Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220662 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é verificar a possibilidade de funcionamento e utilização da cultura do rock in roll da década de 50 como link para o entendimento da expressão das culturas juvenis da época, durante eventos políticos, sociais e econômicos de grande relevância, na constituição histórica, que alimenta a atualidade. A atividade principal para a análise será a construção de uma oficina onde os alunos, após a aula expositiva sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, terão contato com artigos de uso pessoal da professora, sempre vinculados ao período da década de 50. Após esse momento, um questionário será desenvolvido para verificar a percepção dos alunos. Paralelamente a todo o processo, os termos presentismo e empatia histórica serão os norteadores no decurso dessa prática. Para a finalização e análise do resultado, será avaliado um questionário, correlacionado com as idades, gêneros dos(as) estudantes e localização das escolas, através de análise de regressão linear; além disso, também será observado a possibilidade de associação dos alunos entre o processo de culturalização do rock nos anos 50 com o funk na atualidade. Com isso, o elemento a ser destacado é o apagamento das origens negras do Rock. |
id |
URGS_1a226f6a0188ca6ed4716e87af7431be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220662 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Brogni, Lianeide de OliveiraAvila, Arthur Lima de2021-05-08T04:42:10Z2020http://hdl.handle.net/10183/220662001125162O objetivo do trabalho é verificar a possibilidade de funcionamento e utilização da cultura do rock in roll da década de 50 como link para o entendimento da expressão das culturas juvenis da época, durante eventos políticos, sociais e econômicos de grande relevância, na constituição histórica, que alimenta a atualidade. A atividade principal para a análise será a construção de uma oficina onde os alunos, após a aula expositiva sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, terão contato com artigos de uso pessoal da professora, sempre vinculados ao período da década de 50. Após esse momento, um questionário será desenvolvido para verificar a percepção dos alunos. Paralelamente a todo o processo, os termos presentismo e empatia histórica serão os norteadores no decurso dessa prática. Para a finalização e análise do resultado, será avaliado um questionário, correlacionado com as idades, gêneros dos(as) estudantes e localização das escolas, através de análise de regressão linear; além disso, também será observado a possibilidade de associação dos alunos entre o processo de culturalização do rock nos anos 50 com o funk na atualidade. Com isso, o elemento a ser destacado é o apagamento das origens negras do Rock.The objective of this work is to verify the possibility of operating and using the rock’ n ‘roll culture of the 1950’s as a link to the understanding of the expression of the youths’ cultures of that period, during political, social and economic events of great importance in the historical constitution, which feed the current moment. The main activity for the analysis will be the construction of a workshop where students, after the exhibition class on World War II and Cold War, will have contact with articles of the teacher’s personal use, always linked to the period of the 50. After that time, a questionnaire will be developed to verify students’ perception. In parallel with this whole process, the terms presentism and historical empathy will be the guiding principles throughout the course of this practice. For the completion and analysis of the result, a questionnaire will be evaluated, correlated with the ages and gender of the students, as well as the location of the schools, through linear regression analysis. Moreover, the possibility of association by the students between the process of rock culturalization in the 50’s with the Brazilian funk in the present day will also be observed. With this, the element to be highlighted is the erasure of the black origins of Rock.application/pdfporEnsino de históriaRockRacismoEmpatiaJuventudeFunkTempo presentePresentismRockRacismHistorical empathyYouthWelcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rockinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125162.pdf.txt001125162.pdf.txtExtracted Texttext/plain122590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220662/2/001125162.pdf.txt6793e615a86154c5e9c470f5c628a029MD52ORIGINAL001125162.pdfTexto completoapplication/pdf2022962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220662/1/001125162.pdfd4924cff8dc6606ed1a080f50e0179ceMD5110183/2206622022-04-05 04:41:06.223266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220662Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock |
title |
Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock |
spellingShingle |
Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock Brogni, Lianeide de Oliveira Ensino de história Rock Racismo Empatia Juventude Funk Tempo presente Presentism Rock Racism Historical empathy Youth |
title_short |
Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock |
title_full |
Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock |
title_fullStr |
Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock |
title_full_unstemmed |
Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock |
title_sort |
Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock |
author |
Brogni, Lianeide de Oliveira |
author_facet |
Brogni, Lianeide de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brogni, Lianeide de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Avila, Arthur Lima de |
contributor_str_mv |
Avila, Arthur Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Rock Racismo Empatia Juventude Funk Tempo presente |
topic |
Ensino de história Rock Racismo Empatia Juventude Funk Tempo presente Presentism Rock Racism Historical empathy Youth |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Presentism Rock Racism Historical empathy Youth |
description |
O objetivo do trabalho é verificar a possibilidade de funcionamento e utilização da cultura do rock in roll da década de 50 como link para o entendimento da expressão das culturas juvenis da época, durante eventos políticos, sociais e econômicos de grande relevância, na constituição histórica, que alimenta a atualidade. A atividade principal para a análise será a construção de uma oficina onde os alunos, após a aula expositiva sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, terão contato com artigos de uso pessoal da professora, sempre vinculados ao período da década de 50. Após esse momento, um questionário será desenvolvido para verificar a percepção dos alunos. Paralelamente a todo o processo, os termos presentismo e empatia histórica serão os norteadores no decurso dessa prática. Para a finalização e análise do resultado, será avaliado um questionário, correlacionado com as idades, gêneros dos(as) estudantes e localização das escolas, através de análise de regressão linear; além disso, também será observado a possibilidade de associação dos alunos entre o processo de culturalização do rock nos anos 50 com o funk na atualidade. Com isso, o elemento a ser destacado é o apagamento das origens negras do Rock. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-08T04:42:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220662 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125162 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220662 |
identifier_str_mv |
001125162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220662/2/001125162.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220662/1/001125162.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6793e615a86154c5e9c470f5c628a029 d4924cff8dc6606ed1a080f50e0179ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085552349773824 |