGS_14ac86c57a28e586d3d99061b0a3cbc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236378 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Balbino, Elizete SantosVasques, Carla Karnoppi2022-03-29T04:36:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/236378001138685A presente pesquisa tematiza a formação inicial de professores, com foco nas concepções de deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como corpus documental 64 cartas escritas na disciplina de Educação Inclusiva pelos licenciandos do curso de Pedagogia matriculados no ano de 2020 em uma universidade pública do Nordeste do Brasil. As cartas foram construídas no início e ao final da disciplina. A escrita, a organização dos documentos e as sucessivas leituras foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin. O argumento, por sua vez, foi construído sob a forma de ensaio. A análise das cartas sinaliza a importância de inserir no campo da formação inicial de professores os estudos sobre deficiência, pois há, ainda, a preponderância de uma lógica que secundariza o pedagógico e privilegia o modelo médico, reforçando os discursos normocêntricos e as ideias capacitistas. Ao tematizar a deficiência a partir do modelo social, as barreiras à participação resultam da opressão social e de ambientes restritivos, e não de déficits individuais. Defende-se a tese de que a mudança na compreensão da deficiência pode constituir outras experiências formativas para os licenciandos, bem como contribuir com a construção de uma educação democrática.This research thematizes the initial training of teachers focusing on the concepts of disability. This is a qualitative research with a documental corpus composed by 64 letters written in the Inclusive Education subject by graduation students of a Pedagogy course enrolled in 2020 in a public university from the Northeast region of Brazil. The letters were written at the beginning and at the end of the subject. The writing, documents organization and successive readings were realized inspired by Bardin’s analysis of contents. The argument – on the other hand – was composed in the form of an essay. The analysis of the letters signalizes the importance of inserting studies regarding disability in teachers initial training once there still are the preponderance of a sense that puts the pedagogical aspect aside and privileges the medical model, reinforcing normocentric discourses and ableist ideas. When thematizing disability based on a social model, the barriers to participation are seen as the result of social oppression and restrictive environments, not as the result of individual deficits. It is defended the thesis that a change in the comprehension of disability may create other formative experiences for graduation students as well as contribute to the construction of a democratic education.La presente investigación tematiza la formación inicial de los profesores, centrándose en las concepciones de la discapacidad. Se trata de una investigación cualitativa, que tiene como corpus documental 64 cartas escritas en la disciplina de Educación Inclusiva por estudiantes de pregrado del curso de Pedagogía matriculados en 2020 en una universidad pública del Nordeste de Brasil. Las cartas se construyeron al principio y al final de la disciplina. La redacción, la organización de los documentos y las sucesivas lecturas se realizaron bajo la inspiración del análisis contenido de Bardin. El argumento, a su vez, se construyó en forma de ensayo. El análisis de las cartas señala la importancia de insertar en el campo de la formación inicial de profesores los estudios sobre la discapacidad, porque todavía existe la preponderancia de una lógica que relega lo pedagógico y privilegia el modelo médico, reforzando los discursos normocéntricos y las ideas capacitadoras. Al enfocar la discapacidad desde el modelo social, las barreras a la participación son el resultado de la opresión social y los entornos restrictivos, y no de los déficits individuales. Se defiende la tesis de que el cambio en la comprensión de la discapacidad puede constituir otras experiencias formativas para los estudiantes de grado, así como contribuir a la construcción de una educación democrática.application/pdfporFormação docenteInclusão escolarTeachers initial trainingDisabilityLettersSchool inclusionFormación inicial del profesoradoDiscapacidadCartasInclusión escolarCartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138685.pdf.txt001138685.pdf.txtExtracted Texttext/plain296615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236378/2/001138685.pdf.txt3a80edee9081aa1c01a0263bdb306d90MD52ORIGINAL001138685.pdfTexto completoapplication/pdf8497782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236378/1/001138685.pdffdce8d2a2a94af0ca36b77d84ef2f231MD5110183/2363782022-04-05 04:42:16.567248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:42:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos |
title |
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos |
spellingShingle |
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos Balbino, Elizete Santos Formação docente Inclusão escolar Teachers initial training Disability Letters School inclusion Formación inicial del profesorado Discapacidad Cartas Inclusión escolar |
title_short |
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos |
title_full |
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos |
title_fullStr |
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos |
title_full_unstemmed |
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos |
title_sort |
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos |
author |
Balbino, Elizete Santos |
author_facet |
Balbino, Elizete Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbino, Elizete Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
contributor_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Inclusão escolar |
topic |
Formação docente Inclusão escolar Teachers initial training Disability Letters School inclusion Formación inicial del profesorado Discapacidad Cartas Inclusión escolar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers initial training Disability Letters School inclusion |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación inicial del profesorado Discapacidad Cartas Inclusión escolar |
description |
A presente pesquisa tematiza a formação inicial de professores, com foco nas concepções de deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como corpus documental 64 cartas escritas na disciplina de Educação Inclusiva pelos licenciandos do curso de Pedagogia matriculados no ano de 2020 em uma universidade pública do Nordeste do Brasil. As cartas foram construídas no início e ao final da disciplina. A escrita, a organização dos documentos e as sucessivas leituras foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin. O argumento, por sua vez, foi construído sob a forma de ensaio. A análise das cartas sinaliza a importância de inserir no campo da formação inicial de professores os estudos sobre deficiência, pois há, ainda, a preponderância de uma lógica que secundariza o pedagógico e privilegia o modelo médico, reforçando os discursos normocêntricos e as ideias capacitistas. Ao tematizar a deficiência a partir do modelo social, as barreiras à participação resultam da opressão social e de ambientes restritivos, e não de déficits individuais. Defende-se a tese de que a mudança na compreensão da deficiência pode constituir outras experiências formativas para os licenciandos, bem como contribuir com a construção de uma educação democrática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-29T04:36:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236378 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138685 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236378 |
identifier_str_mv |
001138685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236378/2/001138685.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236378/1/001138685.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a80edee9081aa1c01a0263bdb306d90 fdce8d2a2a94af0ca36b77d84ef2f231 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085580414910464 |