Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dziobczenski, Paulo Roberto Nicoletti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61005
Resumo: O aumento constante das opções de produtos e serviços à disposição da população tem forçado as empresas a competir cada vez mais em seus mercados. Neste sentido, o papel do design nos negócios tem colaborado na tarefa de promover a inovação e os diferenciais competitivos dos produtos e serviços. A gestão de design surge como uma forma de implantar o design de maneira formal nas organizações, com o intuito de atingir os objetivos organizacionais, sendo um processo de apoio ao processo de desenvolvimento de produto. É neste cenário que se desenvolve esta pesquisa, como uma maneira de contribuir com as discussões em gestão de design, processo de desenvolvimento de produtos e indicadores de desempenho, desenvolvendo diretrizes para a seleção de indicadores aplicados a gestão de design. Para isso foram realizados estudos de caso em três empresas desenvolvedoras de produtos com sede no Rio Grande do Sul. As conclusões apontam que as empresas de diferentes setores da economia selecionam indicadores que demonstrem a produtividade da equipe, sua relação com os concorrentes e também que forneçam um retorno do cliente sobre os produtos lançados ao mercado. Com base nos estudos de caso, foram definidas sete diretrizes de seleção de indicadores, que iniciam na preparação dos colaboradores da empresa sobre o assunto, até a implantação do sistema de indicadores.
id URGS_b3420e6f93f33a61a1345d6be0978491
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61005
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dziobczenski, Paulo Roberto NicolettiBernardes, Mauricio Moreira e SilvaLinden, Júlio Carlos de Souza van der2012-11-15T01:39:21Z2012http://hdl.handle.net/10183/61005000863905O aumento constante das opções de produtos e serviços à disposição da população tem forçado as empresas a competir cada vez mais em seus mercados. Neste sentido, o papel do design nos negócios tem colaborado na tarefa de promover a inovação e os diferenciais competitivos dos produtos e serviços. A gestão de design surge como uma forma de implantar o design de maneira formal nas organizações, com o intuito de atingir os objetivos organizacionais, sendo um processo de apoio ao processo de desenvolvimento de produto. É neste cenário que se desenvolve esta pesquisa, como uma maneira de contribuir com as discussões em gestão de design, processo de desenvolvimento de produtos e indicadores de desempenho, desenvolvendo diretrizes para a seleção de indicadores aplicados a gestão de design. Para isso foram realizados estudos de caso em três empresas desenvolvedoras de produtos com sede no Rio Grande do Sul. As conclusões apontam que as empresas de diferentes setores da economia selecionam indicadores que demonstrem a produtividade da equipe, sua relação com os concorrentes e também que forneçam um retorno do cliente sobre os produtos lançados ao mercado. Com base nos estudos de caso, foram definidas sete diretrizes de seleção de indicadores, que iniciam na preparação dos colaboradores da empresa sobre o assunto, até a implantação do sistema de indicadores.The steady increase in product options and services available to the population has forced companies to compete increasingly in their markets. In this sense, the role of design in business has collaborated in the task of promoting innovation and competitive edge of products and services. Design management emerges as a way to implement the design in a formal way in organizations in order to achieve organizational objectives and as an aid to the product development process. In this scenario this research is developed as a way to contribute to discussions in design management, product development process and performance indicators by developing guidelines for the selection of indicators applied to design management. To achieve the research goals, case studies were conducted in three product development companies based in Rio Grande do Sul (Brazil). The results indicate that companies from different sectors of the economy select indicators that demonstrate the team's productivity, its relation to competitors and also to provide customer feedback about the products launched in the market. Based on case studies, seven guidelines for selecting indicators were established, ranging from the preparation of employees for the subject to the implementation of the indicator system.application/pdfporDesenvolvimento de produtoIndicadores de desempenhoGestão do designDesign managementProduct development processPerformance indicatorsDiretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtosGuidelines for proposing a system of indicators for the management of design in product development companies info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000863905.pdf000863905.pdfTexto completoapplication/pdf2619471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61005/1/000863905.pdfe04666a1edf038c21557e1b197aec8caMD51TEXT000863905.pdf.txt000863905.pdf.txtExtracted Texttext/plain250056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61005/2/000863905.pdf.txt53c28e77eb76aca754aff23d64e0e4acMD52THUMBNAIL000863905.pdf.jpg000863905.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61005/3/000863905.pdf.jpgd63fb0a3d360881cbc7cb21f1c7e9ad6MD5310183/610052018-10-15 08:58:09.236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:58:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Guidelines for proposing a system of indicators for the management of design in product development companies
title Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
spellingShingle Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
Dziobczenski, Paulo Roberto Nicoletti
Desenvolvimento de produto
Indicadores de desempenho
Gestão do design
Design management
Product development process
Performance indicators
title_short Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
title_full Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
title_fullStr Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
title_full_unstemmed Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
title_sort Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos
author Dziobczenski, Paulo Roberto Nicoletti
author_facet Dziobczenski, Paulo Roberto Nicoletti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dziobczenski, Paulo Roberto Nicoletti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Linden, Júlio Carlos de Souza van der
contributor_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produto
Indicadores de desempenho
Gestão do design
topic Desenvolvimento de produto
Indicadores de desempenho
Gestão do design
Design management
Product development process
Performance indicators
dc.subject.eng.fl_str_mv Design management
Product development process
Performance indicators
description O aumento constante das opções de produtos e serviços à disposição da população tem forçado as empresas a competir cada vez mais em seus mercados. Neste sentido, o papel do design nos negócios tem colaborado na tarefa de promover a inovação e os diferenciais competitivos dos produtos e serviços. A gestão de design surge como uma forma de implantar o design de maneira formal nas organizações, com o intuito de atingir os objetivos organizacionais, sendo um processo de apoio ao processo de desenvolvimento de produto. É neste cenário que se desenvolve esta pesquisa, como uma maneira de contribuir com as discussões em gestão de design, processo de desenvolvimento de produtos e indicadores de desempenho, desenvolvendo diretrizes para a seleção de indicadores aplicados a gestão de design. Para isso foram realizados estudos de caso em três empresas desenvolvedoras de produtos com sede no Rio Grande do Sul. As conclusões apontam que as empresas de diferentes setores da economia selecionam indicadores que demonstrem a produtividade da equipe, sua relação com os concorrentes e também que forneçam um retorno do cliente sobre os produtos lançados ao mercado. Com base nos estudos de caso, foram definidas sete diretrizes de seleção de indicadores, que iniciam na preparação dos colaboradores da empresa sobre o assunto, até a implantação do sistema de indicadores.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-15T01:39:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61005
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000863905
url http://hdl.handle.net/10183/61005
identifier_str_mv 000863905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61005/1/000863905.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61005/2/000863905.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61005/3/000863905.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e04666a1edf038c21557e1b197aec8ca
53c28e77eb76aca754aff23d64e0e4ac
d63fb0a3d360881cbc7cb21f1c7e9ad6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085243520024576