Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210401 |
Resumo: | A pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes científicas. Refere-se a estudantes de uma escola de Educação Básica, na cidade de Rio do Sul/SC, que se apresentam como um grupo de IC inovador e multisseriado. Para isso, analisaram-se as pesquisas desenvolvidas sobre a IC, bem como a concepção de ciência e da participação no grupo de IC por meio da triangulação de informações dos estudantes participantes, seus responsáveis e seus professores de diferentes componentes curriculares. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso e deu-se por meio de revisão da literatura, questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizadas com familiares e professores. Para a interpretação das informações oriundas da revisão da literatura, da observação participante e dos questionários, utilizou-se a Análise de Conteúdo e, para as respostas às entrevistas, utilizou-se como forma de tratamento a Análise Textual Discursiva (ATD), devido a natureza das informações. Da análise das informações emergiram categorias dos diferentes contextos: da revisão da literatura e da observação participante, emergiram categorias que revelaram distanciamentos e aproximações do GEIC com princípios da IC institucionalizada no Brasil; da análise dos questionários respondidos pelos estudantes, as categorias definidas a priori expressaram pontos positivos, pontos negativos e sugestões acerca da participação no GEIC; e das entrevistas com os responsáveis e professores de diferentes componentes curriculares emergiram duas categorias – o Grupo como emergência no cenário escolar e os estudantes participantes e o papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. Todas as categorias citadas foram utilizadas para compreender e produzir novos sentidos e conhecimentos acerca dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais o estudante seja protagonista e investigue situações do mundo real, de forma contextualizada e interdisciplinar. |
id |
URGS_16a19872674b1ae89db04f26e26794b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210401 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Sandra Aparecida dosPizzato, Michelle Camara2020-06-18T03:35:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/210401001115237A pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes científicas. Refere-se a estudantes de uma escola de Educação Básica, na cidade de Rio do Sul/SC, que se apresentam como um grupo de IC inovador e multisseriado. Para isso, analisaram-se as pesquisas desenvolvidas sobre a IC, bem como a concepção de ciência e da participação no grupo de IC por meio da triangulação de informações dos estudantes participantes, seus responsáveis e seus professores de diferentes componentes curriculares. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso e deu-se por meio de revisão da literatura, questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizadas com familiares e professores. Para a interpretação das informações oriundas da revisão da literatura, da observação participante e dos questionários, utilizou-se a Análise de Conteúdo e, para as respostas às entrevistas, utilizou-se como forma de tratamento a Análise Textual Discursiva (ATD), devido a natureza das informações. Da análise das informações emergiram categorias dos diferentes contextos: da revisão da literatura e da observação participante, emergiram categorias que revelaram distanciamentos e aproximações do GEIC com princípios da IC institucionalizada no Brasil; da análise dos questionários respondidos pelos estudantes, as categorias definidas a priori expressaram pontos positivos, pontos negativos e sugestões acerca da participação no GEIC; e das entrevistas com os responsáveis e professores de diferentes componentes curriculares emergiram duas categorias – o Grupo como emergência no cenário escolar e os estudantes participantes e o papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. Todas as categorias citadas foram utilizadas para compreender e produzir novos sentidos e conhecimentos acerca dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais o estudante seja protagonista e investigue situações do mundo real, de forma contextualizada e interdisciplinar.This research tried to understand the contribution that the participation of Basic Education students at the Scientific Initiation (SI) group has on the reassess of knowledge and the development of scientific attitudes. Furthermore, it is related to students from a Basic Education school in the South of Brazil, Rio do Sul, Santa Catarina, which presents itself as an innovative and multiseriate CI group. Moreover, the research on SI analyzed the conception of science and participation in the SI group through the triangulation of information from the participating students, their parents and their teachers from different curricular components. Regarding the method, the research is characterized as a case study and took place through a literature review, a questionnaire applied to students and semi-structured interviews conducted with family members and teachers. Besides, the content analysis technique was used for the gathered data such as literature review, participant observation and questionnaires. Therefore, the discursive textual analysis guided the interviews’ analysis due to the nature of information. Considering the data analysis, emerged categories from different contexts: from the literature review and from participant