Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/8056 |
Resumo: | Esta pesquisa é um estudo de caso e adota o modelo qualitativo de investigação. Objetiva compreender o papel do orientador acadêmico (OA), na Formação de Professores, na Modalidade de Educação a Distância (EaD) na Universidade de Caxias do Sul (UCS). As questões norteadoras se direcionam à significação ou ressignificação da função do orientador acadêmico, às características e à maneira que o relacionamento ocorre entre OA e estudantes, e de que modo os estudantes percebem a função do OA e suas potencialidades e limitações. Foram entrevistados dois OA, uma coordenadora de Pólo, aplicando questionário a vinte e cinco estudantes do Curso de Pedagogia, das quais emergiram as categorias: “O que significa ser OA?”; “O ‘Malabarismo’ do OA”; “Orientação Acadêmica: parceria ou dependência?”; “Professor e Orientador: confluências, influências e divergências na Educação a Distância”; “OA: significação ou ressignificação?”. A fundamentação teórica baseou-se em Freire, Kincheloe, Popkewitz, Krahe, Hargreaves, Schön, Belloni e Pretti. A analise dos dados apontou para a significação do OA como uma função diferenciada que, em sua essência, retrata algumas características da tutoria e da docência, sendo considerada uma função complexa e promissora para a EAD. As estratégias utilizadas pelo curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul incluem a mediação do oriendador acadêmico e contribuem para uma educação permanente para além da padronização e da sociedade do conhecimento. O curso possibilita a formação e qualificação de profissionais da educação, conforme exigências legais, gerando uma maior flexibilidade de tempo e espaço aos estudantes, induzindo-os a uma postura mais autonôma. A investigação demonstra que tanto o conceito de OA quanto o de EaD precisam ser compreendidos, ressignificando conceitos para a construção de uma educação democrática e emancipatória. |
id |
URGS_17b0a565c1a88c012d91364f9586d9b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8056 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cercato, Schana CastilhoKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2007-06-06T19:12:49Z2006http://hdl.handle.net/10183/8056000566354Esta pesquisa é um estudo de caso e adota o modelo qualitativo de investigação. Objetiva compreender o papel do orientador acadêmico (OA), na Formação de Professores, na Modalidade de Educação a Distância (EaD) na Universidade de Caxias do Sul (UCS). As questões norteadoras se direcionam à significação ou ressignificação da função do orientador acadêmico, às características e à maneira que o relacionamento ocorre entre OA e estudantes, e de que modo os estudantes percebem a função do OA e suas potencialidades e limitações. Foram entrevistados dois OA, uma coordenadora de Pólo, aplicando questionário a vinte e cinco estudantes do Curso de Pedagogia, das quais emergiram as categorias: “O que significa ser OA?”; “O ‘Malabarismo’ do OA”; “Orientação Acadêmica: parceria ou dependência?”; “Professor e Orientador: confluências, influências e divergências na Educação a Distância”; “OA: significação ou ressignificação?”. A fundamentação teórica baseou-se em Freire, Kincheloe, Popkewitz, Krahe, Hargreaves, Schön, Belloni e Pretti. A analise dos dados apontou para a significação do OA como uma função diferenciada que, em sua essência, retrata algumas características da tutoria e da docência, sendo considerada uma função complexa e promissora para a EAD. As estratégias utilizadas pelo curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul incluem a mediação do oriendador acadêmico e contribuem para uma educação permanente para além da padronização e da sociedade do conhecimento. O curso possibilita a formação e qualificação de profissionais da educação, conforme exigências legais, gerando uma maior flexibilidade de tempo e espaço aos estudantes, induzindo-os a uma postura mais autonôma. A investigação demonstra que tanto o conceito de OA quanto o de EaD precisam ser compreendidos, ressignificando conceitos para a construção de uma educação democrática e emancipatória.This research presents a case study and adopts a qualitative model of investigation. The main objective is to understand the role of the academic orientator (OA), in Theachers' Formation, in the Modality of Distance Education (EaD) at the Universidade de Caxias do Sul (UCS). The leading questions are directed to the signification or new signification of the function of the academic orientator, to the characteristics and the way that the relationship between the OA and the students occurs, and to the way the students perceive the function of the OA and its potentialities and limitations. Two OA and one Pole coordinator were interviewed, and a questionnaire was applied to twenty five students of the Pedagogy course. The following categories emerged from the interviews and questionnaires: "What does it mean to be OA?"; "The Juggle Act of the OA"; "Academic orientation: partnership or dependence?"; "Professor and Academic Orientator at Distance Education: confluences, influences and divergences "; "OA: signification or new signification". The theoretical basis was Freire, Kincheloe, Popkewitz, Krahe, Hargreaves, Schön, Belloni and Pretti. The data analysis was pointed to the signification of the OA as a differentiated function that, in its essence, portrays some characteristics of the tutor and the teacher, being considered a complex and promising function at the EaD. The strategies used by the Pedagogy course of the Universidade de Caxias do Sul include the mediation of the