Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Paula Görgen Radici
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143765
Resumo: As transformações do mercado fazem com que as indústrias foquem suas atenções não apenas nas etapas do processo produtivo, mas em todos os níveis hierárquicos da organização. A manutenção e ampliação da capacidade competitiva dependem desta mudança de foco e o design se transforma em uma importante atividade articuladora e multidisciplinar, integrando planos estratégicos e operacionais. Para esta integração, o compartilhamento de informações, por meio da implementação de um sistema de indicadores que contemple os fatores geradores de informação fidedigna e quantificável para auxiliar a tomada de decisões, se torna fundamental. Sob esta perspectiva, a presente pesquisa teve por objetivo validar e implementar um Sistema de Indicadores de Inovação, Competitividade e Design em empresas desenvolvedoras de produtos. O estudo insere-se como parte de um projeto que visa propor diretrizes para aumentar a competitividade de empresas brasileiras desenvolvedoras de produtos por meio de intervenções no processo de design, com orientações à gestão e à concepção de produtos e serviços inovadores. A investigação desenvolveu-se através de pesquisas bibliográficas; de grupos focais, formados pela alta gestão de empresas, para a validação do sistema; e por entrevistas e workshop com os funcionários envolvidos na implementação. Através da validação, foi possível a aproximação do sistema à estratégia e à gestão, e, o processo de implementação, viabilizou o teste das métricas do sistema e, o processo de análise dos resultados, possibilitou a identificação de melhorias nos processos com vistas a um desempenho superior em inovação, competitividade e design das empresas. O resultado alcançado foi um sistema formado por vinte e seis indicadores que representa a integração dos pontos de vista da alta gestão e dos colaboradores das empresas.
id URGS_1cd29d6a07f486dc7e24d7fd4bd72f5f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143765
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fraga, Paula Görgen RadiciBernardes, Mauricio Moreira e Silva2016-07-20T02:19:01Z2016http://hdl.handle.net/10183/143765000997756As transformações do mercado fazem com que as indústrias foquem suas atenções não apenas nas etapas do processo produtivo, mas em todos os níveis hierárquicos da organização. A manutenção e ampliação da capacidade competitiva dependem desta mudança de foco e o design se transforma em uma importante atividade articuladora e multidisciplinar, integrando planos estratégicos e operacionais. Para esta integração, o compartilhamento de informações, por meio da implementação de um sistema de indicadores que contemple os fatores geradores de informação fidedigna e quantificável para auxiliar a tomada de decisões, se torna fundamental. Sob esta perspectiva, a presente pesquisa teve por objetivo validar e implementar um Sistema de Indicadores de Inovação, Competitividade e Design em empresas desenvolvedoras de produtos. O estudo insere-se como parte de um projeto que visa propor diretrizes para aumentar a competitividade de empresas brasileiras desenvolvedoras de produtos por meio de intervenções no processo de design, com orientações à gestão e à concepção de produtos e serviços inovadores. A investigação desenvolveu-se através de pesquisas bibliográficas; de grupos focais, formados pela alta gestão de empresas, para a validação do sistema; e por entrevistas e workshop com os funcionários envolvidos na implementação. Através da validação, foi possível a aproximação do sistema à estratégia e à gestão, e, o processo de implementação, viabilizou o teste das métricas do sistema e, o processo de análise dos resultados, possibilitou a identificação de melhorias nos processos com vistas a um desempenho superior em inovação, competitividade e design das empresas. O resultado alcançado foi um sistema formado por vinte e seis indicadores que representa a integração dos pontos de vista da alta gestão e dos colaboradores das empresas.Changes in the market cause the industry to focus its attention not only on the stages of the production process, but also at all levels of the organization. The maintenance and expansion of competitiveness depend on this change of focus and the design becomes an important articulator and multidisciplinary activity, integrating strategic and operational plans. For this integration the sharing of information through the implementation of a system of indicators which covers the factors that generate reliable and quantifiable information to assist decision making is essential. From this perspective this study aims to validate and implement a System of Indicators for Innovation, Competitiveness and Design in companies that develop products. This research is part of a project which has as an objective to propose guidelines to increase the competitiveness of product developing companies in Brazil through interventions in the design process in order to provide guidance for the management and development of innovative products and services. The research was developed through bibliographical research; focus groups formed by the top management of enterprises for system validation; and interviews and workshop with the staff involved in the implementation. The validation permitted the approach of the system to strategy and management, the