Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Aparecida dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210401
Resumo: A pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes científicas. Refere-se a estudantes de uma escola de Educação Básica, na cidade de Rio do Sul/SC, que se apresentam como um grupo de IC inovador e multisseriado. Para isso, analisaram-se as pesquisas desenvolvidas sobre a IC, bem como a concepção de ciência e da participação no grupo de IC por meio da triangulação de informações dos estudantes participantes, seus responsáveis e seus professores de diferentes componentes curriculares. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso e deu-se por meio de revisão da literatura, questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizadas com familiares e professores. Para a interpretação das informações oriundas da revisão da literatura, da observação participante e dos questionários, utilizou-se a Análise de Conteúdo e, para as respostas às entrevistas, utilizou-se como forma de tratamento a Análise Textual Discursiva (ATD), devido a natureza das informações. Da análise das informações emergiram categorias dos diferentes contextos: da revisão da literatura e da observação participante, emergiram categorias que revelaram distanciamentos e aproximações do GEIC com princípios da IC institucionalizada no Brasil; da análise dos questionários respondidos pelos estudantes, as categorias definidas a priori expressaram pontos positivos, pontos negativos e sugestões acerca da participação no GEIC; e das entrevistas com os responsáveis e professores de diferentes componentes curriculares emergiram duas categorias – o Grupo como emergência no cenário escolar e os estudantes participantes e o papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. Todas as categorias citadas foram utilizadas para compreender e produzir novos sentidos e conhecimentos acerca dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais o estudante seja protagonista e investigue situações do mundo real, de forma contextualizada e interdisciplinar.
id URGS_16a19872674b1ae89db04f26e26794b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210401
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Sandra Aparecida dosPizzato, Michelle Camara2020-06-18T03:35:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/210401001115237A pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes científicas. Refere-se a estudantes de uma escola de Educação Básica, na cidade de Rio do Sul/SC, que se apresentam como um grupo de IC inovador e multisseriado. Para isso, analisaram-se as pesquisas desenvolvidas sobre a IC, bem como a concepção de ciência e da participação no grupo de IC por meio da triangulação de informações dos estudantes participantes, seus responsáveis e seus professores de diferentes componentes curriculares. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso e deu-se por meio de revisão da literatura, questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizadas com familiares e professores. Para a interpretação das informações oriundas da revisão da literatura, da observação participante e dos questionários, utilizou-se a Análise de Conteúdo e, para as respostas às entrevistas, utilizou-se como forma de tratamento a Análise Textual Discursiva (ATD), devido a natureza das informações. Da análise das informações emergiram categorias dos diferentes contextos: da revisão da literatura e da observação participante, emergiram categorias que revelaram distanciamentos e aproximações do GEIC com princípios da IC institucionalizada no Brasil; da análise dos questionários respondidos pelos estudantes, as categorias definidas a priori expressaram pontos positivos, pontos negativos e sugestões acerca da participação no GEIC; e das entrevistas com os responsáveis e professores de diferentes componentes curriculares emergiram duas categorias – o Grupo como emergência no cenário escolar e os estudantes participantes e o papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. Todas as categorias citadas foram utilizadas para compreender e produzir novos sentidos e conhecimentos acerca dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais o estudante seja protagonista e investigue situações do mundo real, de forma contextualizada e interdisciplinar.This research tried to understand the contribution that the participation of Basic Education students at the Scientific Initiation (SI) group has on the reassess of knowledge and the development of scientific attitudes. Furthermore, it is related to students from a Basic Education school in the South of Brazil, Rio do Sul, Santa Catarina, which presents itself as an innovative and multiseriate CI group. Moreover, the research on SI analyzed the conception of science and participation in the SI group through the triangulation of information from the participating students, their parents and their teachers from different curricular components. Regarding the method, the research is characterized as a case study and took place through a literature review, a questionnaire applied to students and semi-structured interviews conducted with family members and teachers. Besides, the content analysis technique was used for the gathered data such as literature review, participant observation and questionnaires. Therefore, the discursive textual analysis guided the interviews’ analysis due to the nature of information. Considering the data analysis, emerged categories from different contexts: from the