Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brogni, Lianeide de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220662
Resumo: O objetivo do trabalho é verificar a possibilidade de funcionamento e utilização da cultura do rock in roll da década de 50 como link para o entendimento da expressão das culturas juvenis da época, durante eventos políticos, sociais e econômicos de grande relevância, na constituição histórica, que alimenta a atualidade. A atividade principal para a análise será a construção de uma oficina onde os alunos, após a aula expositiva sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, terão contato com artigos de uso pessoal da professora, sempre vinculados ao período da década de 50. Após esse momento, um questionário será desenvolvido para verificar a percepção dos alunos. Paralelamente a todo o processo, os termos presentismo e empatia histórica serão os norteadores no decurso dessa prática. Para a finalização e análise do resultado, será avaliado um questionário, correlacionado com as idades, gêneros dos(as) estudantes e localização das escolas, através de análise de regressão linear; além disso, também será observado a possibilidade de associação dos alunos entre o processo de culturalização do rock nos anos 50 com o funk na atualidade. Com isso, o elemento a ser destacado é o apagamento das origens negras do Rock.
id URGS_1a226f6a0188ca6ed4716e87af7431be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220662
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Brogni, Lianeide de OliveiraAvila, Arthur Lima de2021-05-08T04:42:10Z2020http://hdl.handle.net/10183/220662001125162O objetivo do trabalho é verificar a possibilidade de funcionamento e utilização da cultura do rock in roll da década de 50 como link para o entendimento da expressão das culturas juvenis da época, durante eventos políticos, sociais e econômicos de grande relevância, na constituição histórica, que alimenta a atualidade. A atividade principal para a análise será a construção de uma oficina onde os alunos, após a aula expositiva sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, terão contato com artigos de uso pessoal da professora, sempre vinculados ao período da década de 50. Após esse momento, um questionário será desenvolvido para verificar a percepção dos alunos. Paralelamente a todo o processo, os termos presentismo e empatia histórica serão os norteadores no decurso dessa prática. Para a finalização e análise do resultado, será avaliado um questionário, correlacionado com as idades, gêneros dos(as) estudantes e localização das escolas, através de análise de regressão linear; além disso, também será observado a possibilidade de associação dos alunos entre o processo de culturalização do rock nos anos 50 com o funk na atualidade. Com isso, o elemento a ser destacado é o apagamento das origens negras do Rock.The objective of this work is to verify the possibility of operating and using the rock’ n ‘roll culture of the 1950’s as a link to the understanding of the expression of the youths’ cultures of that period, during political, social and economic events of great importance in the historical constitution, which feed the current moment. The main activity for the analysis will be the construction of a workshop where students, after the exhibition class on World War II and Cold War, will have contact with articles of the teacher’s personal use, always linked to the period of the 50. After that time, a questionnaire will be developed to verify students’ perception. In parallel with this whole process, the terms presentism and historical empathy will be the guiding principles throughout the course of this practice. For the completion and analysis of the result, a questionnaire will be evaluated, correlated with the ages and gender of the students, as well as the location of the schools, through linear regression analysis. Moreover, the possibility of association by the students between the process of rock culturalization in the 50’s with the Brazilian funk in the present day will also be observed. With this, the element to be highlighted is the erasure of the black origins of Rock.application/pdfporEnsino de históriaRockRacismoEmpatiaJuventudeFunkTempo presentePresentismRockRacismHistorical empathyYouthWelcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rockinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125162.pdf.txt001125162.pdf.txtExtracted Texttext/plain122590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220662/2/001125162.pdf.txt6793e615a86154c5e9c470f5c628a029MD52ORIGINAL001125162.pdfTexto completoapplication/pdf2022962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220662/1/001125162.pdfd4924cff8dc6606ed1a080f50e0179ceMD5110183/2206622022-04-05 04:41:06.223266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220662Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
title Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
spellingShingle Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
Brogni, Lianeide de Oliveira
Ensino de história
Rock
Racismo
Empatia
Juventude
Funk
Tempo presente
Presentism
Rock
Racism
Historical empathy
Youth
title_short Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
title_full Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
title_fullStr Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
title_full_unstemmed Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
title_sort Welcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rock
author Brogni, Lianeide de Oliveira
author_facet Brogni, Lianeide de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brogni, Lianeide de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avila, Arthur Lima de
contributor_str_mv Avila, Arthur Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Rock
Racismo
Empatia
Juventude
Funk
Tempo presente
topic Ensino de história
Rock
Racismo
Empatia
Juventude
Funk
Tempo presente
Presentism
Rock
Racism
Historical empathy
Youth
dc.subject.eng.fl_str_mv Presentism
Rock
Racism
Historical empathy
Youth
description O objetivo do trabalho é verificar a possibilidade de funcionamento e utilização da cultura do rock in roll da década de 50 como link para o entendimento da expressão das culturas juvenis da época, durante eventos políticos, sociais e econômicos de grande relevância, na constituição histórica, que alimenta a atualidade. A atividade principal para a análise será a construção de uma oficina onde os alunos, após a aula expositiva sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, terão contato com artigos de uso pessoal da professora, sempre vinculados ao período da década de 50. Após esse momento, um questionário será desenvolvido para verificar a percepção dos alunos. Paralelamente a todo o processo, os termos presentismo e empatia histórica serão os norteadores no decurso dessa prática. Para a finalização e análise do resultado, será avaliado um questionário, correlacionado com as idades, gêneros dos(as) estudantes e localização das escolas, através de análise de regressão linear; além disso, também será observado a possibilidade de associação dos alunos entre o processo de culturalização do rock nos anos 50 com o funk na atualidade. Com isso, o elemento a ser destacado é o apagamento das origens negras do Rock.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-08T04:42:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220662
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125162
url http://hdl.handle.net/10183/220662
identifier_str_mv 001125162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220662/2/001125162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220662/1/001125162.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6793e615a86154c5e9c470f5c628a029
d4924cff8dc6606ed1a080f50e0179ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085552349773824