A intertextualidade na comédia : a presença de Plauto em Molière e Suassuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mariana Donner da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32839
Resumo: Este trabalho tem como tema a relação intertextual entre peças teatrais de Plauto, Molière e Suassuna estabelecida a partir da recorrência de temas e de caracteres desenvolvidos pelo comediógrafo romano na composição da comédia clássica. Para a contextualização das comédias na história e na literatura, foi abordada a questão do riso e do cômico ao longo dos séculos, bem como a relevância e a originalidade de cada um dos autores no panorama teatral. Como objeto de análise comparativa, foram tomadas as peças A Aululária, de Plauto; O Avarento, de Molière; e O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. A proposta deste estudo é mostrar como temas e personagens elaborados por Plauto foram relidos, transformados e integrados à obra de Molière e, posteriormente, à de Suassuna. No confronto entre as obras foi considerada a inovação e a reutilização de efeitos cômicos empregados pelos autores, de acordo com as teorias sobre a comicidade de Bergson e de Propp. A intertextualidade foi o conceito-chave para a análise de aspectos pontuais recorrentes entre as peças, em especial o personagem do avarento.
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spelling Costa, Mariana Donner daRebello, Lúcia Sá2011-10-11T01:18:25Z2011http://hdl.handle.net/10183/32839000787147Este trabalho tem como tema a relação intertextual entre peças teatrais de Plauto, Molière e Suassuna estabelecida a partir da recorrência de temas e de caracteres desenvolvidos pelo comediógrafo romano na composição da comédia clássica. Para a contextualização das comédias na história e na literatura, foi abordada a questão do riso e do cômico ao longo dos séculos, bem como a relevância e a originalidade de cada um dos autores no panorama teatral. Como objeto de análise comparativa, foram tomadas as peças A Aululária, de Plauto; O Avarento, de Molière; e O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. A proposta deste estudo é mostrar como temas e personagens elaborados por Plauto foram relidos, transformados e integrados à obra de Molière e, posteriormente, à de Suassuna. No confronto entre as obras foi considerada a inovação e a reutilização de efeitos cômicos empregados pelos autores, de acordo com as teorias sobre a comicidade de Bergson e de Propp. A intertextualidade foi o conceito-chave para a análise de aspectos pontuais recorrentes entre as peças, em especial o personagem do avarento.The present work discusses intertextual relations between theater plays by Plauto, Molière and Ariano Suassuna starting from recurrent themes and characters developed by the classical Roman comediographer. In order to place comedies in a proper historical and literary context, the development of laughter and the comic throughout the centuries as well as relevant and original traits contributed by each of the three playwrights have been analysed. The plays Aulularia (The Pot of Gold) by Plauto, O Avarento (The Miser) by Molière, and O Santo e a Porca (The Saint and the Sow) by Ariano Suassuna were compared in order to show how themes and characters created by Plauto were re-read, transformed and assimilated by Molière and later on by Suassuna. Concepts such as innovation and reworking of comic effects employed by the authors were analysed according to Bergson’s and Propp’s theory of the comic. Intertextuality was as a key concept in the analysis of these recurrent theatrical aspects – in particular the character of the Miser.application/pdfporLiteratura comparadaIntertextualidadePlauto, 254?-184 A.C. AululariaMolière, 1622-1673. AvarentoSuassuna, Ariano, 1927-2014. O santo e a porcaTeatroComédiaCritica e interpretacaoPersonagemComicidadeIntertextualityComic effectsPlautoMolièreSuassunaA intertextualidade na comédia : a presença de Plauto em Molière e Suassunainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000787147.pdf000787147.pdfTexto completoapplication/pdf294285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32839/1/000787147.pdf5516042a20c0b4e346080852e181e25eMD51TEXT000787147.pdf.txt000787147.pdf.txtExtracted Texttext/plain134784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32839/2/000787147.pdf.txt35e1f8a3582d19160c04384860531a12MD52THUMBNAIL000787147.pdf.jpg000787147.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32839/3/000787147.pdf.jpg473e56e7ad420a2c6852117d3cac8802MD5310183/328392018-10-11 08:52:27.769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:52:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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