observation; as well as categories that revealed distances and approximations of the SI group with the principles of institutionalized SI in Brazil; the analysis of the questionnaires answered by the students revealed positive and negative points plus suggestions about participation in the SI group; and from the interviews with parents and teachers of different curricular components raised two categories: the group as an emergency in the school setting and the participating students and the role of the group for the subjects of the school community and the carried out. investigations In conclusion, all the categories mentioned were used to understand and produce new meanings and knowledge about the teaching and learning processes in which the student is the protagonist and investigates real-world situations, in a contextualized and interdisciplinary way.application/pdfporIniciação científicaEducação básicaEnsino fundamental e médioEnsino e aprendizagemScientific initiationBasic educationScientific attitudesDiscursive textual analysisUm grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115237.pdf.txt001115237.pdf.txtExtracted Texttext/plain229613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210401/2/001115237.pdf.txte49cd7429d2511d66123ef2437916942MD52ORIGINAL001115237.pdfTexto completoapplication/pdf6068286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210401/1/001115237.pdf700e2f43af1fe381ab7ef83ca442c51dMD5110183/2104012021-05-07 05:13:30.114281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:13:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens |
title |
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens |
spellingShingle |
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens Santos, Sandra Aparecida dos Iniciação científica Educação básica Ensino fundamental e médio Ensino e aprendizagem Scientific initiation Basic education Scientific attitudes Discursive textual analysis |
title_short |
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens |
title_full |
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens |
title_fullStr |
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens |
title_sort |
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens |
author |
Santos, Sandra Aparecida dos |
author_facet |
Santos, Sandra Aparecida dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandra Aparecida dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pizzato, Michelle Camara |
contributor_str_mv |
Pizzato, Michelle Camara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação científica Educação básica Ensino fundamental e médio Ensino e aprendizagem |
topic |
Iniciação científica Educação básica Ensino fundamental e médio Ensino e aprendizagem Scientific initiation Basic education Scientific attitudes Discursive textual analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific initiation Basic education Scientific attitudes Discursive textual analysis |
description |
A pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes científicas. Refere-se a estudantes de uma escola de Educação Básica, na cidade de Rio do Sul/SC, que se apresentam como um grupo de IC inovador e multisseriado. Para isso, analisaram-se as pesquisas desenvolvidas sobre a IC, bem como a concepção de ciência e da participação no grupo de IC por meio da triangulação de informações dos estudantes participantes, seus responsáveis e seus professores de diferentes componentes curriculares. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso e deu-se por meio de revisão da literatura, questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizadas com familiares e professores. Para a interpretação das informações oriundas da revisão da literatura, da observação participante e dos questionários, utilizou-se a Análise de Conteúdo e, para as respostas às entrevistas, utilizou-se como forma de tratamento a Análise Textual Discursiva (ATD), devido a natureza das informações. Da análise das informações emergiram categorias dos diferentes contextos: da revisão da literatura e da observação participante, emergiram categorias que revelaram distanciamentos e aproximações do GEIC com princípios da IC institucionalizada no Brasil; da análise dos questionários respondidos pelos estudantes, as categorias definidas a priori expressaram pontos positivos, pontos negativos e sugestões acerca da participação no GEIC; e das entrevistas com os responsáveis e professores de diferentes componentes curriculares emergiram duas categorias – o Grupo como emergência no cenário escolar e os estudantes participantes e o papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. Todas as categorias citadas foram utilizadas para compreender e produzir novos sentidos e conhecimentos acerca dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais o estudante seja protagonista e investigue situações do mundo real, de forma contextualizada e interdisciplinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-18T03:35:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210401 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115237 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210401 |
identifier_str_mv |
001115237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210401/2/001115237.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210401/1/001115237.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e49cd7429d2511d66123ef2437916942 700e2f43af1fe381ab7ef83ca442c51d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085523207749632 |