literature review and from participant observation; as well as categories that revealed distances and approximations of the SI group with the principles of institutionalized SI in Brazil; the analysis of the questionnaires answered by the students revealed positive and negative points plus suggestions about participation in the SI group; and from the interviews with parents and teachers of different curricular components raised two categories: the group as an emergency in the school setting and the participating students and the role of the group for the subjects of the school community and the carried out. investigations In conclusion, all the categories mentioned were used to understand and produce new meanings and knowledge about the teaching and learning processes in which the student is the protagonist and investigates real-world situations, in a contextualized and interdisciplinary way.application/pdfporIniciação científicaEducação básicaEnsino fundamental e médioEnsino e aprendizagemScientific initiationBasic educationScientific attitudesDiscursive textual analysisUm grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115237.pdf.txt001115237.pdf.txtExtracted Texttext/plain229613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210401/2/001115237.pdf.txte49cd7429d2511d66123ef2437916942MD52ORIGINAL001115237.pdfTexto completoapplication/pdf6068286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210401/1/001115237.pdf700e2f43af1fe381ab7ef83ca442c51dMD5110183/2104012021-05-07 05:13:30.114281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:13:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
title Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
spellingShingle Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
Santos, Sandra Aparecida dos
Iniciação científica
Educação básica
Ensino fundamental e médio
Ensino e aprendizagem
Scientific initiation
Basic education
Scientific attitudes
Discursive textual analysis
title_short Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
title_full Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
title_fullStr Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
title_full_unstemmed Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
title_sort Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
author Santos, Sandra Aparecida dos
author_facet Santos, Sandra Aparecida dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra Aparecida dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pizzato, Michelle Camara
contributor_str_mv Pizzato, Michelle Camara
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação científica
Educação básica
Ensino fundamental e médio
Ensino e aprendizagem
topic Iniciação científica
Educação básica
Ensino fundamental e médio
Ensino e aprendizagem
Scientific initiation
Basic education
Scientific attitudes
Discursive textual analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific initiation
Basic education
Scientific attitudes
Discursive textual analysis
description A pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes científicas. Refere-se a estudantes de uma escola de Educação Básica, na cidade de Rio do Sul/SC, que se apresentam como um grupo de IC inovador e multisseriado. Para isso, analisaram-se as pesquisas desenvolvidas sobre a IC, bem como a concepção de ciência e da participação no grupo de IC por meio da triangulação de informações dos estudantes participantes, seus responsáveis e seus professores de diferentes componentes curriculares. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso e deu-se por meio de revisão da literatura, questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizadas com familiares e professores. Para a interpretação das informações oriundas da revisão da literatura, da observação participante e dos questionários, utilizou-se a Análise de Conteúdo e, para as respostas às entrevistas, utilizou-se como forma de tratamento a Análise Textual Discursiva (ATD), devido a natureza das informações. Da análise das informações emergiram categorias dos diferentes contextos: da revisão da literatura e da observação participante, emergiram categorias que revelaram distanciamentos e aproximações do GEIC com princípios da IC institucionalizada no Brasil; da análise dos questionários respondidos pelos estudantes, as categorias definidas a priori expressaram pontos positivos, pontos negativos e sugestões acerca da participação no GEIC; e das entrevistas com os responsáveis e professores de diferentes componentes curriculares emergiram duas categorias – o Grupo como emergência no cenário escolar e os estudantes participantes e o papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. Todas as categorias citadas foram utilizadas para compreender e produzir novos sentidos e conhecimentos acerca dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais o estudante seja protagonista e investigue situações do mundo real, de forma contextualizada e interdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-18T03:35:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210401
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115237
url http://hdl.handle.net/10183/210401
identifier_str_mv 001115237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210401/2/001115237.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210401/1/001115237.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e49cd7429d2511d66123ef2437916942
700e2f43af1fe381ab7ef83ca442c51d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085523207749632