academic orientator and contribute for a permanent education that reaches beyond the standardization and the knowledge society. It is shown that the course makes the formation and qualification of education professionals possible, as legal requirements, generating a bigger flexibility of time and space to the students, inducing them to assume a more autonomous posture. The research demonstrates that both the OA and the EaD concepts need to be understood, giving new significations to the concepts of construction for a democratic and emancipatory education.application/pdfporUniversidade de Caxias do Sul. Curso de PedagogiaOrientação educacionalEnsino superiorProfessorFormaçãoEnsino a distânciaUniversidadeInovação educacionalDistance educationTeachers’ formationAcademic orientationUniversitary inovationEm busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000566354.pdf000566354.pdfTexto completoapplication/pdf2560456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8056/1/000566354.pdff101760504d2416b5523ca34522cacc4MD51TEXT000566354.pdf.txt000566354.pdf.txtExtracted Texttext/plain263072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8056/2/000566354.pdf.txt8f36ca21fff6e52bc6dd81ae639e99ffMD52THUMBNAIL000566354.pdf.jpg000566354.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8056/3/000566354.pdf.jpgea62a63dd65bf638c8d849b413303218MD5310183/80562021-12-06 05:41:15.93039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul |
title |
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul |
spellingShingle |
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul Cercato, Schana Castilho Universidade de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia Orientação educacional Ensino superior Professor Formação Ensino a distância Universidade Inovação educacional Distance education Teachers’ formation Academic orientation Universitary inovation |
title_short |
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul |
title_full |
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul |
title_fullStr |
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul |
title_full_unstemmed |
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul |
title_sort |
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul |
author |
Cercato, Schana Castilho |
author_facet |
Cercato, Schana Castilho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cercato, Schana Castilho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
contributor_str_mv |
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia Orientação educacional Ensino superior Professor Formação Ensino a distância Universidade Inovação educacional |
topic |
Universidade de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia Orientação educacional Ensino superior Professor Formação Ensino a distância Universidade Inovação educacional Distance education Teachers’ formation Academic orientation Universitary inovation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Teachers’ formation Academic orientation Universitary inovation |
description |
Esta pesquisa é um estudo de caso e adota o modelo qualitativo de investigação. Objetiva compreender o papel do orientador acadêmico (OA), na Formação de Professores, na Modalidade de Educação a Distância (EaD) na Universidade de Caxias do Sul (UCS). As questões norteadoras se direcionam à significação ou ressignificação da função do orientador acadêmico, às características e à maneira que o relacionamento ocorre entre OA e estudantes, e de que modo os estudantes percebem a função do OA e suas potencialidades e limitações. Foram entrevistados dois OA, uma coordenadora de Pólo, aplicando questionário a vinte e cinco estudantes do Curso de Pedagogia, das quais emergiram as categorias: “O que significa ser OA?”; “O ‘Malabarismo’ do OA”; “Orientação Acadêmica: parceria ou dependência?”; “Professor e Orientador: confluências, influências e divergências na Educação a Distância”; “OA: significação ou ressignificação?”. A fundamentação teórica baseou-se em Freire, Kincheloe, Popkewitz, Krahe, Hargreaves, Schön, Belloni e Pretti. A analise dos dados apontou para a significação do OA como uma função diferenciada que, em sua essência, retrata algumas características da tutoria e da docência, sendo considerada uma função complexa e promissora para a EAD. As estratégias utilizadas pelo curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul incluem a mediação do oriendador acadêmico e contribuem para uma educação permanente para além da padronização e da sociedade do conhecimento. O curso possibilita a formação e qualificação de profissionais da educação, conforme exigências legais, gerando uma maior flexibilidade de tempo e espaço aos estudantes, induzindo-os a uma postura mais autonôma. A investigação demonstra que tanto o conceito de OA quanto o de EaD precisam ser compreendidos, ressignificando conceitos para a construção de uma educação democrática e emancipatória. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:12:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8056 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000566354 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8056 |
identifier_str_mv |
000566354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8056/1/000566354.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8056/2/000566354.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8056/3/000566354.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f101760504d2416b5523ca34522cacc4 8f36ca21fff6e52bc6dd81ae639e99ff ea62a63dd65bf638c8d849b413303218 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085083621621760 |