Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plentz, Natália Debeluck
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109143
Resumo: Competir no mercado atualmente se mostra como um grande desafio para as empresas. Além de fatores de desempenho tradicionais como qualidade e confiabilidade, a inovação vem se tornando fundamental em um processo de diferenciação de produtos no mercado. O design pode ser considerado uma ferramenta estratégica para a busca da inovação, porém, percebe-se que seu conceito ainda não é bem compreendido pelas organizações. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um sistema de indicadores para avaliar a competitividade empresarial através de indicadores de desempenho da gestão do design. Ela se insere no Projeto ICD – Inovação, Competitividade e Design – que busca propor diretrizes para aumentar a competitividade empresarial através do design e da inovação. O trabalho foi realizado em cinco empresas desenvolvedoras de produtos participantes do projeto. Para cumprir os objetivos propostos foram aplicados diferentes procedimentos metodológicos. Partiu-se da busca pelo entendimento do que as empresas entendem por competitividade, através de um grupo focal e aplicação de um questionário. Então se buscou uma compreensão da relação entre competitividade, design e inovação por meio de entrevistas com especialistas do meio acadêmico. Com esse entendimento foi elaborado um workshop para construção e seleção de indicadores, que contou com a participação das cinco empresas. Verificou-se que é possível avaliar a competitividade empresarial a partir de um sistema de indicadores baseados em cinco categorias: resposta ao consumidor, eficiência, inovação, qualidade e resultados.
id URGS_54f9ecb7c83d529f8aaa70de27830d75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109143
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Plentz, Natália DebeluckBernardes, Mauricio Moreira e Silva2015-01-22T02:14:20Z2014http://hdl.handle.net/10183/109143000949593Competir no mercado atualmente se mostra como um grande desafio para as empresas. Além de fatores de desempenho tradicionais como qualidade e confiabilidade, a inovação vem se tornando fundamental em um processo de diferenciação de produtos no mercado. O design pode ser considerado uma ferramenta estratégica para a busca da inovação, porém, percebe-se que seu conceito ainda não é bem compreendido pelas organizações. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um sistema de indicadores para avaliar a competitividade empresarial através de indicadores de desempenho da gestão do design. Ela se insere no Projeto ICD – Inovação, Competitividade e Design – que busca propor diretrizes para aumentar a competitividade empresarial através do design e da inovação. O trabalho foi realizado em cinco empresas desenvolvedoras de produtos participantes do projeto. Para cumprir os objetivos propostos foram aplicados diferentes procedimentos metodológicos. Partiu-se da busca pelo entendimento do que as empresas entendem por competitividade, através de um grupo focal e aplicação de um questionário. Então se buscou uma compreensão da relação entre competitividade, design e inovação por meio de entrevistas com especialistas do meio acadêmico. Com esse entendimento foi elaborado um workshop para construção e seleção de indicadores, que contou com a participação das cinco empresas. Verificou-se que é possível avaliar a competitividade empresarial a partir de um sistema de indicadores baseados em cinco categorias: resposta ao consumidor, eficiência, inovação, qualidade e resultados.Competing in the market nowadays can be considered a great challenge for companies. As well as traditional performance factors such as quality and trustworthiness, innovation is becoming essential in the product differentiation process. Design can be considered a strategic tool in the search of innovation, but it is perceived that its concept is not yet fully comprehended by organizations. In this context, the present research aims to develop an indicator system to assess organizational competitiveness through performance indicators of design management. It is a part of Project ICD – Innovation, Competitiveness and Design – whose goal is to propose guidelines to increase companies’ competitiveness through design and innovation. The research was done in five product developing companies which participate in the project. To achieve the proposed goals, a series of methodological procedures was applied. The first step was to understand what the organizations see as competitiveness through focus groups and questionnaire. Then it was necessary to comprehend the relation between competitiveness, design and innovation, using interviews with experts from the academy. With this understanding, a workshop for indicator construction and selection was elaborated, counting with the participation of the five companies. It was verified that it is possible to evaluate competitiveness with an indicator system based in five categories: customer responsiveness, efficiency, innovation, quality and results.application/pdfporGestão do designIndicadores de desempenhoDesenvolvimento de produtoInovaçãoCompetitivenessPerformance indicatorsDesignInnovationProposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtosProposition of an innovation, competitiveness and design indicator system for product development companies info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000949593.pdf000949593.pdfTexto completoapplication/pdf7483794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109143/1/000949593.pdfe6af4226e46dbc0e43f5f7038ed5ee72MD51TEXT000949593.pdf.txt000949593.pdf.txtExtracted Texttext/plain277423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109143/2/000949593.pdf.txt5fa32445c9385f7496b25b935abef325MD52THUMBNAIL000949593.pdf.jpg000949593.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109143/3/000949593.pdf.jpg97b9925eb0fea2b9a70176146fbf6312MD5310183/1091432018-10-23 08:42:30.704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:42:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposition of an innovation, competitiveness and design indicator system for product development companies
title Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos
spellingShingle Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos
Plentz, Natália Debeluck
Gestão do design
Indicadores de desempenho
Desenvolvimento de produto
Inovação
Competitiveness
Performance indicators
Design
Innovation
title_short Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos
title_full Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos
title_fullStr Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos
title_full_unstemmed Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos
title_sort Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos
author Plentz, Natália Debeluck
author_facet Plentz, Natália Debeluck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plentz, Natália Debeluck
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
contributor_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do design
Indicadores de desempenho
Desenvolvimento de produto
Inovação
topic Gestão do design
Indicadores de desempenho
Desenvolvimento de produto
Inovação
Competitiveness
Performance indicators
Design
Innovation
dc.subject.eng.fl_str_mv Competitiveness
Performance indicators
Design
Innovation
description Competir no mercado atualmente se mostra como um grande desafio para as empresas. Além de fatores de desempenho tradicionais como qualidade e confiabilidade, a inovação vem se tornando fundamental em um processo de diferenciação de produtos no mercado. O design pode ser considerado uma ferramenta estratégica para a busca da inovação, porém, percebe-se que seu conceito ainda não é bem compreendido pelas organizações. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um sistema de indicadores para avaliar a competitividade empresarial através de indicadores de desempenho da gestão do design. Ela se insere no Projeto ICD – Inovação, Competitividade e Design – que busca propor diretrizes para aumentar a competitividade empresarial através do design e da inovação. O trabalho foi realizado em cinco empresas desenvolvedoras de produtos participantes do projeto. Para cumprir os objetivos propostos foram aplicados diferentes procedimentos metodológicos. Partiu-se da busca pelo entendimento do que as empresas entendem por competitividade, através de um grupo focal e aplicação de um questionário. Então se buscou uma compreensão da relação entre competitividade, design e inovação por meio de entrevistas com especialistas do meio acadêmico. Com esse entendimento foi elaborado um workshop para construção e seleção de indicadores, que contou com a participação das cinco empresas. Verificou-se que é possível avaliar a competitividade empresarial a partir de um sistema de indicadores baseados em cinco categorias: resposta ao consumidor, eficiência, inovação, qualidade e resultados.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-22T02:14:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000949593
url http://hdl.handle.net/10183/109143
identifier_str_mv 000949593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109143/1/000949593.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109143/2/000949593.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109143/3/000949593.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6af4226e46dbc0e43f5f7038ed5ee72
5fa32445c9385f7496b25b935abef325
97b9925eb0fea2b9a70176146fbf6312
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085309287759872