Influência da chuva nos parãmetros de calibração do microssimulador de tráfego PTV VISSIM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zechin, Douglas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193902
Resumo: Microssimuladores de tráfego como o PTV VIS SIM, objeto deste estudo, não possuem modelos específicos para simulação de tráfego sob diferentes condições climáticas, assumindo condições genéricas e estáveis. A possibilidade de simulações com chuva é de especial interesse a localidades onde a incidência de chuvas intensas é alta, como o sul do Brasil e os Estados Unidos. Neste trabalho propõe-se a alteração das velocidades desejadas e dos parâmetros dos modelos comportamentais utilizados pelo simulador para emular os efeitos provocados pela chuva no tráfego. As distribuições de velocidade desejada são feitas por meio do ajuste dos dados de tráfego à distribuição de Weibull e os parâmetros comportamentais são calibrados com um algoritmo genético. Os resultados indicam que a metodologia aplicada é capaz de identificar influências da chuva sobre o tráfego e pode ser utilizada para a construção de modelos de simulação de tráfego sob chuva.
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spelling Zechin, DouglasCybis, Helena Beatriz Bettella2019-05-08T02:33:52Z2019http://hdl.handle.net/10183/193902001092643Microssimuladores de tráfego como o PTV VIS SIM, objeto deste estudo, não possuem modelos específicos para simulação de tráfego sob diferentes condições climáticas, assumindo condições genéricas e estáveis. A possibilidade de simulações com chuva é de especial interesse a localidades onde a incidência de chuvas intensas é alta, como o sul do Brasil e os Estados Unidos. Neste trabalho propõe-se a alteração das velocidades desejadas e dos parâmetros dos modelos comportamentais utilizados pelo simulador para emular os efeitos provocados pela chuva no tráfego. As distribuições de velocidade desejada são feitas por meio do ajuste dos dados de tráfego à distribuição de Weibull e os parâmetros comportamentais são calibrados com um algoritmo genético. Os resultados indicam que a metodologia aplicada é capaz de identificar influências da chuva sobre o tráfego e pode ser utilizada para a construção de modelos de simulação de tráfego sob chuva.Traffic simulators like the PTV VIS SIM, object of this study, do not have specific models to simulate traffic under different climatic conditions, assuming general and stable conditions. Tbe possibility of simulations with rain is o f special interest to places where the incidence of intense rains is high, such as southem Brazil and the United States. In this work it is proposed to adjust the desired speeds and the parameters of the behavioral models used by the simulator to emulate the effects caused by rainfall in traffic. Tbe desired velocity distributions are made by fitting traffic data to the Weibull distribution and the behavioral parameters are calibrated with a genetic algorithm. Tbe results indicate that the applied methodology is able to identify influences of rain on traffic and can be used for the construction of traffic simulation models under rainfall.application/pdfporChuvaCalibraçãoSistemas de produçãoRainCalibrationBreakdownVISSIMMicrossimulationInclemente weatherInfluência da chuva nos parãmetros de calibração do microssimulador de tráfego PTV VISSIMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092643.pdf.txt001092643.pdf.txtExtracted Texttext/plain2044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193902/2/001092643.pdf.txt940ba3ae1668a6bb2fc5c34b294ab10eMD52ORIGINAL001092643.pdfTexto completoapplication/pdf18035105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193902/1/001092643.pdfca3b21f71f374ee2251570a7e14f10f2MD5110183/1939022019-05-09 02:36:33.002008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-09T05:36:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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