Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Elizete Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236378
Resumo: A presente pesquisa tematiza a formação inicial de professores, com foco nas concepções de deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como corpus documental 64 cartas escritas na disciplina de Educação Inclusiva pelos licenciandos do curso de Pedagogia matriculados no ano de 2020 em uma universidade pública do Nordeste do Brasil. As cartas foram construídas no início e ao final da disciplina. A escrita, a organização dos documentos e as sucessivas leituras foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin. O argumento, por sua vez, foi construído sob a forma de ensaio. A análise das cartas sinaliza a importância de inserir no campo da formação inicial de professores os estudos sobre deficiência, pois há, ainda, a preponderância de uma lógica que secundariza o pedagógico e privilegia o modelo médico, reforçando os discursos normocêntricos e as ideias capacitistas. Ao tematizar a deficiência a partir do modelo social, as barreiras à participação resultam da opressão social e de ambientes restritivos, e não de déficits individuais. Defende-se a tese de que a mudança na compreensão da deficiência pode constituir outras experiências formativas para os licenciandos, bem como contribuir com a construção de uma educação democrática.
id URGS_14ac86c57a28e586d3d99061b0a3cbc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236378
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Balbino, Elizete SantosVasques, Carla Karnoppi2022-03-29T04:36:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/236378001138685A presente pesquisa tematiza a formação inicial de professores, com foco nas concepções de deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como corpus documental 64 cartas escritas na disciplina de Educação Inclusiva pelos licenciandos do curso de Pedagogia matriculados no ano de 2020 em uma universidade pública do Nordeste do Brasil. As cartas foram construídas no início e ao final da disciplina. A escrita, a organização dos documentos e as sucessivas leituras foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin. O argumento, por sua vez, foi construído sob a forma de ensaio. A análise das cartas sinaliza a importância de inserir no campo da formação inicial de professores os estudos sobre deficiência, pois há, ainda, a preponderância de uma lógica que secundariza o pedagógico e privilegia o modelo médico, reforçando os discursos normocêntricos e as ideias capacitistas. Ao tematizar a deficiência a partir do modelo social, as barreiras à participação resultam da opressão social e de ambientes restritivos, e não de déficits individuais. Defende-se a tese de que a mudança na compreensão da deficiência pode constituir outras experiências formativas para os licenciandos, bem como contribuir com a construção de uma educação democrática.This research thematizes the initial training of teachers focusing on the concepts of disability. This is a qualitative research with a documental corpus composed by 64 letters written in the Inclusive Education subject by graduation students of a Pedagogy course enrolled in 2020 in a public university from the Northeast region of Brazil. The letters were written at the beginning and at the end of the subject. The writing, documents organization and successive readings were realized inspired by Bardin’s analysis of contents. The argument – on the other hand – was composed in the form of an essay. The analysis of the letters signalizes the importance of inserting studies regarding disability in teachers initial training once there still are the preponderance of a sense that puts the pedagogical aspect aside and privileges the medical model, reinforcing normocentric discourses and ableist ideas. When thematizing disability based on a social model, the barriers to participation are seen as the result of social oppression and restrictive environments, not as the result of individual deficits. It is defended the thesis that a change in the comprehension of disability may create other formative experiences for graduation students as well as contribute to the construction of a democratic education.La presente investigación tematiza la formación inicial de los profesores, centrándose en las concepciones de la discapacidad. Se trata de una investigación cualitativa, que tiene como corpus documental 64 cartas escritas en la disciplina de Educación Inclusiva por estudiantes de pregrado del curso de Pedagogía matriculados en 2020 en una universidad pública del Nordeste de Brasil. Las cartas se construyeron al principio y al final de la disciplina. La redacción, la organización de los documentos y las sucesivas lecturas se realizaron bajo la inspiración del análisis contenido de Bardin. El argumento, a su vez, se construyó en forma de ensayo. El análisis de las cartas señala la importancia de insertar en el campo de la formación inicial de profesores los estudios sobre la discapacidad, porque todavía existe la preponderancia de una lógica que relega lo pedagógico y privilegia el modelo médico, reforzando los discursos normocéntricos y las ideas capacitadoras. Al enfocar la discapacidad desde el modelo social, las barreras a la participación son el resultado de la opresión social y los entornos restrictivos, y no de los déficits individuales. Se defiende la tesis de que el cambio en la comprensión de la discapacidad puede constituir otras experiencias formativas para los estudiantes de grado, así como contribuir a la construcción de una educación democrática.application/pdfporFormação docenteInclusão escolarTeachers initial trainingDisabilityLettersSchool inclusionFormación inicial del profesoradoDiscapacidadCartasInclusión escolarCartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138685.pdf.txt001138685.pdf.txtExtracted Texttext/plain296615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236378/2/001138685.pdf.txt3a80edee9081aa1c01a0263bdb306d90MD52ORIGINAL001138685.pdfTexto completoapplication/pdf8497782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236378/1/001138685.pdffdce8d2a2a94af0ca36b77d84ef2f231MD5110183/2363782022-04-05 04:42:16.567248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:42:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
title Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
spellingShingle Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
Balbino, Elizete Santos
Formação docente
Inclusão escolar
Teachers initial training
Disability
Letters
School inclusion
Formación inicial del profesorado
Discapacidad
Cartas
Inclusión escolar
title_short Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
title_full Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
title_fullStr Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
title_full_unstemmed Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
title_sort Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
author Balbino, Elizete Santos
author_facet Balbino, Elizete Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbino, Elizete Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
contributor_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Inclusão escolar
topic Formação docente
Inclusão escolar
Teachers initial training
Disability
Letters
School inclusion
Formación inicial del profesorado
Discapacidad
Cartas
Inclusión escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers initial training
Disability
Letters
School inclusion
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación inicial del profesorado
Discapacidad
Cartas
Inclusión escolar
description A presente pesquisa tematiza a formação inicial de professores, com foco nas concepções de deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como corpus documental 64 cartas escritas na disciplina de Educação Inclusiva pelos licenciandos do curso de Pedagogia matriculados no ano de 2020 em uma universidade pública do Nordeste do Brasil. As cartas foram construídas no início e ao final da disciplina. A escrita, a organização dos documentos e as sucessivas leituras foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin. O argumento, por sua vez, foi construído sob a forma de ensaio. A análise das cartas sinaliza a importância de inserir no campo da formação inicial de professores os estudos sobre deficiência, pois há, ainda, a preponderância de uma lógica que secundariza o pedagógico e privilegia o modelo médico, reforçando os discursos normocêntricos e as ideias capacitistas. Ao tematizar a deficiência a partir do modelo social, as barreiras à participação resultam da opressão social e de ambientes restritivos, e não de déficits individuais. Defende-se a tese de que a mudança na compreensão da deficiência pode constituir outras experiências formativas para os licenciandos, bem como contribuir com a construção de uma educação democrática.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-29T04:36:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236378
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138685
url http://hdl.handle.net/10183/236378
identifier_str_mv 001138685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236378/2/001138685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236378/1/001138685.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a80edee9081aa1c01a0263bdb306d90
fdce8d2a2a94af0ca36b77d84ef2f231
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085580414910464