implementation process enabled the testing of system metrics, and the process of analysis of the results allowed the identification of improvements in the processes in order to enhance performance of the companies in innovation, competitiveness and design. The result achieved was a system made up of 26 indicators which represents the integration of the views of senior management and employees of the companies.application/pdfporDesignCompetitividadeInovaçãoIndicadores de desempenhoDesenvolvimento de produtoDesignIndicatorsValidationImplementationDecision makingValidação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtosValidation and implementation of system of indicators for innovation, competitiveness and design in companies that develop products info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000997756.pdf000997756.pdfTexto completoapplication/pdf3322323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143765/1/000997756.pdf6254be6dfbe523562cd9c4393ec428deMD51TEXT000997756.pdf.txt000997756.pdf.txtExtracted Texttext/plain319229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143765/2/000997756.pdf.txt6f31fef62c53aa765f99ebafbad98205MD52THUMBNAIL000997756.pdf.jpg000997756.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143765/3/000997756.pdf.jpg5a06b53c50f2ebaf49052aac33a66106MD5310183/1437652018-10-26 10:23:44.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143765Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:23:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Validation and implementation of system of indicators for innovation, competitiveness and design in companies that develop products
title Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos
spellingShingle Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos
Fraga, Paula Görgen Radici
Design
Competitividade
Inovação
Indicadores de desempenho
Desenvolvimento de produto
Design
Indicators
Validation
Implementation
Decision making
title_short Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos
title_full Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos
title_fullStr Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos
title_full_unstemmed Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos
title_sort Validação e implementação de sistema de indicadores de inovação, competitividade e design em empresas desenvolvedoras de produtos
author Fraga, Paula Görgen Radici
author_facet Fraga, Paula Görgen Radici
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Paula Görgen Radici
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
contributor_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Competitividade
Inovação
Indicadores de desempenho
Desenvolvimento de produto
topic Design
Competitividade
Inovação
Indicadores de desempenho
Desenvolvimento de produto
Design
Indicators
Validation
Implementation
Decision making
dc.subject.eng.fl_str_mv Design
Indicators
Validation
Implementation
Decision making
description As transformações do mercado fazem com que as indústrias foquem suas atenções não apenas nas etapas do processo produtivo, mas em todos os níveis hierárquicos da organização. A manutenção e ampliação da capacidade competitiva dependem desta mudança de foco e o design se transforma em uma importante atividade articuladora e multidisciplinar, integrando planos estratégicos e operacionais. Para esta integração, o compartilhamento de informações, por meio da implementação de um sistema de indicadores que contemple os fatores geradores de informação fidedigna e quantificável para auxiliar a tomada de decisões, se torna fundamental. Sob esta perspectiva, a presente pesquisa teve por objetivo validar e implementar um Sistema de Indicadores de Inovação, Competitividade e Design em empresas desenvolvedoras de produtos. O estudo insere-se como parte de um projeto que visa propor diretrizes para aumentar a competitividade de empresas brasileiras desenvolvedoras de produtos por meio de intervenções no processo de design, com orientações à gestão e à concepção de produtos e serviços inovadores. A investigação desenvolveu-se através de pesquisas bibliográficas; de grupos focais, formados pela alta gestão de empresas, para a validação do sistema; e por entrevistas e workshop com os funcionários envolvidos na implementação. Através da validação, foi possível a aproximação do sistema à estratégia e à gestão, e, o processo de implementação, viabilizou o teste das métricas do sistema e, o processo de análise dos resultados, possibilitou a identificação de melhorias nos processos com vistas a um desempenho superior em inovação, competitividade e design das empresas. O resultado alcançado foi um sistema formado por vinte e seis indicadores que representa a integração dos pontos de vista da alta gestão e dos colaboradores das empresas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-20T02:19:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000997756
url http://hdl.handle.net/10183/143765
identifier_str_mv 000997756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143765/1/000997756.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143765/2/000997756.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143765/3/000997756.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6254be6dfbe523562cd9c4393ec428de
6f31fef62c53aa765f99ebafbad98205
5a06b53c50f2ebaf49052aac33a66106
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085373129261056